terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MISSA DO 4º DOMINGO COMUM

                                                             AS BEM- AVENTURANÇAS!
Acolhida

Com:Bom dia!
Fantoche: Bom dia! Ai hoje eu to animado.
Com: Por que amiguinho?
Samuel:Por que é dia de Festa. Festa do Senhor.
Com: Sabe amiguinho, hoje é dia de festa pro Senhor. E hoje Jesus nos convida a sermos mensageiros do amor e da paz.
Samuel: quer dizer que eu vou trabalhar pro correio?
Com: Não.
Samuel: Não entendi. Eu não vou levar mensagem? Então vou ser carteiro.
Com: ai amiguinho você é mesmo danadinho. Ser mensageiro de Deus é praticar no seu dia a dia ações que ajudam na construção de um mundo melhor.
Samuel: è cuidar dos menos favorecidos, ajudar o outro.
Com: Isso amiguinho.Vamos todos nós nos comprometer em ser mensageiros da paz e do amor? Fiquemos de pé para receber com alegria o nosso sacerdote, cantando.

ATO PENITENCIAL
(preparar um barco de papel ou EVA, uma imagem de Jesus e de uma criança- pode ser boneco para representar cada um de nós entrando no barco.)

Com:hoje eu convido vocês a entrar nesse barquinho aqui, onde Jesus é o capitão. É ele que nos conduzirá. Jesus nos ensinou que é bendito o homem que confia no senhor. Quem quer entrar nesse barquinho?O que nós devemos colocar nesse barquinho? (paz, amor, família... deixe as crianças falarem) Mas tem coisas que não podem vir junto conosco nesse barco se não ele vai afundar. Sabem o que é? O pecado. Nós devemos entrar limpinhos de todo o pecado, é preciso nos arrepender de tudo aquilo que fazemos e que não vem de Deus. Fecha os seus olhos e reze assim comigo: Senhor Jesus eu quero que o Senhor conduza a minha vida, mas em primeiro lugar quero te pedir perdão por todas as vezes que pequei, que ofendi, que não perdoei, pelas vezes que fui injusto com meu irmão, que me achei melhor do que ele.... Senhor tende piedade de mim, Cristo tende piedade de mim.

Glória: Cantado com a ajuda do fantoche

Liturgia da Palavra
Com: Olha amiguinhos nós precisamos estar atentos ao que o Senhor quer nos falar, mas devemos também praticar o que Jesus nos ensina. Devemos amar o próximo, praticar a justiça. Ouçamos com amor e atenção o que o Senhor tem pra nos falar.

Evangelho
Com: Acabamos de responder no salmo é feliz o pobre em espírito pois dele é o reino dos céus. Quem aqui um dia quer ir para o céu? Eu também. Para isso precisamos escutar os ensinamentos de Jesus e pratica-los no nosso dia a dia. Fiquemos de pé e aclamemos o santo evangelho com alegria cantando.

Homilia
história:(prepare uma lagarta, uma borboleta, uma ave, uma joaninha... a medida que for contando a história mostre as imagens)

Era uma vez num reino tão, tão distante, uma lagartinha. Ela vivia no seu mundinho. E só vivia a rastejar.


_ oh Senhor eu confio em vós.

Passou por ela um pássaro e humilhou-a dizendo que ele era feliz por que voava e via as coisas do alto. E ela exclamou:

_oh senhor eu espero em vós.

Passou por ela um animal veloz. Riu e zombou dela por que era tão lenta e feia. Depois veio a joaninha cheia de adornos e enfeites. Olhou de rabo de olho e sem dizer nada zombou da pobrezinha.

Certo dia ela foi para sua casinha e ali fez uma linda oração. Conversou com Deus e disse que era feliz por que acreditava nele. Então ela escutou do senhor. Feliz os pobres porque deles é meu reino, feliz os que choram porque hão de rir. Vossa recompensa no céu será grande. Quando a lagartinha percebeu algo tinha acontecido. Ela havia se transformado numa linda borboleta. Lá do alto ela era mais linda que as aves, mais brilhosa que a joaninha, mais rápida e esperta que o animal veloz.

A dona lagartinha recebeu sua recompensa e por que? Por que ela soube esperar em Deus. Ela confiou. Ela sabia que o Senhor escutava o que ela dizia e sabia da sua vontade. Era preciso um tempo pra que ela crescesse, pra que aprendesse a rastejar para valorizar cada segundo depois, enquanto voasse. E nós estamos esperando em Deus? Será que ficamos firmes quando não alcançamos o que queríamos ou ficamos resmungando? Bem aventurados os que esperam no Senhor

Ofertório
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos ofertar tudo isso no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

Pai Nosso: Gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista

Paz: Fantoche de crianças cantando

COMUNHÃO:

Com: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso braço assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Sr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO