quarta-feira, 3 de junho de 2009

MISSA DA SANTISSIMA TRINDADE

ACOLHIDA

COM: Bom dia crianças! Bom dia Samuel.

SAMUEL: Bom dia! Hoje eu estou numa alegria.

COM: conta pra gente o motivo de tanta alegria amiguinho.

SAMUEL: è que eu sou filho de um Deus Pai maravilhoso, de um Deus filho que me salva e de um Deus Espirito Santo que me conduz.

COM: é verdade amiguinho, temos muitos motivos para louvar e bendizer o Senhor nessa missa. Somo feitos a imagem e semelhança de um Deus de amor . Um Deus santo uno e trino.

SAMUEL: São três pessoas diferentes num só Deus, isso é um grande mistério. quero saber mais sobre isso.

COM: é amiguinho, é mesmo um mistério e nós vamos aprender mais com o nosso amigo Padre....

SAMUEL: Que legal! Deu até vontade de cantar: eu creio num Deus que é pai, eu creio num Deus que é filho eu creio num Deus que é Espirito Santo, eu creio num Deus de amor.

COM: Pra ficar ainda melhor nosso encontro, vamos acolher o Padre......., os ministros..... cantando.


PALAVRA:
COM: Agora é hora de escutarmos o que Senhor tem pra nos falar. Leve a mãozinha no seu ouvido e reze comigo assim: Senhor Jesus lava os meus ouvidos. Hoje quero te escutar e quero que sua palavra caia no meu coração e dê muitos frutos.
HOMILIA: Para a pregação iremos precisar de leite, achocolatado em pó, açúcar e um pote transparente. Iremos usar estes materiais para explicar para as crianças o que é a Santíssima Trindade. Sugiro que você também tenha em mãos o Móbile da Santíssima Trindade produzido pelo Ministério para as Crianças.

Criançada, vocês sabem o que é um mistério? Mistério é uma coisa inexplicável. E vocês sabem o que é a Santíssima Trindade? A Santíssima Trindade é um mistério da nossa igreja. Isso quer dizer que a Santíssima Trindade é uma coisa que existe, mas a gente não consegue explicar por que. O que a gente sabe, é que a Santíssima Trindade é o mistério de um só Deus em Três pessoas diferentes. Vocês sabem fazer o sinal da cruz? Quando a gente faz o sinal da Cruz, a gente fala: “Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo. Amém!” e quando a gente reza a oração do Creio, quando nós professamos a nossa fé, nós dizemos que acreditamos em “Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, o seu único filho e Nosso Senhor” e lá no finalzinho dizemos “Creio no Espírito Santo”. Quando nós falamos estas coisas nós estamos dizendo que acreditamos em um Deus Trino. Esse Deus Trino é composto de três pessoas mas fazem parte de um só Deus. Olha só o Móbile da Santíssima Trindade. Nós temos aqui a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade que é Deus Pai, o nosso criador e que derrama o seu amor sobre nós. Nós temos também a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que é Deus Filho, o Nosso Senhor Jesus Cristo que é o nosso salvador porque morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados e temos a última pessoa, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade que é Deus Espírito Santo que nos guia e nos santifica. Todas estas pessoas formam a Santíssima Trindade, formam o nosso Deus. É difícil entender esse negócio de três coisas em uma só então, vamos fazer assim, vamos pensar no nosso café da manhã. No café da manhã a mamãe prepara um leite com chocolate super gostoso. Ela coloca um pouco de leite(vá colocando as coisas no pote transparente) que pode ser quentinho nos dias de frio ou frio nos dias de calor. Como vocês gostam do leite? Tem que ser quente ou frio? Então, a mamãe coloca no nosso leite um pouquinho de açúcar. Não pode ser muito senão faz mal pra saúde. Depois, ela coloca achocolatado. Eu gosto de colocar muito. E você? Vamos misturar isso bem. Olha como ficou. A gente consegue separar aqui o leite, do achocolatado e do açúcar? É claro que não. Se a gente for beber este leite, vamos experimentar de todos os ingredientes porque não tem como separar eles. A gente sabe que tem três coisas diferentes aí, mas elas se misturaram e se tornaram uma coisa só, inseparável, mas que é muito gostosa. Assim também é a Santíssima Trindade, são três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, misturados formando uma coisa só e que é muito boa.
(ESTA SIMPLES PREGAÇÃO FOI SUGERIDA POR RENATO QUEIROZ SARAIVA)

10 comentários:

  1. olá! boa noite!
    eu adorei essa forma de celebração com as crianças...muito lindo mesmo esse trabalho.
    parabéns....

    ResponderExcluir
  2. gabriella de oliveira3 de junho de 2009 20:43

    Oi querida professora adorei o blog do ministèrio infatil,graças a pessoas como você que o mundo melhora cada vez.Que o senhor te abençoe

    xau
    bj,bj,bj abraços abraços.........
    que a cada dia o ministèrio infantil cresça,prosperi!
    De sua aluna:Gabriella de Oliveira
    Sèrie:6 08

    ResponderExcluir
  3. MARIA LINDAURA PITOL FALQUETO5 de junho de 2009 19:32

    EU SOU CATEQUISTA , SEMPRE PROCURO POR ALGO QUE ME ENRIQUEÇA OS ENCONTROS QUE DOU NA CATEQUESE,POR ACASO DESCOBRI ESSE AQUI.SE NÃO FOR PEDIR MUITO ,GOSTARIA QUE ME ENVIASSE MODELOS DE LEMBRANÇAS PRA PRIMEIRA EUCARISTIA
    OBRIGADA E FICA COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE, GOSTARIA DE IDÉIAS PARA MISSA COM CRINÇAS EX: ENTRADA DA BIBLIA, ENCENAÇÃO DO EVANGELHO. A MISSA SERÁ DIA 27 E 28 DE JUNHO DE 2009.
    SANDRACRIANCAS@HOTMAIL.COM... SOU COORDENADORA DIOCESANA DO MPC DA DIOCESE DE FLORIANÓPOLIS/ SC.

    ResponderExcluir
  5. Achei excelente, a dinãmica atrai as crianças, manifesta o interesse e estimula alem das crianças, os próprios pais a traz~e-las aos domingos para participar das missas.Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Tania Aparecida de Oliveira18 de maio de 2010 16:48

    Parabéns. Estava procurando algo que explicasse sem complicar, e essa do achocolatado é ótima. Obrigado.
    Tania-Foz do Iguaçu

    ResponderExcluir
  7. Vocês estão de parabéns. Próxima Missa da Santíssima Trindade vamos utilizar sua idéia no teatrinho das crianças. No final da Missa serviremos leite achocolatado e adoçado para as crianças e comunidade. Deus os abençoe, Jesus proteja e o Espírito Santo ilumine seus trabalhos com as crianças.

    ResponderExcluir
  8. olá eu sou catequista na Paróquia Santa Margarida Maria em Santos-SP,amei essa idéia do achocolatado,só que eu gostaria de saber como é que faz esse móbile da santíssima trindade,se puder me mande por e-mail luciane1805@bol.com.br.Obrigada que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. ola sou catequista da paroquia sagrado coração em jundiai sp e estou sempre de olho neste blog pois nos ajuda muito nas missas com as crianças, visite nosso blog e se possivel nos ensine a fazer o mobile da santissima trindade http://catequesedocoracaodejesus.blogspot.com
    a paz de jesus
    cassia

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu ameiiiii.
    Sou catequista de Pré, tenho o entendimento pra mim do meu jeito mas acho dificuldade para transmitir.
    Estava aqui pensando como passar para as crianças a Santissima Trindade e eu simplesmente adorei.
    Obrigada.
    Renata Rossini
    Bjs e QUE DEUS ABENÇÕE VC CADA DIA MAIS

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO