segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seminário de Vida no Espírito Tema 8: Batismo no Espírito Santo

Tema 8: Batismo no Espírito Santo
Reflexão para os Evangelizadores
“Espírito Santo” é o nome daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho, assim diz o Catecismo da Igreja Católica.(§691) Ou seja, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima trindade, e por ser uma “pessoa” que compõe a santíssima trindade, temos que adorá-lo e glorifica-lo tanto quanto ao Pai e ao Filho. Esta é Aquela pessoa que Deus enviou a nós para que seja nosso “paráclito”, Aquele que nos consola e que também nos advoga junto ao pai, pois Ele nos conhece e sabe realmente quem somos e o que fazemos. Na presença do Espírito Santo permitimos que Ele conduza nossas vidas e orações e assim fazemos sempre a vontade do Pai. O termo “Espírito” que na tradução hebraica quer dizer “sopro” (CIC §691), vem “soprar” em nós o modo como devemos viver e este Espírito, este sopro, que algumas vezes é denominado como Espírito de Verdade (Jo 16, 13) nos mostra a verdade sobre Deus, sobre mim e sobre o mundo que vivo; este Espírito que nos ajuda a compreender e a viver a lei do amor tantas vezes esquecido por cada um de nós; Espírito capaz de nos ajudar a discernir sobre o que é bom ou ruim para que assim saibamos escolher como devemos proceder nas diversas situações que cotidianamente enfrentamos. O Espírito Santo é aquele que nos defende do mal e ainda nos livra das tentações que sofremos diariamente (tentação das brigas, da fofoca, da inveja...).
Enfim, sei que estamos muito bem acompanhados pela presença constante deste sopro divino que além de nos acompanhar ainda é capaz de advogar por nós junto ao Pai quando em oração sincera nos colocamos aos seus pés.
Neste encontro nossa finalidade será a de apresentar às crianças este Espírito capaz de mudar todo sentido de uma vida sem Deus para uma vida cheia de graça e sabedoria.
Aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito Santo de Deus, se tornam pessoas melhores e assim buscam viver uma vida santa. Deseje viver uma vida Santa, deseje que as crianças de seu grupinho, de seu convívio queiram ser santas! Lembre-se: o Espírito de Deus, o Espírito de Jesus o acompanha sempre!
ACOLHIDA
Vamos acolher as crianças hoje cantando esta música do Nelsinho Correa, Já Chegou:
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! (2x)
eu sinto em minhas mãos, eu sinto em meus pés,
eu sinto em minh'alma e em todo o meu ser (2x)
Aquele que caminhou sobre as águas (2x)
Está aqui, está ao meu lado (2x)
Como um raio, caindo sobre mim (2x)
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! (2x)
eu sinto em minhas mãos, eu sinto em meus pés,
eu sinto em minh'alma e em todo o meu ser (2x)
Aquele que caminhou sobre as águas (2x)
Está aqui, está ao meu lado (2x)
Como um raio, caindo sobre ti(2x)
Te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!

PREGAÇÃO
Vamos precisar para a pregação: Palito de churrasquinhoBola de isopor (branca sem nada) – espetá-la no palito;Cola colorida preta; brocal ou gliter dourado  (suficiente para cobrir a bolinha de isopor); Pincel;  Algodão ou paninho

Sente-se em círculo com as crianças no chão ou nas cadeiras de modo que todos te vejam ao falar.
Crianças, quero que vocês observem esta bolinha: ao nascermos somos como ela – simples, limpinha, perfeita. Depois de algum tempo, vamos crescendo e descobrindo o mundo, assistimos a programas de televisão e as informações que ouvimos e vemos vão fazendo parte de nós, ou as vezes escutamos músicas que tocam no rádio e quando vemos estamos repetindo tudo que eles falam e nem prestamos atenção as coisas ditas. Existem programas de Tv que consideram coisas erradas certas e nós acabamos ficando na dúvida se não conhecemos a verdade que Deus nos apresenta. Mentiras, pornografia, fofoca, inveja, briga é um pouco daquilo que a mídia nos oferece nestes meios de comunicação. E sabe como vamos ficando cada vez que repetimos as coisas erradas? (molhe o pincel na cola colorida preta e passe na bola branca) Assim, sujos. É isso mesmo. Deixamos de ser aquele ser limpinho, sem marcas para se tornar alguém com manchas. O pecado faz isso conosco. Quando acreditamos que as coisas erradas são certas, nos sujamos. As vezes até tentamos sair daquela situação (tentar limpar com o algodão ou paninho seco, vai borrar mais ainda) mas como usamos os meios errados, nos sujamos mais ainda. Isso acontece quando ao invés de buscarmos na nossa igreja a eucaristia, Jesus, Maria, vamos parar em outras igrejas ou seitas... E isso sim, nos suja mais ainda (pintar toda a bolinha com a cola preta). Mas Deus pensou em tudo e até para situações que acreditamos não ter mais solução, Ele ajuda, nos enviando o Espírito Santo! (colocar o pratinho com o Gliter ou brocal dourado) O Espírito Santo é capaz de iluminar nossa vida deixando-a com um brilho diferente, afinal quem se deixa mergulhar no Espírito recebe uma luz capaz de afastar toda escuridão que se aproxima. Este brilho, esta luz vem de Deus por isso modifica nossa condição. Esta luz (Jo 1,9) nos ilumina, este brilho nos guia para o caminho do bem e nos faz sentir filhos de Deus.
Você quer aprender a caminhar guiado por esta luz? Então vamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a mergulhar neste brilho! Vamos cantar aquela música do Nelsinho Correa, Já chegou.
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! .... Se achar melhor escolha uma outra música que você ache mais adequada a seu grupinho (idade e etc).
Quem aqui quer ficar brilhando? pois é para ficarmos brilhando existe dois segredos o primeiro é pedirmos a presença do Espírito Santo e depois é falar com Ele e deixa-lo agir... Fecha seus olhos esquece que tem gente do seu lado e começa a pedir a presença do Espírito Santo. Eu não posso pedir pra vcs, cada um tem que pedir pra si, mas ninguém pode sair daqui sem estar brilhando. Precisamos brilhar assim todos os dia em todos os lugares então pede, pede com força e vai consersando com ele.
Mantenha as crianças na roda e convide-as a fazerem som com a boca, escolham uma sílaba, cada crianças escolhe  uma: ba, ti, ra, la... Em seguida ensine-as que para falar a língua dos anjos  basta que elas façam sons e pensem naquilo que elas querem falar a Deus sem que outros entendam, seu coleguinha do lado não precisa saber oq eu quer falar a Deus neste momento, por isso faça sons e pense naquilo que deseja falar a Deus. Apenas ELE compreende a oração em línguas. Incentive-as a fazer os sons. Faça-as mergulhar nesta luz que é a ação do Espírito Santo. Lalalalala....Tititititi.... Papapapapapa... 


LOUVOR

Leve uma bola ou qualquer outro objeto – de preferencia branco – e passe de mão em mão para que cada criança possa louvar por algo que o Espírito Santo colocou em seu coração.  Conduza este momento no sentido que elas expressem o que sentiram com esta experiência de mergulhar na luz de Deus que é o Espírito Santo.

ATIVIDADE
Explicar às crianças que o Espírito Santo na bíblia aparece de diversas formas.  Faremos um relógio onde tem alguns dos símbolos e em uma outra oportunidade falaremos sobre eles.

