quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
MISSA 4º DOMINGO COMUM
Acolhida
Com: Bom dia! Bom dia Samuel.
Fantoche: (entra escondido debaixo de panos)Bom dia! Ele já chegou? Por que eu to com um medinho danado.
Com: Ele quem Samuel? E que medo é esse?
Fantoche: O pofeta. A mamãe me falou que hoje íamos reconhecer os pofetas. Ele é perigoso?
Com: Não seu bobinho. Deixa logo de bobagens e saia debaixo desses panos.Profetas são as pessoas que falam do reino de Deus e apresentam as maravilhas dos projetos dele pra nós.
Fantoche: Ufa! Mas peraí eu também falo de Deus pros meus coleguinhas. Eu conto como eu gosto de vir a missa, então... eu também sou um pofeta.
Com: è sim Samuel. Desde crianças somos chamados a anunciar aos outros avontade do nosso papai do céu e criador de todas as coisas, para que possamos viver num mundo mais solidário.
Fantoche: ai, ai to todo exibido. Agora eu sei. Eu sou pofeta e vou anunciar o reino de Deus igual eu tenho aprendido aqui na missa.
Com: muito bem amiguinho. Quero convidar vocês para contar pra quem está ai do seu lado que ele também é um profeta responsável por levar a boa nova. Todos em pé acolhamos com alegria nosso pároco....
Glória: Cantado com a ajuda do fantoche
Liturgia da Palavra
Com: Já chegou a hora de escutarmos o que o Senhor vai nos falar hoje.Ouviremos sobre Jeremias um dos profetas de Deus. Vamos preparar nossos ouvidos para escutar? (dinâmica do cotonete)
Evangelho
Com: Vocês sabiam que Jesus também foi um profeta? Ele viveu cumprindo a vontade do pai.Nós hoje somos convidados a anunciar todos os dias a vontade e as graças que vem de Deus.Em pé cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.
Homilia
Historinha da semana: O patinho feio (Retirada do site catequisar)
Prepare fantoches de varetas para contar essa linda historinha
Era inverno, fazia grande frio, frio , frio .
Todos os bichinhos estavam recolhidos em suas tocas.
Lá, nu cantinho do terreiro, algo extraordinário estava acontecendo...
D. pata Albertina , a pata mais bonita e charmosa do terreiro, estava chocando seus quatro ovinhos...breve...breve... os lindos ovinhos estariam estalando e enchendo de encantos todo o terreiro
Finalmente chegou a primavera, as flores se abrindo, o céu despontando todo azul, o ar fresco e... escutem...crec..crec..crec...Gente...São eles:
Os patinhos de Dona Albertina ... eles estão nascendo...que beleza!!!
Olhem que encanto desse...e ess? Mais lindo ainda ... como é formoso!!!
Esse nem se fala! È o mais emplumado!!!Que satisfação , quanta alegria para todos no terreiro !
Mas, espere...Dona Albertina , veja só... está faltando um para nascer. Acho melhor a senhora voltar e chocar, pois esse aí, não está com jeito de nascer tão cedo, ou seja, tão fácil.
Assim, durante vários dias, Dona Albertina ficou a chocar o ovinho. Os filhotes estavam impacientes, queriam nadar, conhecer o terreiro, só que, por causa do outro, estavam presos ao ninho., pareciam estar de castigo ...
Escutem!!! Acho que está na hora! Ouço um crec...crec... não!!! É...diferente o som... é um cruq...cruq...oh!!! Finalmente nascera e como era ...era... bem...podemos assim dizer...como era diferente!!!!Era desajeitado, é...meio amarrotado.Acho até que ele passou da hora de nascer, ou foi um desastre da natureza. Gente...ele era um horror!!!
Se feiúra matasse, certamente esse não teria nascido!
Virgem!!! Todos riam dele... como poderia ser filhote de Dona Albertina, enquanto todos eram tão graciosos e aquele era desajeitado feito ele só?
Bem que ele se esforçava pra agradar, sabia contar piadas, dançar numa pata só, cantava, fazia de 1 a 1000 pra agradar, se virava nos 30 , 40 , nos 150 minutos , mas nada, todo o terreiro, o lugar onde havia nascido, não o aceitava, o desprezava, criticava-o o tempo todo (fora, feioso).
A vida do patinho era um sofrimento só (até eu tô com dó).
Um dia, todos os moradores do terreiro se reuniram e combinaram de expulsar o patinho feio, menos a mãe dele, que depois que o teve, foi acometida de um mal súbito de depressão e vivia só chorando e passando baton.
Quando o patinho feio ouviu isso, ficou tão triste e pôs-se a pensar:
_Ô gente, o quê foi que eu fiz ??? Eles não me deram a chance de me mostrar, só querem aparências, só vivem delas...eles me odeiam porque sou feio, não sabem me dar valor...só tem um jeito , eu vou me embora daqui... já não aguento a diferença e o ódio que eles tem por mim, eu ..um patinho que posso até ser feio, mas tenho tanto pra dar, vou pegar minha trouxinha e vou desaparecer nesse mundão...
