segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MISSA 31º DOMINGO COMUM

                             JESUS TRANSFORMA A VIDA

ACOLHIDA
Fantoche: (começa cantando meio desafinado e passando um espanador na casa) entra na minha casa, entra na minha vida, lalaia,laia laia..
Com: Bom dia amiguinho, bom dia crianças. Estou vendo aqui vassoura, rodo, espanador. O que está fazendo.
Fantoche: To limpando minha casa por que vou receber uma visita especial. To xique bem!
Com: Aé. Que visita é essa?
Fantoche: È Jesus!
Com: Como assim amiguinho?
Fantoche: O padre falou que essa semana Jesus ia visitar a casa de alguém e essa pessoa teria sua vida transformada. Então né. Vai que essa pessoa sou eu, to arrumando para esperar Jesus.
Com: ai amiguinho, você é muito engraçado. Jesus vai visitar memo a cada um de nós. Como ele fez uma vez com Zaqueu hoje irá fazer conosco. Ele quer entrar em nossa casa, visitar nossa família e transformar tudo que esta errado em amor, alegria, respeito....
Fantoche:  E que horas que ele vem? Já tá chegando? Ainda não to vendo ele.
Com: Calma amiguinho, todos vamos perceber a presença dele no meio de nós. Você sabia que também nós somos convidados a ser como Jesus na vida das pessoas?
Fantoche: Como assim? Me dá um exemplo pra eu entender melhor.
Com: O padre Marcelo uma vez contou uma história do par de sapatos. Em uma tarde fria de inverno. Uma senhora passa ela rua e vê um menino de pés descalços, roupa em frangalhos, diante de uma vitrine.

Seus olhinhos estão presos na exposição de sapatos.
Ela perguntou sorrindo: - O que está fazendo aqui? Não está sentindo frio?
- Estou pedindo ao bom Jesus que me arranje um par de sapatos.
- Então venha comigo. Vejamos se Jesus gosta de ajudar meninos como você.
Entrou com ele na loja, onde, aliás, era muito conhecida e pediu uma bacia com água quente para lavar os pés do menino. Depois lhe comprou meias de lã e um par de sapatos. O garotinho continuava surpreso sem dizer uma palavra. No final, quando a mulher fez menção de deixá-lo, ele a fitou demoradamente, olhinhos úmidos e perguntou:
- A senhora é a mãe de Jesus?
- A mãe de Jesus?- Não, meu filho, apenas a Sua serva.
Fantoche: que tudo!
 Com: Jesus espera que sejamos testemunhas do Seu Amor. Por isso, todos os dias, ele coloca em nosso caminho pessoas que necessitam de alguma ajuda. Basta deixar que o Espírito Santo nos conduza e então seremos verdadeiros instrumentos do amor de Jesus.
Vamos convidar o padre pra entrar e nos contar logo tudo que Jesus quer nos ensinar hoje?
Fantoche: aham.
Com: Todos em pé cantemos com alegria para acolher o padre, os ministros,....


LITURGIA DA PALAVRA
Com: A leitura de hoje nos mostra como Deus é misericordioso. Como ele zela por cada um de nós. Preparemos para ouvir com atenção.

EVANGELHO
Com: Jesus é a maior prova do amor de Deus no meio de nós.Ele veio até nós para socorrer os que se encontram perdidos. Em pé cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.

HOMILIA
Adaptação do texto A borboleta e o cavalinho de Silvana Duboc por Roberta Resende Barbosa

Há muitos anos atrás viviam em uma floresta um cavalinho, uma borboleta e seus amigos.Eles eram muito diferentes, não tinham quase nada em comum.A borboleta era livre, voava por todos os cantos da floresta enfeitando a paisagem.Já o cavalinho, tinha grandes limitações, não era bicho solto que pudesse viver entregue à natureza.
Certo dia, um homem visitou a floresta e colocou um cabresto no cavalinho e a partir daí sua liberdade foi impedida.A borboleta, embora tivesse a amizade de muitos outros animais e a liberdade de voar por toda a floresta, gostava de fazer companhia ao cavalinho, ela ficava ao lado do cavalinho, não por pena, mas porque lhe agradava, ficava com ele por companheirismo, afeição, dedicação e carinho.