domingo, 22 de setembro de 2013

Seminário de Vida no Espírito Santo - Tema 7: Cura Interior

Tema 7: Cura Interior
Reflexão para os Evangelizadores
O encontro de cura interior com as crianças não é algo estrondoso e difícil de ser realizado. Não criem ilusões sobre falar de cura com elas. Não é pra servo ficar colocando as mãos sobre as cabeças das crianças e rezando como se fossem realizar um milagre por suas mãos. A cura é realizada pelo amor, pelo perdão, pela reconciliação. Quando amamos somos curados. A cura vai sendo realizada desde a acolhida no encontro até terminar na atividade. Prepare-se, ore, faça jejum e intercessão pelo encontro e se abra a ação do Espírito  Santo, ele deverá conduzir o encontro e principalmente a pregação. No evangelho de Lucas 15,1-32 percebemos diversas formas de cura no amor: “ se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra coloca-a nos ombros com alegria e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos para alegrar-se contigo” Podemos ainda se lembrar do filho pródigo, da alegria do pai quando reencontra o filho. O encontro de cura interior deve levar a criança a se encontrar com Deus, a sentir-se amada, a sentir-se querida e especial. Assim seu coração será curado. Enquanto escrevo essas palavras para ajudar vocês, meus olhos se enchem de lágrimas e meu coração bate forte em meu peito. Cada um de nós deve se sentir primeiramente amado por Deus. Como me sinto amada quando sei que sou essa ovelhinha que o Senhor encontra e põe nos ombros pra levar pra casa. Esta é sua missão para este encontro: fazer com que cada criança sinta-se amada e querida por Deus e ainda que ela consiga compreender que estando no colo do pai, tudo será mais fácil.
ACOLHIDA
Prepare a sala, não coloque cadeiras neste dia, vamos nos deitar no chão no momento da reflexão da pregação. Acolha as crianças com alegria, lembre-se seu corpo fala mais do que palavras e por isso as crianças precisam ver em você uma alegria que vem de Deus. Estar disposto, alegre faz com que as crianças se sintam a vontade. Cante a música “Boa noite como vai você”, para que elas se toquem e se cumprimentem.
PREGAÇÃO
(preparar lâminas ou figuras de Jesus com crianças de todos os tipos: meninos, meninas, branco, negro, coração com faixas de machucado para que o pregador possa arrancar os machucados, levar um fantoche que represente uma menina da história e muitos brinquedos (você pode substituir os brinquedos que estão descritos na pregação pelos que você conseguir); levar um brinquedo sem braço (uma boneca ou boneco) e uma fita pra colar o braço na hora da pregação. O pregador deve usar uma vestimenta clara, confortável, que traga paz e não agitação as 
crianças.
SUGESTÃO: roupa branca como um anjo, vestido de uma única cor. No momento da pregação, evitar os macacões coloridos).
Dica: o TNT ou não tecido mais popularmente conhecido custa R$2,00 o metro, com ele você consegue fazer uma túnica branca para este momento e outros que você precise encenar com roupa de anjo.

Pregador: Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vim contar uma história muito especial. Era uma vez uma menina (usar o fantoche de menina), bonita e muito esperta, a Júlia. Ela tinha muitos brinquedos e gostava de cada um deles, porque sabia que cada um era importante e especial. Tem algum brinquedo igual aqui? Não. Qual será que ela gosta mais? O que vocês acham? Deixa-me contar a história desse aqui. Um ursinho lindo não é? Pois é Júlia ganhou esse ursinho de uma amiguinha. Sua família ia se mudar e ela pra não ficar com saudades da amiga deu um presentinho pra ela e ganhou esse ursinho. Toda vez que ela brinca com ele ela se lembra da sua melhor amiga. Ah! E essa bonequinha de pano... Sua avó mesmo quem fez. Passou noites e noites acordada, costurando colando os olhinhos... Sua avó era caprichosa. Sabem essa daqui? Sua mãe

lhe deu no dia que sua irmãzinha nasceu e disse: Eu e você agora temos mais um bebê pra cuidar. Você me ajuda? Assim cada brinquedo é especial. Dois dias foram muito tristes para Júlia. Um dia sua boneca se quebrou e seu pai tinha lhe dado com muito esforço do seu trabalho. Sua mãe queria jogar a boneca fora, mas Júlia tratou de dar um jeito. Colou com fita sua boneca e remendou os pedaços, mas ela era importante. Outra vez foi quando seu urso de dormir sumiu. Ela chorou muito pois não conseguia encontrá-lo. Passou dois dias que não tinha nem vontade de comer. Sua mãe o encontrou caído atrás do armário e Júlia fez uma grande festa.

Deus é assim conosco. Ele nos ama com amor sem fim. Desde que somos sonhados por Ele, ele já põe em nós gotinhas do seu amor. Olha pra quem está do seu lado. Tem alguém igual a você? Não porque Deus fez cada um com um detalhe diferente, como sua
verdadeira obra prima. Assim como os brinquedos, somos nós. Cada um tem uma história. Alguns foram sonhados desde que seus pais ainda eram crianças, outros vieram de surpresa, mas foram bem recebidos, outros Deus escolheu um lar diferente daquele em que ele foi gerado. Fecha seus olhos. Eu te convido a passear com Deus em sua história. Tive uma idéia! Vamos nos deitar no chão? Isso, agora sim, fechem seus olhos e fiquem bem confortáveis... Desde sua concepção, lá na barriguinha da mamãe. Deus tocava em você, te fazia cosquinha e você se mexia tanto. Sabem crianças, ainda dentro da barriga da mamãe os bebês escutam tudo o que é dito aqui de fora, por isso, as vezes alguns bebês escutam já na barriguinha da mamãe muitas coisas feias, então vamos pedir para Jesus tirar do nosso pensamento palavras que ouvimos e que não agradaram a Deus... Repitam comigo: Jesus, limpa todas as palavras feias da minha memória e coloca nela apenas boas lembranças... Agora, vamos pensar em alguma bronca ou alguma coisa
que o papai, a mamãe ou outro parente nos fez e que nós também entendemos que não agradou a Deus e ainda deixou uma feridinha no nosso coração... Encontrou algo? Muito bem chegou o momento de tirarmos isso das nossas lembranças e de entrega-las a Jesus, Ele saberá o que fazer com elas, fique de olhos fechados coloque a mão na sua cabecinha e como se estivesse tirando da sua cabeça estas lembranças estenda as mãos bem alto e diz: toma Jesus estas lembranças que não me fazem feliz!  Por fim,  pense em sua casa, nos seus pais e veja como Deus foi bom com você, porque outro pai não te amaria mais do que o que você tem. Abra seus olhos. Somos importantes pra Deus. Se estamos feridos, Deus quer nos curar, passar seu melhor remédio. Se estamos como aquele boneco perdido. Deus nos hoje quer nos encontrar. Porque a maior alegria de Deus é quando um filho amado seu está perto dele, no seu colo, no seu abraço e no seu coração. Você quer receber um abraço de Deus? Então feche os olhos. Imagine ele em sua frente. Ele está sorrindo e abrindo os braços para receber seu abraço. Abrace-o, deite em seu colo. Sinta seu carinho (durante todo esse momento pode-se estar solando um instumento musical bem baixinho e os servos e o  pregador pode tocar nas crianças, ir abraçando, fazendo um carinho, o sinal da cruz na testa delas... deixe o Espírito Santo agir em você). Agora abram os olhos, o coração de Jesus está aberto pra você. Você quer entrar? Essa é sua casa. (preparar um túnel de tecido por onde as crianças passarão por dentro). Conduzir o coração de Jesus.
ATENÇÃO: Ao final da pregação pode haver um momento de partilha, onde as crianças podem falar o que sentiram.
LOUVOR
Você na sua infância já brincou de unidunitê? Então sentem se em roda e coloque as mãos das crianças uma por baixo e a outra por cima dos coleguinhas ao lado. Comece por você. Louve a Deus por algo que ele fez, faz ou pelo que Ele ainda vai fazer em sua vida. Lembre-se do tema, cura interior, para que em seu louvor você cite algo que Deus fez, faz ou vai fazer por você. Exemplo: “ Senhor eu te louvo porque com seu amor me ensina a ser paciente”.




ATIVIDADE
Sugestão 1: Fazer um coração bem grande. Cada criança deverá fazer desenhos ou escrever o que mais
lhe chamou atenção e colar no coração de Jesus ou de Deus pai. Esses registros ficam com os servos para rezarem e interpretarem os testemunhos por meio deles. Este momento pode também ser conduzido como um louvor.











Sugestão 2: Levar uma folha branca para as crianças recortarem e colarem os bonecos abaixo. Levar papéis ou tecido coloridos. Montar os bonecos (meninas fazem meninas e meninos fazem meninos). Cada criança deverá produzir a roupinha de seu boneco com os papéis ou tecidos coloridos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Missa 25º Domingo do Tempo Comum – Domingo 22/09/13 - Sugestão

Dinheiro não faz a felicidade de ninguém
ACOLHIDA:
(O comentarista e a Talita começam cantando)
O telefone de Deus é a oração, o telefone de deus é joelho no chão. Ligue uma vez, ligue duas ou três e se não atender, se não atender tente outra vez.
Comentarista: Bom dia!
Talita: Bom dia!
Comentarista: Oi Talitinha tudo bem?
Talita: Tudo, tudinho mesmo.. Ainda mais essa semana.
Comentarista: O que aconteceu?
Talita: Lá na escolinha fizemos um lanche com... com... comunitário. E aí sabe, tinha um coleguinha que não levou nada.
Comentarista: E o que aconteceu?
Talita: Eu chamei ele no cantinho e dividi o meu com ele, sem ninguém saber, ele entregou a parte dele . Ai ele ficou muito feliz, e eu mais ainda.
Comentarista: muito bem amiguinha. Viram crianças temos que aprender com a Talitinha. Devemos repartir com o outro aquilo que temos.
Talita: A maior alegria pra Deus é quando vemos o outro feliz... A felicidade não está em ter as coisas mas sim, em dividir  que temos.
Comentarista: É verdade! Dividir é muito melhor. Então com muita alegria vamos acolher o padre Júlio.

ATO  PENITENCIAL:
Comentarista: Gostaria de convidar vocês para observar esta maçã. (mostrar o lado bom) Está bonita? Parece gostosa? Quem aqui gosta de maçã? Quando a gente tira a casca a gente vê uma polpa gostosa, amarelinha, docinha. Um que delícia. (vira a maçã) mas as vezes a maçã está bonita por fora e compramos sem perceber que...(abrir do lado da lagarta). Olhem o que é isso? Uma lagarta. O que ela está fazendo? Apodrecendo toda a maçã. Se ela continuar seu trabalho vai acabar com a maçã e levá-la a morte.Será que isso pode acontecer?
            Sabe crianças nosso coração é como essa maçã as vezes ta bonitão aqui por fora, mas a lagarta do pecado já está consumindo ele por dentro. A mentira, a inveja, o ódio, a raiva e todo pecado causa danos ao nosso coração e pode levar-nos a uma vida de tristeza, de amargura e de morte.
            Podemos ficar assim? Precisamos de ajuda para limpar todo pecado de nós. E quem pode nos ajudar? Jesus. Só ele nos tira de todo o pecado. (entrar com música do perdão)




LITURGIA DA PALAVRA
Comentarista: Acolhendo a palavra de Deus, vamos nos dispor a ouvir seus conselhos e deixar que ele nos conduza ao caminho certo.

EVANGELHO
Comentarista: Louvai o senhor de todo coração. Em pé e com alegria cantemos aclamando o santo evangelho.

HOMILIA
Vovó: Olá crianças! Bom dia. Hoje a vovozinha veio contar uma historinha muito legal.
Ana era uma menina danada e de coração muito bom. Sua mãe já era velhinha e estava doente. Suas amigas a faziam rir e a levavam sempre para brincar. Um dia ela ouviu falar que o dinheiro trazia felicidade e com ele poderia comprar tudo que ela quisesse e que a faria feliz. Então pensou: preciso juntar dinheiro assim darei presentes para minhas amigas e posso ajudar minha mãe. Então resolveu acumular dinheiro. Sua mãe lhe chamava e ela de longe gritava: não posso, to trabalhando. Suas amigas vinham lhe convidar para brincar e ela dizia: não tenho pressa, muita pressa. Assim ela não dava atenção para mais ninguém, ela queria juntar dinheiro para comprar tudo que quisesse e se esqueceu dos amigos, da família e até de Deus, pois não foi mais a igreja, não fez catequese...abandonou tudo. Chegou então o dia esperado, ela havia juntado muito dinheiro e então foi procurar o que lhe trazia felicidade, mas teve uma grande surpresa. Não encontrou suas amigas, nem sua mãe mais. Então foi até as lojas e procurou tudo que trazia felicidade a ela. E ela não encontrou porque nenhuma loja vendia sonhos, risos, amigos, família, saúde ou mesmo Deus. Nada disso estava a venda. Então ela percebeu que o mais importante não estava em acumular uma grande fortuna e sim em aproveitar tudo que tinha dedicando seu tempo aos amigos, a Deus e a sua família. Ana então resolveu dedicar seu tempo a ajudar nas coisas de Deus e acabou reencontrando suas amigas no trabalho na pastoral da saúde onde ajudou muitos doentes.