E foi assim , crianças, o coitado do patinho feio que nasceu ali, naquele terreiro, não foi reconhecido pelos seus, não havia sido aceito por eles, foi expulso, não lhe deram a chance de viver no meio deles.
(enquanto ele sai os outros zombam e o criticam dizendo pra ele cair fora)
O patinho então, pôs-se a andar.
Muitos seriam os perigos, os obstáculos que ele enfrentaria ainda, mas era perseverante e tinha vontade de mostrar ao mundo quem era ele e pra que ele veio.
Com muita fome e cansado, ele chegou até a casa de uma velha. Ela observou bem o patinho... parecia tão magrinho:
__Ainda não estava no ponto--- (pensou a velha)
Ela, então ,encheu-o de comida... o empanturrou de tantos guloseimas e ele comia feito louco . Queria vê-lo gordo...bem gordinho.
Mas, por que será? Como eu sou ingênua , gente... ela queria era engordá-lo, para depois comê-lo. Ah, não...nós não vamos deixar que ele morra , não é mesmo?
__ Acorda, patinho feio....ela quer te matar, pra te comer....foge ...foge... pra bem longe...(interferência do narrador - não sei pra que esse escandâlo ,a gente sabe que o patinho não morre nessa cena)
Ahhhh!!! Pobrezinho do patinho, além de feio ...tão desprezado... e ele vagou...dias e dias ...passou fome...passou frio, passou falta de carinho.. teve solidão, dor, momentos de profunda tristeza, mas nunca...nunca mesmo desistiu...pobre patinho... tão sozinho!!!
__Mas o quê é isso??? Parecem tiros??? Vejam, um caçador... oh, não!? Ele viu o patinho...Meu Deus...ele vai matá-lo...
Vamos ajudar, crianças, avisem o patinho do perigo...corra patinho... fuja... ali.. aqui... debaixo da mesa...no meio das crianças... ufa!!! Finalmente o patinho conseguiu fugir, mas esse caçador, hein?! Está sempre perseguindo algum bichinho indefeso...
É gente, isso me fez lembrar a história de Jesus, ele fazia muitos milagres e curas ...e muitas pessoas andavam com ele e queriam ser como ele, mas quando ele chegou lá na sua terra, é na terra onde ele havia nascido, eles fizeram pouco de Jesus... duvidaram dele...disseram assim:
__ Mas este não é o filho de José? Aquele carpinteiro? Como é que esse aí vai poder fazer alguma coisa por nós? A gente já o conhece... ele não é nada!!!
Mas pior, crianças, ainda estar por vim...quando Jesus disse a eles que nenhum profeta era bem aceito em sua terra, sabem o que eles fizeram??? Levaram-no até um precipício e queriam jogá-lo lá de cima.
vejam só, queridas crianças o que a inveja faz com as pessoas... o povo de sua terra , da terra de Jesus, queria matá-lo.
Jesus teve uma vida difícil, cheia de obstáculos, muito mais difícil que a do patinho feio. E, por falar em patinho feio? Onde é que ele foi parar? Ah..é porque eu parei de contar a história dele (que é falsa) para contar a de Jesus (que é verdadeira)
Isso que aconteceu com Jesus é pura verdade, a culpa de tudo foi à inveja, culpa do nosso coração que ainda não aprendeu amar como devia...
Mas, finalmente o inverno passou e a primavera chegou... as flores voltaram a sorrir se abrindo para o céu...no terreiro estava todo mundo animado com a nova estação...foi quando, de repente, apareceu sobrevoando o terreiro a mais linda ave que no céu existia ... um cisne lindo de plumagem brilhante, tão maravilhoso que ofuscou o olhar de todos que ali moravam. Eles suspiravam olhando o céu e diziam.:
__Como pode nascer de nossa raça tão bela criatura. Que pena que Deus a reserva somente para aqueles,que como os cisnes ,podem voar .
É, crianças, vejam só como eles são bobos... não reconheceriam naquele cisne , o patinho feio que ele foi, pois seus olhos estavam fechados pela inveja que dominava seus corações... e ai , .. o patinho feio, digo agora, o bonito cisne fora muito feliz para sempre, porque muitos foram aqueles que descobriram nele não só sua beleza física, mas sua beleza de coração.
Ofertório
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos ofertar tudo isso no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.
Pai Nosso: Gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
Paz: Fantoche de crianças cantando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou tentando inciar um grupo para as crianças no Grupo de oração e este material e rico em informação continui este trabalho, pois vc e uma prfeta para todas esta crianças.
ResponderExcluirPOr favor caso tenha alguma formão na sua paroquia como posso participar Sandra de Gaura SP Mail sand-t@hotmail.com
Obrigada