FALAR E FAZER
ACOLHIDA
Com:Bom dia! bom dia Samuel!
Samuel: (distraido não responde)
Com: Samuel!
Samuel: ai tia ... que susto! Tava aqui tão concentrado.
Com: que foi amiguinho?
Samuel: to tentando entender a fala do meu pai hoje: faça o que eu falo e não o que eu faço.Eu não entendi.
Com: é que as vezes é facil falar o que é certo, como devemos agir, mas praticar é muito difícil.
Samuel: to começando a entender.
Com: pense em Jesus. Ele nos ensinou como viver corretamente, amando o próximo, respeitando, perdoando.
Samuel: ichi, o tal do perdoar é tão dificil.
Com: é dificil mas, é preciso. É necessário que deixemos de apenas falar o que é certo, mas ao contrário é importante que pratiquemos o que Jesus nos ensinou.
Samuel: vou me vigiar todo dia por que quando eu crescer quero falar pros meus filhos: faça o que faço e será feliz. Vou ser testemunho de vida pra eles.
Com: muito bem Samuel. Assim como você todos nós temos que fazer o que é certo. Fiquemos de pé e acolhamos nosso sacerdote com alegria, cantando....
LITURGIA DA PALAVRA
Com: Deus dá ao seu povo lições de amor e nos exorta a escutá-lo e obedecê-lo. Por isso vamos escutar com atenção. Sua palavra é viva e nos dá força para caminhar.
EVANGELHO
Com:O senhor é nossa rocha protetora é nele que devemos por nossa confiança. Em pé aclamemos com alegria o santo evangelho cantando.
HOMILIA
Preparar a história adaptada dos tres porquinhos. Pode ser encenada ou com fantoches de varetas.
NARRADOR: Depois de ouvirmos o Evangelho a gente precisa pensar muito bem quais tentações tem nos atropelado e nos impedido de praticar a vontade de Deus. Será que eu tenho construído a minha casa sobre a rocha ou sobre a areia? Uma rocha que me sustenta na hora da fraqueza e da tentação, ou, uma areia que se esparrama na hora da tempestade?
Ah, falando nisso, me lembrei de uma coisa que aconteceu outro dia, com três amigos meus... É.. Os três porquinhos! Vocês já ouviram falar neles? Ah, não! Não são esses que vocês estão lembrando não.. Eles são primos daqueles... São o Palhano, o Paulito e o Pedroso. Eles aprenderam quando pequenos que deveriam ser unidos, que não deveriam terpreguiça, ser mentirosos, mas...
(Entram os três porquinhos)
PALHANO: Gente, parece que o inverno desse ano vai ser brabo!
PAULITO: Acho que a gente pode construir um abrigo direito pra gente, afinal somos tão inteligentes!
PEDROSO: Então vamos logo... Mãos a obra! Vai por ali Palhano e começa a ajuntar as pedras pra começar, e você Paulito, vai trazer para cá que eu vou limpando o terreno.
PAULITO: O quê? Que canseira! Carregar pedras? Casa não precisa ter pedras! Eu é que não vou carregar pedra alguma.
PALHANO: E nem eu! Onde já se vir? Um porquinho rosado que nem eu... gordinho...fofinho e carregando pedras!?
PEDROSO: Pois se vocês querem assim, vamos fazer um trato: cada um faça sua casa, seus porquinhos preguiçosos!!!
NARRADOR: E cada um saiu para um lado. Logo, logo Palhano começou a pensar:
PALHANO: Bão! Como é que eu vou fazer meu cantinho hein? Cêis têm uma idéia? Ah! Eu ouvi dizer que o primo meu estava construino uma casinha di paia... E depois não orvi mais falá dele... Mas sabe de um trem, a idéia dele até que é das boa. Paia é levinha... tem bastante lá na roça... uns capim seco.... vou acabar rapidinho e fazê inveja nos primo Paulito e Pedroso.
(Ele começa a mexer em umas palhas e rapidinho aparece com a casinha pronta)
NARRADOR: É gente a casa do Palhano é bonitinha e ficou pronta muito rápido. Pena que ele se deixou levar pela tentação do comodismo, da facilidade, da preguiça. Oh é essa mesma tentação que está fazendo o Paulito pensar:
PAULITO: Ih gente... Esse negócio não deu certo... Agora eu tenho que ficar sozinho para fazer a minha casinha... se não fizer, vão dizer que eu não sou de nada! Logo eu... um porquinho tão esperto e tão barrigudinho! Bem, eu ouvi dizer lá na venda, que um primo meu estava construindo uma casinha com pauzinhos... Ninguém mais teve notícias dele, mas deve ser que ele está lá, bem serelepe na sua casinha. Pauzinhos... pauzinhos... Ah, deve ser que é bom, né? Tem pra todo lado, não é tão pesado. Faço num minutinho. Vou matar de inveja o Palhano e o Pedroso.