Assim também devemos ser! Precisamos trabalhar mas não podemos nos tornar escravos do dinheiro. Assim entenderemos a expressão que não se pode servir a dois senhores. Se somos fieis no cuidado com nossa família Deus nos confiará mais, se somos fieis no cuidado com as coisas dele ele nos confiará mais, mas se servirmos somente ao dinheiro não teremos tempo para que Deus confie a nós esses bens preciosos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tema 6: Senhorio de Jesus

Reflexão para os Evangelizadores
Reconhecer que Jesus é o Senhor nos aproxima de nossa meta principal, a de estarmos próximos a Deus.  É como em uma competição onde teremos que percorrer um longo trajeto até chegar no ponto máximo – no trajeto teremos muitos obstáculos, bem como poderemos ter muita colaboração, o mais importante é sabermos para onde vamos, onde terminamos nossa competição e por onde deveremos passar. Não podemos passar por caminhos que nos coloca em risco, mas temos que escolher o caminho que nos levará em segurança ao colo do Pai, neste caminho está Jesus. Em nossa caminhada muitos serão os fatos que nos deixarão confusos, questionadores, a respeito de quem somos e para onde verdadeiramente queremos ir, mas o mais importante é podermos contar com a ajuda de Jesus, Ele nos ensinará caminhos mais seguros, terrenos firmes que poderemos pisar e seu único objetivo é nos levar a Deus. Jesus quer nos conduzir até Deus e para isso teremos que contar com seus conselhos. Jesus é o Senhor porque mesmo sendo filho de Deus se fez homem como nós e aceitou a vontade de Deus em sua vida. Quantos de nós temos dificuldades em aceitar Jesus como o Senhor de nossa casa, de nosso trabalho, de nossa vida... Jesus aceitou os planos de Deus e fez tudo conforme Sua vontade. Jesus por obediência ao Pai (Fil 2, 5-11) se deixa ser humilhado e segue com os planos de Deus para que fôssemos salvos. Não podemos perder nosso foco, assim como Jesus não o perdeu. Estar com Deus e ser obediente as Suas vontades nos tornará pessoas melhores e capazes de compreender o que precisamos fazer para cumprirmos a vontade de Deus para conosco. Reconheça que Jesus é o caminho que o levará ao Pai, reconheça que Ele é o rei, reconheça que Jesus é capaz de te conduzir ao céu. Quando você conseguir colocar Jesus como o Rei da sua vida, você também conseguirá ensinar a muitas crianças sobre este Rei. Assim começamos a cumprir o que Deus quer de nós enquanto evangelizadores de crianças – partindo para a AÇÂO... É isso mesmo, não basta rezarmos e não cumprirmos nossa missão evangelizadora, é preciso ir onde as crianças estão, por isso mãos a obra!!
ACOLHIDA
Receba as crianças com alegria e se possível cante a música:
O Senhor  é Rei
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
O senhor é rei
O senhor é meu pastor e rei
O senhor é rei
O senhor é meu pastor e rei
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
O senhor é rei
O senhor é meu pastor e rei
O senhor é rei
O senhor é meu pastor e rei
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
Quando eu vacilar, eu não temerei
Pois o senhor está comigo
Quando eu vacilar, eu não temerei
Pois o senhor está comigo
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
O senhor está no céu
O senhor está no mar
O senhor está na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito
Está no céu, está no mar, na extensão do infinito

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO
Vamos precisar montar um cenário contendo o lugar onde o menino Jesus nasceu. Use sua criatividade, aproveite este momento de preparação da pregação para se interar com a história que será contada. Precisamos sentir que estaremos naquele lugar no momento que formos contar a hisória. Deixe preparado um bebê (uma boneca)enrolado em um tecido simples para os momentos seguintes. Você poderá forrar o chão com um tecido e coloque uns animais ao redor, jogue cerragem para forrar o chao… Pense naqueles que presenciaram o nascimento, coloque também uma imagem de José e Maria, enfim prepare tudo para o momento da história. A medida que as crianças forem chegando ao grupinho permita que elas observem tudo. Mas não digam o que vai acontecer. Depois da acolhida, de cantar com as crianças, leve-as até o lugar que está preparado para a pregação.
Crianças, vejam este lugar vocês sabem que lugar é este? Sim, este é o lugar onde Jesus nasceu. Vamos olhar com mais atenção tudo aqui? Nossa, não tem uma torneira aqui… Vocês já dormiram em um lugar que não tinha chuveiro? Como seria? Nossa, aqui também não tinha energia elétrica… Naquele tempo não tinha… Já ficaram sem energia? Sem chuveiro, computador, tv, geladeira… (nossa intenção é fazer com que as crianças percebam a simplicidade do lugar onde Jesus nasceu, vá questionando toda a “estrutura” que receberia o menino Jesus em seu nascimento, até chegar o momento de Seu nascimento ). Onde você nasceu? Em um hospital? Pois é foi aqui neste lugar simples que nasceu o filho de DEUS. Aquele que por obra do Espírito Santo habitou na barriga de Maria e que ao nascer seu primeiro contato com o mundo foi na simplicidade. Dali em diante sua vida não mudou muito, Ele seguiu com seus pais uma vida de pessoa humilde.
Apesar de ser o filho de Deus, Ele não teve as melhores roupas, nem morou na melhor casa. Viveu uma vida simples. Teve também uma infância simples, como a de muitas crianças. Brincou na terra, subiu em árvores e com 12 anos durante uma peregrinação que Jesus fazia com José e Maria, como era de costume naquela época (lucas 2, 41-52) e após caminhar quase um dia inteiro Maria procurou pelo filho e ao perceber que Ele não estava com seus amigos Ela retornou o caminho e 3 dias depois encontrou o menino no meio dos doutores da lei, e eles estavam admirados com sua sabedoria, afinal tudo que eles o perguntava Ele os respondia.
Ali, o menino Jesus começou a assumir seu papel de Filho de Deus. E em sua vida aqui na terra tudo que Ele fez foi ensinar sobre o que agrada a Deus e por isso quero convidá-la criança a perceber que um Rei não precisa viver em um belo castelo, nem mesmo ser financeiramente rico. O verdadeiro Rei é aquele que na simplicidade olha para as pessoas em igualdade. No momento em que o menino Jesus se encontra com aqueles homens importantes Ele mostra que uma simples criança, que possui o coração puro e que está aberto ao chamado de Deus pode sim ensinar a todos que estão ao seu redor. Nós precisamos ter um coração puro para tratarmos as pessoas de nosso convivio principalmente como o menino Jesus trataria. Precisamos estar atentos a como Jesus pensa para assim também pensarmos. Jesus é o Senhor de nossas vidas e Ele deve ser nosso maior conselheiro. Coloque então a mão no seu coração e repita comigo: Menino Jesus, torne meu coração semelhante ao seu! Jesus, você é o meu Senhor!!!
Sugestão para montagem do presépio:




SUGESTÃO PARA O LOUVOR
Com o menino Jesus no colo passe-o de mão em mão para que as crianças louvem com o Menino no colo.
SUGESTÃO PARA ATIVIDADE
Vamos fazer o menino Jesus em garrafa pet, esta é uma sugestão da Tia Nilza, coordenadora Estadual do Ministério para Crianças (MG).
Vamos precisar de:
·         Garrafa pet com a tampa
·         Tecido ou não tecido nas cores vermelho e branco
·         Cola gliter
·         Eva nas cores: pele, azul, marrom e amarelo
·         Cola quente ou de contato












quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mobilização Nacional de Oração

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS
Amigos do Ministério para as crianças de todo Brasil, neste fim de semana (06/09 a 08/09) tivemos a alegria de participar do 9º Congresso Nacional do Ministério para as Crianças, momento de grande graça e benção sobre nossas vidas. Durante o evento nossa  coordenadora Hyde Flávia nos fez um convite de sermos Franciscos e a cruz que foi plantada na história do Brasil passou a ser plantada em cada estado de onde deverá fluir rios de água viva para cada grupinho de oração, para cada criança. Ela nos lembrava que para sermos Franciscos não poderíamos deixar de lado a espiritualidade, cada encontro com as crianças deveria exalar o perfume de Cristo e deixar a lembrança de sua presença. Ressaltou ainda que sem unidade não chegaríamos a lugar nenhum.
No último dia de encontro tivemos a felicidade de acolher em nosso meio a Kátia, coordenadora Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil. Que momento de unção e graça para nós. Ela começou dizendo que Deus sempre tem um sopro novo para cada um de nós, e, que o Ministério para as Crianças é um belo sopro do Espírito Santo para a RCC no Brasil. Toda criança merece receber a mensagem da salvação dada a ela por Jesus. O tempo que a criança passa no grupinho de oração é precioso. Ressaltou que o desejo de anunciar Jesus Cristo, de evangelizar é reflexo da nossa vida de oração e claro do Batismo no Espírito Santo. Por fim lançou para nós um grande desafio: O ministério para as crianças como parte  importante do corpo da RCC, deverá se mobilizar para interceder pela mãe, a Renovação Carismática Católica.
Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de um dia específico de oração, intercedendo pelo ministério e pela mãe RCC.
Como vai ser isso? O dia de intercessão será todo dia 12 de cada mês, cada estado será responsável por uma hora de intercessão, de acordo com a tabela em anexo. A cada mês cada estado irá avançar um horário e o último fará o primeiro como informaremos mês a mês. O coordenador estadual deverá convocar os diocesanos e esses convocarão seu coordenadores de grupinho, até que todos os servos estejam unidos no momento da oração. Sejam ousados e corajosos no Espírito. Não deixe o outro fazer a sua parte. VOCÊ É IMPORTANTE!
                Como rezar? Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador em anexo, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos,  pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.

                Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita  e age em nós.
TABELA DE ORAÇÃO – para 12/09
(Como o dia tem 24horas e somos 27 estados, os horários que nos foi pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)
HORÁRIO
ESTADO (S)
00:00-1:00
Distrito Federal
1:00-2:00
Paraná
2:00-3:00
Paraíba
3:00-4:00
Rio Grande do Norte e Pará
4:00-5:00
Bahia
5:00-6:00
Maranhão
6:00-7:00
Mato Grosso do Sul e Pernambuco
7:00-8:00
Goiás
8:00-9:00
Acre
9:00-10:00
Alagoas
10:00-11:00
Ceará
11:00-12:00
Rio de Janeiro
12:00-13:00
Rondonia
13:00-14:00
Piauí
14:00-15:00
Santa Catarina
15:00-16:00
Roraima e Sergipe
16:00-17:00
Tocantins
17:00-18:00
Amazonas
18:00-19:00
Rio Grande do Sul
19:00-20:00
Espirito Santo
20:00-21:00
São Paulo
21:00-22:00
Amapá
22:00-23:00
Mato Grosso
23:00-24:00
Minas Gerais

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, facebooks...Vamos alcançar  todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.

TERCO BIZANTINO DO EVANGELIZADOR DE CRIANÇAS

OFERECIMENTO
Para que se cumpra a Palavra :
“Deixai vir a mim as criancinhas,
não as impeçais
pois delas é o Reino dos céus”
Mt 19,14

No lugar do Pai Nosso dizer:
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz/
Que proclama a Boa Nova  e  anuncia a salvação                   Is 52,

Nas 3 primeiras contas dizer:

Eis que vou enviar o meu mensageiro/
Para que prepare um caminho diante de mim    Mt 3,1

E tu (dizer seu nome), serás chamado profeta do Altíssimo/
Pois iras a frente do Senhor  Lc 1,76

Para preparar-lhes o caminho/
Para transmitir ao meu povo o conhecimento da salvação Lc 1,7

1º dezena:
Ensina a criança o caminho que deve seguir/
E mesmo quando velha jamais se desviará dele   Pv 22,6
2º dezena:
Mestre, sabemos que és verdadeiro/
E que de fato ensinas o caminho de Deus   Mt 22,16
3º dezena:
Caso alguém escandalize um destes pequeninos que crê em mim/
...Melhor será que se precipite no mar             Mt 18,6
4º dezena:
Quem der um copo d’água a um destes pequeninos.../
Não perderá sua recompensa   Mt 10,42
5º dezena:
Aquele que reconduz um pecador desencaminhado/
Salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecado         Tg 5,20

Finalização
Para que Deus de nosso senhor Jesus Cristo, Pai da Glória, vos dê um espírito de sabedoria e de revelação,para poderdes realmente conhece-lo.
Que Ele ilumine os olhos dos vossos corações,Para saberdes qual é a esperança que seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança entre os santos  e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos.

Esta força, Deus a exerceu no Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar à direita do Pai  nos céus...        Ef 1, 17-23