sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como falar sobre o PECADO E SALVAÇÃO com as crianças

Após a acolhida:
Olá crianças, hoje no grupinho tenho uma missão para ser cumprida, preciso de alguém para me ajudar...( chama uma criança) :
 - Está vendo esta bolsinha??(mochila preta com o guarda-chuva/mochila do pecado).
Preciso que a coloque nas costas e segure-a para mim... até o momento que eu precisarei dela . Mas lembre-se, você deve mantê-la nas costas e não soltar até o momento certo, pode ser?? Você vai fazer tudo aqui sem tirá-la das costas combinado?
-Sim!(Responde a Criança) Mas é muito fácil!
...Chegue aqui perto de mim... Preciso colocar umas “coisinhas” dentro dela... (colocar pedras com nomes de atos pecadores - peça ajuda às crianças, faça-as lembrar de algo feio que aconteceu durante aesta semana: MENTIRA, FOFOCA, BRIGAS, DESOBEDIÊNCIA,CIÚMES, ÓDIO, INVEJA, DIFAMAÇÃO, RECLAMAÇÃO, INVEJA...)
- E agora??Acha que pode carregar a mochila por um tempo ?
- Hum... parece meio incômodo...mas vou cumprir o que me pediu. Afinal enquanto você falava eu ia me lembrando de que cometi alguns destes atos... Vou aproveitar para ir pensando nisso...
- Ok! Sente-se ali, mas lembre-se, de não retirar a mochila.
Crianças, vamos todos em pé cantar do sinal da cruz??!!

Sinal da Cruz (Tom D)

D Bm Em A7

Sinal da cruz é sinal do cristão (2x)

G A7 F#m Bm

Mãos para frente, prá cima o dedão

Em A7 D

Deus abençoa minha mente, boca e coração.
Cante mais uam ou duas músicas e de preferencia musicas que façam as crianças se movimentarem.
Chegou o momento de convidar a criança para vir à frente:
- (Chamar pelo nome) Venha até aqui!(a criança vai entrar com a mochila mostrando desconforto afinal ela está pesada)
-Ainda bem que me chamou isso está muito pesado...no começo não pareceu pesado...mas agora depois de um tempo...
Pois é! Sabe de uma coisa crianças? Precisamos pensar neste momento porque carregamos uma mochila dessas nas costas...as vezes brigamos sem motivo, desejamos mal, mentimos...nossa!!!Reclamamos... temos inveja...lembram o que colocamos nesta mochila?? Acabamos ficando assim, com a mochila cheia de pecados!
Convido você a colocar a mão em seu coração... pense se você tem uma mochila destas...o que você tem feito que tem lhe afastado de Deus? Que atos você tem nesta mochila? Você brigou na escola? Mentiu pro papai e pra mamãe? Falou mal de alguém? Sua mochila também está cheia? Quer continuar assim? Vamos nos livrar deste peso? Então eu quero falar para vocês que Jesus é a pessoa que Deus enviou para nos ajudar nesta missão. Ele nos perdoa das coisas feias que fizemos e nos ajuda a não cometer mais erros.
Olhe para Jesus na cruz (mostrar Jesus na Cruz) pois , Ele morreu na cruz para que ficássemos livre do pecado, Jesus quer nos livrar deste peso, Ele não gosta de nos ver sofrendo e muito menos fazendo coisas erradas. Na missa, tem um momento especial chamado "ato penitencial", este é o momento certo de pedirmos perdão por todas estas coisas erradas que fizemos e de começarmos um caminho diferente com Jesus. Vamos aproveitar este momento e vamos conversar com Ele?! Põe a mão no seu coração... Feche seus olhos... Lembre-se de tudo que você fez que não agrada a Deus... Não precisa falar... Agora, vamos falar com Jesus sobre a nossa vontade em sermos diferentes, eu quero ser diferente e vocês?? Emtão vamos lá: Jesus me perdoa por todas estas coisas que só o senhor sabe que fiz e eu quero andar nos seus caminhos, me ajuda a ser diferente e a amar mais todos os que me rodeiam... Amém!
A confissão também nos aproxima de Deus, é muito importante contar ao padre tudo que fizemos, ele também nos ajuda a ficar bem pertinho de Deus!!! 


2 comentários:

  1. Com que idade posso estar fazendo essa dinâmica com as crianças?

    ResponderExcluir
  2. Com que idade posso estar fazendo essa dinâmica com as crianças?

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO