(Prepare um painel ou biombo com a imagem de Jesus no centro, os nomes dos catequistas ao lado e rostos de crianças colados ao lado dos nomes dos catequistas. Os catequistas podem ocupar um lugar na frente reservado pra eles e devem participar das procissões de entrada, ofertório junto com as crianças. Também devem ser os leitores do dia)
ACOLHIDA
Com: (entra cantando) Hojé é dia de celebração, é dia de festa, o céu inteiro está orando por nós!
Samuel: Festa! Uau! Quem falou em festa? To dentro!
Com: Eu falei em festa amiguinho. Hoje é domingo, dia do Senhor, portanto é dia de ...
Com e Samuel: FESTA!
Samuel: Achei que era outra festa que se tava falando. e eu já to preparadinho pra ela.
Com: Como assim?
Samuel: O tia Dani, a festa dos catequistas!!! Sabe o que é, não tenho sido muito bonzinho com a minha catequista. Tenho sido de doer.Então preparei um presentinho pra ela, quero me desculpar pois eu a amo muito.
Com: Sei danadinho você. Mas assim como você muitas vezes somos pedra de tropeço na vida dos outros. Precisamos refletir sobre isso. Mas voltando ao assunto das catequistas (ir até o biombo) hoje somos convidados a rezar por nossos catequistas, pois eles tem uma linda missão de apresentar Jesus as crianças.
Samuel: se não fosse minha catquista eu não estaria aqui.Ela me ensinou que sou um filhinho amado do Papai do Céu.
Com: então vamos ficar de pé e receber com muito carinho nosso sacedorte e as catequistas de nossa comunidade cantando.
ATO PENITENCIAL
(prepare um coração bem bonito de tecido, bem cheiinho e uma casaca para envolvê-lo como se fosse uma pedra)
Com: Esse é o momento de sondarmos nosso coração. Quando nascemos Deus nos dá um coração tão bonito, de carne, capaz de amar. Um coração puro, que se machuca, chora, perdoa. Com o tempo por causa do pecado e das decepções nosso coração vai perdendo a vontade de amar, a capacidade de perdoar. Sabe por que? Ele fica envolvido por uma casca dura, uma grande pedra. Será que o nosso coração pode ficar assim? Não. Precisamos reconhecer que erramos e pedir para Jesus nos lavar do pecado e nos dar um coração novo. (conduzir momento de perdão com um canto apropriado)
LITURGIA DA PALAVRA
Com:Nosso Deus é um Deus de amor e agora vai nos falar. Ouçamos com alegria a leitura que será feita pela catequista.................................
EVANGELHO
Com: De pé com alegria cantemos aclamando o santo evangelho
HOMILIA
Era uma vez uma menina chamada Ana. Ela vivia numa cidadezinha perto daqui, logo alí em Patrocíneo. Ela era muito simples, sua família era muito pobre e passava por uma dificuldade financeira. Mesmo passando por tudo isso, ela era uma menina alegre e muito estudiosa. Gostava de correr e brincar. Certo dia ela ouviu falar que tinha um campeonato de corrida na cidade e quem vencesse representaria a cidade no campeonato estadual e ganharia um prêmio em dinheiro. Ela sentiu seu coração bater mais forte e pensou: vou participar, todos na escola diz que eu corro muito.Se eu vencer vou ajudar a mamãe e comprar leite para meu irmão. No dia seguinte ela foi se inscrever no campeonato e no caminho encontrou com a sua coleguinha de classe que disse: mas você é tão miudinha, tão fraquinha! Ela se depediu e continuou a jornada, mas ficou de cabeça baixa. Encontrou então a professora de educação fisica que comentou: na escola da rua de cima tem uma menina forte e danada pra correr. Acho que vai ganhar todos estão apostando nela. Quando Ana ia chegando parou e pensou. Não teri chance, mas de repente uma força veio de dentor dela e ela pensou: peraí, não tenho nada a perder. Vou conseguir, eu posso. Sou boa nisso. E assim o fez. Ana venceu a corrida e ganhou o prêmio que deixou sua familia feliz. Já pensou se ela tivesse desistido? Assim como aconteceu com ana aconteceu também com Jesus. Ele tinha uma missão e precisava cumpri-la. Muitas vezes seus amigos assim como Pedro tentaram impedi-lo pois não queria que ele passasse por tanto sofrimento. Mas se ele não passasse pela cruz não seria vencedor. É por isso que Jesus diz no evangelho quem quer me seguir não fique pra trás se ocupando da sua vida, de sua comodidade, mas toma tua cruz e segue-me.
COMUNHÃO
não se esqueçam de fazer a comunhão espiritual convidando as crianças a olharem para o altar e convidarem |Jesus a ir morar no coração delas.
AÇÃO DE GRAÇAS
HOMENAGEM AOS CATEQUISTAS
1- peça ao catequistas para ficrem em pé em frente a assembléia e conduza uma oração para eles pedindo que o senhor os abençoe na missão. Em seguida pode-se tocar a canção ardor missionário.
2- Pode-se fazer um jogral onde algumas crianças leem frases como: você é um anjo em minha vida! Sem você meu dia dia não teria sabor! Você é um raio de luz a iluminar meu caminho.......
3-Caso a equipe de liturgia prepare pode-se ofertar uma flor as catequistas ou uma mensagem em um papel enroladinho.
Daniela,obrigada por partilhar seu talento.DEUS lhe abençõe com uma benção especial.
ResponderExcluirDaniela vc está de parabéns! mostrando sua responsabilidade! bj bj bj Rakel -Aracaju-Se
ResponderExcluir