(Ele começa a catar uns pauzinhos e rapidinho aparece com sua casinha)
NARRADOR: Ichi... Não estou gostando nada dessa situação... Etâs porquinhos preguiçosos!!! Deixam se levar pela idéia fácil que aparece e não resistem a tentação. Mas vejam quem está chegando, é o Pedroso...
PEDROSO: Mas gente, como o Palhano e o Paulito são ingratos. Nós juntos poderíamos ter feito uma casinha com base sólida sobre a rocha... iríamos ser felizes nela... mas não! Eles só querem saber de comer e de dormir, aqueles preguiçosos! Bom... não posso reclamar o dia inteiro. Tenho que começar a minha casinha. Mesmo que eu tenha que me esforçar mais... lutar mais... Vou fazer minha casinha sobre a rocha... com paredes sólidas.
(Ele começa a trabalhar, pegar pedras, fazer força. Enfim, ergue sua casinha)
NARADOR: Parece que tudo ficou bem entre os porquinhos, não é? O quê? Não! Epâ. O que é isso? O Lobo Mundo vem aí...
LOBO MUNDO: Agora é hora de levar esse porquinho gordinho para a panela! Porquinho Palhaço! Opa Palhaço não esse é o que eu comi na outra história. Porquinho Palhano! Abra a porta. Se você não abrir eu vou soprar e sua casa vai voar!
PALHANO: Eu não, vai imbora agora mermo seu Lobo Mundo. Daqui eu num vo sai!
LOBO MUNDO: Pois então eu vou contar até três e se você não sair, já sabe... eu vou soprar, sua casa vai voar e um bom torresminho você vai virar. 1, 2, 3 e vrummm!
NARRADOR: E a casa do Palhano voou pelos ares. A sorte do pobrezinho é que a palha cobriu seu corpinho e o lobo não conseguiu pegá-lo.
LOBO MUNDO: Ah não consigo achar esse porquinho... E estou com muita fome! Já sei vou até a casa do outro porquinho. O da casa de madeira... Epâ até parece que eu realmente já vi essa história. Porquinho Paulito! Porquinho Paulito! Abra a porta. Se você não abrir eu vou soprar e sua casa vai voar!
PAULITO: Não! Eu não vou abrir! Vá embora.
LOBO MUNDO: Pois eu vou contar até três e vou soprar. É um, é dois, é três . Vrum!
NARRADOR: É minha gente a casinha do Paulito voou pelos ares. E ele saiu correndo procurando ajuda. E sabe quem ele encontrou pelo caminho, seu primo Palhano e mais que depressa os dois correram para a casa do Pedroso.
Lobo Mundo: Ai minha barriga. Tá doendo de tanta fome! Ah mas eu pego esses porquinhos, eles me pagam. Vou fazer torresminho, costelinha, feijoada... Tum. Tum. Tu. Abra a porta seu porquinho que eu esou faminto.
PEDROSO: Vá embora seu Lobo Mundo. A minha casa foi construída sobre a rocha. Ela é firme, e Jesus é quem nos guarda. Você não conseguirá derrubá-la.
LOBO: Pois então eu vou contar até três e vou soprar. É um, é dois e é três. VRUM! Mais uma vez!
PEDROSO: É Lobo Mundo, você não sabe o fim dessa história? Estamos juntos outra vez e rezando todas as noites pra fugir do pecado e fazer a vontade do pai. E sabe o que vai sobrar pra você?.
LOBO MUNDO: Eu não..
PEDROSO: ou você muda de vida ou pode se mandar daqui.
NARRADOR: E o lobo saiu correndo. Foi embora! É Pedroso é um porquinho valente. Venceu a tentação da preguiça, do comodismo e construiu sua casinha sobre o grande fundamento da fé, da coragem, da luta e teve em Jesus a sua força! Palmas pro Pedroso criançada! E sempre façam como ele, digam não a tentação e fique sempre perto de Jesus que é nosso amigo, nosso amparo a rocha firme que nos mantém em pé.
Olá sou o Ronie de Ituiutaba, fiz o curos em Ipiaçú, segue abaixo o link com as fotos que tirei, espero que seja proveitoso para vocês
ResponderExcluirLink: https://picasaweb.google.com/116141350005526148144/CursoDeFormacaoEmCatequeseELiturgiaParaCriancasIpiaciMG26E27DeFevereiroDe2011#
Paz e Bem!
Ronie
Olá, adorei este cantinho abençoado.
ResponderExcluirSeu cantinho foi indicado pela amiga Ivani do blog 'BLOG DA PRÉ CATEQUESE'.
Adorei tudo e vim pra ficar.
Sou catequista iniciante da pré catequese.
Venha visitar meu cantinho qdo puder e obrigada por compartilhar essas maravilhas.
Que DEUS LHE ABENÇOE HOJE E SEMPRE.
BJS