quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

1º DOMINGO DA QUARESMA


Essa é a primeira missa do tempo quaresmal. Nossa sugestão é que as crianças entendam um pouquinho da quaresma, de penitência e da Campanha da Fraternidade.

ACOLHIDA:
COMENTÁRIO: Bom dia!
FANTOCHE– Bom dia (responde mal humorado)
COMENTÁRIO Ué Por que essa tristeza?
FANTOCHE Horas por que a quaresma começou e agora até vou passar fome lá em casa.
COMENTÁRIO Fome? Do que que você ta falando?
FANTOCHE – Ai, ai. É que a minha mãe não quer que eu coma carne nem quarta e nem sexta. Quer que eu fique mais quieto um pouco. E eu nem sei pra que isso?
COMENTÁRIO não é nada disso, e você também não vai passar fome. Estamos num tempo importante pra nossa Igreja. Sabe Jesus, o seu melhor amigo? Durante quarenta dias ele esteve em uma montanha, Ele orou, e sofreu muitas tentações. Nesse tempo somos convidados a refletir a vida de Jesus e a nossa. Olhar pra dentro do nosso coração, reconhecer atitudes boas e ruins que temos cometido. Fazer uma penitência nos Ajuda a refletir. Sua mãe escolheu da carne, mas você pode escolher qual será a sua? Não jogar vídeo game, não comer doces, não tomar coca cola...
FANTOCHE - Fazer penitência vai me ajudar a ser melhor? Então eu vou fazer com alegria.
COMENTÁRIO: Então com alegria cantemos acolhendo o Pdre. Júlio , os ministros, os coroinhas...

PERDÃO:
FANTOCHE ANJO: Olá crianças! Oi tia .... quero convidar vocês pra nós pensarmos um pouco em nossas vidas. O que será que trazemos em nossos corações?
COMENTÁRIO: Abrir um grande coração e ir tirando palavras que expressem: desânimo, cansaço, tristeza..... Conduzir um momento de perdão.... Meu coração ta tão diferente.
FANTOCHE ANJO: é isso mesmo , o coração de quem tem Jesus tem que ser diferente. Vamos cantar ?
O CORAÇÃO DA MENINA E DO MENINO......


LITURGIA DA PALAVRA:
COMENTÁRIO – Agora assentados ouviremos a Palavra de Deus.
(dinâmica do cotonete e dá chavinha abrindo o coraçãozinho).

EVANGELHO –
COMENTARIO: O Evangelho de hoje nos narra uma tentação sofrida por Jesus Cristo. E nós quantas tentações nos impedem de sermos verdadeiros cristãos? de pé aclamemos o Santo Evangelho.

OFERTÓRIO:
COMENTÁRIO – Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos lançar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
COMENTÁRIO- Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Senhor.

AÇÃO DE GRAÇAS OU HOMILIA :
COMENTÁRIO: Nós estamos no tempo da quaresma. Esse tempo se iniciou na quarta-feira de cinzas. As cinzas que recebemos neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida.
SARA: A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo.
PEDRO: Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
COMENTÁRIO: O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
SARA: A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
PEDRO: Mas isso não deve ser somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida.
COMENTÁRIO: É por isso que nesse tempo também celebramos a Campanha da Fraternidade. Pois A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução.
SARA: ela busca despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, visando uma sociedade justa e solidária.
COMENTÁRIO: neste ano a CF nos convida a refletirmos sobre a economia e a vida. Nós não devemos servir a dois senhores. Ou servimos a Deus ou ao dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO