terça-feira, 28 de setembro de 2010
MISSA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
ACOLHIDA
(a procissão de entrada pode ser composta por crianças vestidas de anjos ou túnicas azuis lembrando o manto de Maria. Pode-se preparar um biombo bem bonito e na sua frente um altar para colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No biombo pode-se escrever em corações os nomes das crianças que estão na missa e ir colocando à medida que elas chegarem. Quando a imagem chegar pode-se pedir que Nossa Senhora interceda por aquelas crianças e por suas famílias. Também pode-se preparar os direitos das crianças para trazer na procissão das ofertas e colocar no biombo.)
Com: Bom dia crianças! Bom dia a todos! Bom dia Samuel e Talita. Que bom que nos encontramos de novo!
Samuel: Bom dia tia ... Pois é, e hoje é um dia muuuuuuito especial! É o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasiiiiiiillll e sabe de quem mais ? De Quem? De quem?
Talita: É um dia que adoro, pois a gente ganha muiiiiitos presentes, é o dia das crianças!
Com: Bem lembrado amiguinhos! Nesta celebração vamos pedir a benção a Nossa Senhora para o nosso Brasil e também para as nossas crianças!
Samuel: Eta nois! Que alegria!!!!
Com: Então amiguinhos com muita alegria vamos cantar para receber o padre ... e a procissão de entrada , neste dia em que homenageamos Nossa Senhora e as nossas crianças. Agitando nossas bandeirinhas cantemos.
ENTRONIZAÇÃO E COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SRA. APARECIDA
Com: Sabe crianças há muitos anos atrás, numa cidadezinha chamada Guaratinguetá, moravam três pescadores: Domingos, João e Felipe. Um dia eles saíram para pescar e jogaram a rede e para surpresa deles, acharam a cabeça da imagem, depois disso começaram a pescar tantos peixes que ficaram com medo de afundarem. Os três ficaram muito felizes e agradecidos pela pescaria. Vocês devem estar se perguntando: se a imagem estava quebrada, porque não a jogaram de volta no rio? É porque viram naquela pescaria um grande sinal de Deus e deram a imagem o nome de Nossa Senhora Aparecida, porque ela apareceu no rio. Agora cantando e agitando nossas bandeirinhas vamos receber a imagem de Nossa Senhora para coroá-la.
SUGESTÃO: COM O CANTO SOU CAIPIRA PIRAPORA DARÁ A ENTRADA DE 3 PESCADORES TRAZENDO UMA REDE, DUAS CRIANÇAS TRAZENDO A BANDEIRA DO BRASIL, UMA CRIANÇA TRAZENDO UM ROSÁRIO, UMA CRIANÇA NUM ANDOR DE VESTE VERDE TRAZENDO A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA E POR ULTIMO OUTRA CRIANÇA TAMBÉM NUM ANDOR COM VESTE AMARELA TRAZENDO A COROA)
ATO PENITENCIAL: por conta do sacerdote
LITURGIA DA PALAVRA
Com: Sabem, crianças, aquele momento em que nós sentamos no colo da mamãe e ela nos conta uma história bem bonita?
Talita: Pois é, agora nossa mãezinha querida quer que ouçamos uma história bonita, igual aquelas que ela contava pra Jesus. Por isso, vamos ouvir com bastante atenção e bem caladinhos .
ACLAMAÇAO DO EVANGELHO: ( AGITAR BANDEIRINHAS)
Com: Em pé com alegria cantemos saudando o santo Evangelho.
HOMILIA
Contar a história de Nossa Senhora Aparecida. Para tal, vá contando a história utilizando materiais que se assemelhem aos objetos presentes nos acontecimentos:
Bom dia, crianças! Hoje vamos aprender sobre a história de Nossa Senhora Aparecida! Todos atentos porque já vai começar!
(Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio)
Há muito tempo atrás, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes. Um dia ensolarado e bonito 3 pescadores resolveram pescar. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram: para o meio do rio! Mas não haviam peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede” que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede havia nela a imagem do corpo de Nossa Senhora Aparecida. Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida). E neste momento, um monte de peixes começaram a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com N. Senhora Aparecida no meio do barquinho). Foi então que eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos 3 pescadores, o Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha- pode ser de papelão, cartolina, como sua imaginação preferir) e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Durante todo esse tempo, ela fez muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...
Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando pela Santa tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente ao santuário que tinham criado para Santa preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. Aí, as correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas, abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).
Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina vira para sua mãe e diz: “Mamãe, como é linda essa igreja!”(no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).
No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa!
Vamos rezar então uma Ave Maria para agradecer o grande amor que Nossa Senhora tem por todos nós? (terminar com uma oração)
OFERTORIO
Com : Então este o é momento de abrirmos nosso coração e colocarmos diante do Senhor as nossas ofertas. Vamos trazer os direitos da criança desejando e pedindo a nossa Mãezinha que cada criança desse nosso imenso Brasil seja respeitada e amparada. Vamos pedir que Nossa Senhora interceda por todas as crianças do nosso Brasil especialmente essas aqui que estão aqui bem pertinho dela e por suas familias.
HOMENAGEM A NOSSA SENHORA E ÀS CRIANÇAS
Com: Crianças agora cheguem aqui a frente e fiquem ao redor da imagem de Nossa Senhora para que padre .... lhes dê a benção . Estendamos nossos braços em direção á imagem de Nossa Senhora e ás nossas crianças.
PR: Senhor nosso Deus, que da boca das crianças recebestes o louvor do vosso nome, olhai benignamente para estas crianças que a fé da Igreja recomenda à vossa imensa piedade; e assim como o vosso Filho, nascido da Virgem Maria, recebia de boa vontade as crianças, as abençoava e abraçava e as propunha a todos como exemplo a imitar, assim também, Pai santo, derramai sobre elas a vossa bênção, para que, à medida que vão crescendo, por meio da sã convivência com as pessoas maiores e com a assistência do Espírito Santo, se tornem testemunhas de Cristo no mundo e sejam mensageiras e defensoras da fé que professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
CANTAR O SEGUINTE REFRÃO: DAI-NOS A BÊNÇÃO, Ó MÃE QUERIDA, NOSSA SENHORA APARECIDA.( BIS)
MISSA 27 DOMINGO COMUM

(prepare um coração com uma porta - lá dentro coloque palavras como mentira, ódio, raiva...)
HOMILIA
(contar a história da borboleta- prepare a borboleta e uma caixa para ser seu casulo)
A Lição da Borboleta
Dani: Oi amiguinha, o que foi?
Robertinha: Ai tia Dani não sei explicar, parece que nada dá certo comigo.
Dani: Como assim?
Robertinha: Ai eu rezo, rezo e não vejo nada acontecer.
Dani: Está é faltando fé.
Robertinha: Eu tenho fé.
Dani: Mas parece que está bem fraquinha. Às vezes você não está vendo o que Deus quer te falar. Vou contar uma história para ajudar.
"Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo de borboleta. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido mais longe que podia e não conseguia ir mais.
domingo, 19 de setembro de 2010
MISSA 26º DOMINGO COMUN- DIA DA BÍBLIA
Atenção: Neste domingo comemora-se o dia da Bíblia, é apropriado dar destaque a ela durante a liturgia. Sugiro que prepare um cantinho especial. Monte um biombo bem bonito com uma imagem de Jesus (desenho, EVA...) no centro. Em volta cole versículos bíblicos referente ao evangelho, de preferência com citações. Ex: “Deixai vir a mim as criancinhas”, “Eu sou o caminho a verdade e a vida”.Na frente do biombo coloque uma mesinha e sobre ela a Bíblia. Quem não fez a procissão da Bíblia no inicio do mês pode fazê-la hoje. Se você estiver fazendo o cantinho da leitura aproveite o biombo para falar sobre a bíblia.
Com: Está mesmo amiguinho. Este cantinho aqui está nota 10. Sabe quando cheguei aqui e li esses versículos me senti amada.
Com: Eu também, vamos logo receber o nosso amigo padre....... Com alegria fiquemos de pé para acolher nosso celebrante, os ministros, coroinhas e as crianças cantando.
Com: Chegou o momento que estávamos esperando. Vamos ficar bem atentos para ouvir o que o Senhor vai nos falar. (Atenção: se possível ir até o biombo e pegar a Bíblia de lá para fazer a leitura. Para ficar mais interessante pode vestir uma pessoa de profeta. Ai o comentarista anuncia : com atenção vamos ouvir a leitura do profeta Amós)
EVANGELHO
Com: Ouvimos a leitura do livro do profeta Amós, demos nossa resposta cantando o salmo, agora é o próprio Jesus que vai nos falar.Em pé aclamemos o santo evangelho cantando.
(prepare uma caixa com a Biblia la dentro)
Seu João era um homem bom, casado, trabalhador e pai de dois filhos: Pedro e Ana.Pedro trabalhava muito para ajudar em casa e mal tinha tempo para correr, brincar ou conversar com a familia. Meu filho vem cá. Mais tarde papai, to atrado e preciso honrar os compromissos. Seu pai estava preocupado e certo dia chamou toda a familia e disse: Hoje vamos sentar todos, nos alimentar e vou contar uma coisa a vocês. Seu João pegou uma caixa em suas mãos e falou:

O que papai? todos estavam curiosos para ver o que havia na caixa. Conta logo papai. Calma meninos preciso que me prometam que vão guardar esse tesouro com cuidado e principalmente que vão fazer tudo que ele ensinar. Sim, todos respoderam alvoroçados. Seu João abriu a caixa bem devagarinho e sabe o que tinha lá? (abrir a caixa e retirar a bíblia) Aqui meus filhos está toda sabedoria do seu pai e toda nossa riqueza. È aqui que aprendi tudo que sei e ensinei a vocês: precisamos amar o próximo e acolhe-los. Não podemos ser egoistas e rancorosos. O que temos aqui em casa sempre partilhamos com outros. Quero que guardem todas essas palavras em seus corações pois não devemos só acumular riquezas na terra. O que temos Deus nos deu e se recebemos com amor devemos ser agradecidos e partilhar com os outros. Papai quero ser sábio como o senhor, disse Pedro, por toda minha vida vou ajudar os outros e partilhar o que tenho. Eu também papai nunca nos faltou amor e não deixaremos faltar amor aos que tiverem ao nosso redor. Eu amo vocês meus filhos. Nós também papai. Assim eles encerraram a reunião daquela noite e foram descansar com o coração cheio de amor e alegria. Deus quer que nós também vivamos assim sendo amorosos, generosos e caridosos com os outros. Sua palavra é viva e está no meio de nós.
COMUNHÃO:
Não deixe esse momento passar em branco. Convide as crianças para irem lá perto do altar e olhar pra Jesus e falar com ele, convidando-o para morar em seu coração e ir com elas para todos os lugares que elas forem. Então peçam que fechem os olhos e agradeça a Jesus por tudo que ele tem feito por elas.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
MISSA DOMINICAL
MISSA DOMINICAL
sábado, 11 de setembro de 2010
FORMAÇÃO
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
25º DOMINGO COMUM

Sugestão 02: História
"Numa floresta bem perto daqui vivia uma linda família de pássaros. Eles eram bonitos, bem coloridos. A mamãe pássaro ensinava os filhotes a fazer o que é certo e andar no caminho do bem. Papai pássaro, ah, esse andava preocupado. Seu filho mais novo, Tico era muito levado e passava horas e horas só brincando. Certo dia papai pássaro resolveu dar uma tarefa importante paraTico realizar. Pediu que Tico levasse sementes até a terra dos fazendeiros depois da floresta. Aquelas sementes serviriam de alimento para 03 famílias de pássaros.Antes de deixa-lo ir ele exclamou: tome muito cuidado a floresta oferece3 perigos e estas sementes dprecisam chegar lá. Tico saiu feliz, rodopiando no ar. Logo na primeira curva encontrou seu melhor amigo chorando e triste. Não resistiu, parou e foi ver o que estava acontecendo. Amigo o que foi? Bati o meu biquinho e esta doendo, não consigo comer, to com fome.Se eu tivesse pequenas sementes para comer. Mas, o que faz aqui, e o que tem ai na sua asinha?Tico mostrou. Nossa é comida, oba meu amigo e já ia pegando as sementes quando Tico num salto falou: espere essas não posso te dar. Tenha a missão de levá-las as terras do fazendeiro. Vai me deixar com fome? isso é que é amigo em... Não é nada disso seu bobo. Você vai comigo eu cumpro minha missão e ai vou te ajudar a encontrar alimento. E assim eles fizeram. Como eles passaram horas procurando, o dia escureceu e o pai de Tico estava apavorado. Quando Tico chegou contou tudo ao pai que lhe abraçou e disse que ele era um bom filho e que confiaria a ele uma missão especial: transportar as sementes que sustentariam a primavera daquele ano." O pai do passaro confiou a ele muitas outras missões. Assim é Deus conosco, ele nos confia pquenas coisas e se somos fiéis nos confia muito mais.
Dê sua opinião

quinta-feira, 2 de setembro de 2010
24º Domingo Comum- Deus não nos abandona