Assim, todos os dias, ia visitá-lo, quando chegava levava sempre um coice, só depois recebia um sorriso.Entre o coice e o sorriso a borboleta optava por esquecer o coice e guardar dentro do seu coração o sorriso.O cavalinho sempre pedia que a borboleta que lhe ajudasse a carregar o seu cabresto por causa do seu enorme peso.
Ela, muito carinhosamente, tentava de todas as formas ajudar o cavalinho, mas isso nem sempre era possível por ser ela uma criatura tão pequena e frágil.
Alguns anos se passaram e em uma manhã de verão a borboleta não apareceu para visitar o seu companheiro.
Preocupado em se livrar do cabresto. Ele nem percebeu que sua amiga não tinha ido visitá-lo. E vieram outras manhãs e mais outras e milhares de outras, até que chegou o inverno e o cavalinho sentiu-se só e finalmente percebeu a ausência da borboleta.

Resolveu então sair do seu canto e procurar por ela.Caminhou por toda a floresta a observar cada cantinho onde ela poderia ter se escondido e não a encontrou.Cansado se deitou na sombra de uma árvore.
Logo em seguida um elefante se aproximou e lhe perguntou :
-Quem é você? O que você faz por aqui?
-Eu sou o cavalinho do cabresto e estou à procura de uma borboleta que sumiu. Respondeu o cavalinho.
- Ah, é você então o famoso cavalinho? Perguntou o elefante.
- Famoso, eu?
- Eu tive uma grande amiga que me disse que também era sua amiga e falava muito bem de você. Mas afinal, qual borboleta que você está procurando? Quis saber o elefante.
- É uma borboleta colorida, alegre, que sobrevoa a floresta todos os dias visitando todos os animais amigos. Explicou o cavalinho.
- Nossa, mas era justamente dela que eu estava falando. Você não ficou sabendo? Perguntou o elefante.
-Ela morreu e já faz muito tempo. O elefante completa a fala.
- Morreu? Como foi isso? O cavalinho pergunta assustado.
- Dizem que ela conhecia, aqui na floresta, um cavalinho, assim como você e todos os dias quando ela ia visitá-lo, ele dava-lhe um coice. Ela sempre voltava com marcas horríveis e todos perguntavam a ela quem havia feito aquilo, mas ela jamais contou a ninguém. O elefante tristemente explicou.
-Insistíamos muito para saber quem era o autor daquela malvadeza e ela respondia que só ia falar das visitas boas que tinha feito naquela manhã e era aí que ela falava com a maior alegria de você. O elefante concluiu
Nesse momento o cavalinho já estava derramando muitas lágrimas de tristeza e de arrependimento.
- Não chore meu amigo, sei o quanto você deve estar sofrendo. Ela sempre me disse que você era um grande amigo. Ouvindo aquilo tudo o cavalinho mudou completamente. Saiu pela floresta sem se preocupar com o peso que carregava, mas passou a sorrir e conversar com todos. Sua vida mudou quando ele percebeu o tamanho do amor de sua amiguinha borboleta."
A borboleta é como Jesus que vive ao nosso lado tentando nos ajudar na nossa caminhada. Ela olhou pra o cavalinho com amor assim como Jesus olhou com amor para Zaqueu. Jesus viu seu coração e não o seu pecado. Zaqueu após ter visto e sentido o amor de Deus mudou de vida. o cavalinho também. E nós? será que podemos continuar pecando ou precisamos também reconhecer a presença de Jesus vivo em nosso meio?
Pode ser uma avó contando uma história para os netinhos também. Aí ela conta a própria história de Zaqueu...


SUGESTÃO 02 - Laiz R. Barbosa
Contar a própria história de Zaqueu.
Há muito tempo havia um homem ele fazia coisas ruins, era cobrador de impostos... Mas ele encontrou com Jesus e queria muito vê-lo e então subiu na árvore. Mas crianças vocês acham que Jesus não sabia que Zaqueu estava ali? Jesus sabia, assim como Ele nos conhece, conhece nossos passos, as coisas erradas que fazemos alias Ele é o único que conhece até mesmo nossos pensamentos. Sabe quando pensamos uma besteirinha de vez em quando ou quando desejamos mal pra alguém, então Jesus conhece todos os nossos pensamentos. Ele sabe de tudo. Então vamos rezar assim: Jesus me abençoa, abençoa meus pensamentos pra que eu possa pensar muitas coisas boas, e não deixa que eu fique longe de Você, não deixe que eu faça coisas ruins...

OFERTÓRIO:

Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos lançar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando

COMUNHÃO:

Com: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Senhor.

3 comentários:

  1. Obrigado Deus por estas pesóas que nos ajudam a preparar nossas celebrações. Dê a elas tudo que for necessário para que vivam em Ti. Amém!

    Silvana - Marília - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Ai! Desculpa. Digitei errado "pessoas".

    ResponderExcluir
  3. Amém Silvana... Deus nos abençoe nessa missão de levar à Jesus todas as crianças que nos forem confiadas.
    A paz do menino Jesus esteja com você e sua equipe.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO