quinta-feira, 2 de setembro de 2010

24º Domingo Comum- Deus não nos abandona

ACOLHIDA:
Samuel:(começa cantando escondido na casinha e vai saindo devagarinho). Eu vou, eu vou pra missa agora eu vou (2x) cantar eu vou, rezar eu vou laiá, laía. Bom dia amiguinhos!
Com: Bom dia Samuel! Bom dia crianças! Nossa você está numa alegria que me contagiou.
Samuel: Ai!(suspiro) é que o amor de Deus é tão grande. Cada dia eu fico mais apaixonada por Jesus.
Com: Eu também. Pudera né esse amor que Deus tem por nós não dá nem pra medir. Deus não escolhe quem vai amar. Ele ama todo mundo.
Samuel:é parecido com o sol, ilumina todo mundo.E nos aquece também.
Com: é verdade amiguinho (pegar um sol de EVA ou Papel desenhado) o sol ilumina todos os lugares. Ele não escolhe iluminar aqui pra mim ou só ai pra você.Ele ilumina por inteiro mesmo que tenha só uma aberturinha pra ele entrar.
Samuel: Deus é assim não escolhe só alguns pra amar. Ele ama a todos. Santos ou pecadores.
Com: E se a gente abrir só uma portinha do nosso coração ele nos invadirá por inteiro com seu amor.
Samuel: Será que o padre hoje está feliz como nós com esse amor?
Com: Só perguntando pra ele. Vamos recebê-lo? Em pé e com alegria cantemos.

ATO PENITENCIAL
(preparar uma caixa preta , um coração vermelho, alguns papéis para envolvê-lo, corações amarelos- eles serão usados para ilustrar o momento)
Com: Sabe padre depois dessa acolhida tão bonita fiquei pensando no que o Samuel falou sobre o amor de Deus.
Samuel: O que eu falei?
Com:Que Deus ama a todos inclusive o pecador.
Samuel: e é verdade.
Com: é sim ele ama o pecador, mas ele detesta o pecado. O pecado nos afasta do amor de Deus. Quando mentimos, xingamos , desobedecemos é como se o nosso coração fosse colocado numa caixa (colocar o coração vermelho na caixa) e a luz de Deus não nos alcança.(jogar corações amarelos, eles baterão na caixa e cairão). Nosso coração fica vazio de amor e duro como uma pedra.
Samuel: ai credo, eu sei que sou pecador mas eu não quero esse coração duro não, eu to pelejando pra não pecar.
Com: todo somos pecadores, precisamos a cada dia se esforçar para não voltar a pecar. Vamoe reconhecer nossos pecados e pedir perdão a Deus? O perdão de Deus retira nosso coração dessa caixa. Retira também a casca dura que esta em volta dele e nos enche de amor, nos dá vida nova. você quer hoje ser cheio do amor de Deus. Então abaixa sua cabeça e apresenta pra Jesus seu coração. Jesus aqui está meu coração. Sou pecador. Perdão senhor pelas vezes que menti, desobedeci, não perdoei.... Senhor tende piedade de mim, Cristo Jesus tende piedade de mim.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Nossa pessoal a semana passada quem estava aqui? Vocês se lembram que fizemos uma procissão linda para recer a Bíblia? Pois bem ela está no meio de nós, ela traz palavras de vida eterna. (pegar a Bíblia e levantá-la) vamos saudá-la com nossas palmas. Leve sua mão ao coração e reze comigo assim: Senhor que eu possa ouvir tua palavra e guarda-la em meu coração. Faz-me fiel a ela e praticante do teu amor todos os dias. Amém. Ouçamos com alegria a primeira leitura.

EVANGELHO
Com: O amor de Deus é tão grande que nos alcança aonde quer que estejamos e nos alcança também por meio de sua palavra. Em pé com alegria aclamemos o Santo Evangelho, cantando.

HOMILIA
(teatro com dois personagens- procure colocar uma roupa diferente das que estavam usando na missa. Prepare figuras que sirvam de desenho e esconda um)

P1: (entra chorando e procurando alguma coisa)
P2: Oi amiga, tudo bem? Ué você está triste? Está chorando?
P1: é que eu perdi um dos meus desenhos.
P2: Mas olha quantos tem aqui na sua mão. Tem desenho de Maria, anjos, crianças. Todos tão bonitos. Não chore.
P1: Mas aquele era especial, era único.Eu o fiz com tanto carinho. Demorei horas desenhando. Cada linha, cada cor , ai (suspiro)
P2: Não liga não sua boba, você faz outro.
P1:Mas não será igual. Nunca farei outro daquele jeito.

P2: Deixa eu ver esses.(senta e fica olhando os outros)
P1:Achei!iuh!(faz a maior festa) Encontrei amiga. (mostra o desenho de Jesus com as crianças)
P2: é mesmo lindo esse desenho!
P1: Viu! Assim é Jesus com cada um de nós. Deus nos criou a sua imagem, pensou em cada detalhe, na cor da nossa pele, no nosso cabelo. Nos encheu de amor. Jesus nosso pastor também vem cheio de amor. Ele não quer perder nenhum de nós para o pecado, a violência, a ira, a guerra. Pelo contrário nos quer ao seu lado para nos dar carinho, paz, alegria e encher nossa vida de amor.

2 comentários:

  1. Olá Daniela, a Paz de Cristo!
    Gostaria muito de sua ajuda. Dia 25/09 a catequese irá ser responsável pela missa e gostaria se pudesse enviasse pra mim esses comentários de missa para que eu possa usar neste dia. Desde já agradeço! meu endereço de imail é adrianacatequese@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniela, eu gostaria de sua ajuda, neste domingo eu juntamente com algumas crianças,e adolescentes ficamos responsavel pela celebração dominical, queria fazer uma entrada da biblia diferente, uma coreografia de música, algo q chame a atenção e insentive as crianças e adolescentes,vc tem alguma idéia algo q ja fez. Se puder me ajudar me responda no meu email: linnymartins@bol.com.br
    Desde já fico grata

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO