terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MISSA DO BATISMO DE JESUS

ACOLHIDA:



Com: Bom dia!
Samuel: Bom dia crianças! Bom dia tia Dani, hoje é um dia mais que demais.
Com: É verdade Samuel, hoje celebramos o batismo do Senhor.
Samuel: Aí eu sei, também já fui batizado sabia? Foi uma festa tão linda. Minha madrinha me contou que nesse dia eu recebi o Espírito Santo.
Com: É verdade, Deus te ama tanto que derramou sobre sua vida o ES. Vocês sabem o que é o ES?
Samuel: é .... acho que é....melhor não arriscar conta aí pra todo mundo.
Com: O Espírito Santo é Deus. E Ele nos ajuda todos os dias a descobrir o melhor caminho para o céu.O Espírito Santo é um presente de Deus pra nós.
Samuel: Não entendi.
Com: Tão vendo esse balão? Para que serve um balão? (brincar, enfeitar, alegrar, jogar, etc.)


1- Este balão vazio está pronto para fazer tudo isso? (não)


2- O que está faltando? (enchê-lo). O cristão também nasceu para amar, servir, perdoar, etc. e não para viver sozinho. Um cristão vazio não consegue servir.


3- O que enche este balão que o faz ficar pronto para ser usado? (o ar). E o cristão? Quem o enche e o torna pronto para amar, servir, etc? ( o Espírito Santo)


4- Para encher o balão temos que fazer o quê? (soprar). Para ficarmos cheios do Espírito Santo é Jesus quem sopra no nosso batismo. (sopra o balão).


5- O balão está cheio, mas não vejo nada dentro dele. O Espírito Santo também está em nós e não o vemos, apenas o sentimos como o ar.


6- (soltar no ar o balão cheio sem amarrar). Quem está movimentando o balão? (o ar que sai de dentro o empurra para frente). Cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.


7- Entenderam? o ES nos é dado no nosso batismo e nos direciona ensinado-nos a seguir no caminho reto para o resto de nossas vidas.


Vamos ficar de pé e acolhermos com alegria o nosso celebrante.......


PERDÃO: Agora é hora de olharmos o nosso coração. O ano está começando a todo vapor e temos que nos vigiar pra evitar que aqueles pecadinhos invadam nosso coração e tomem conta dele fazendo -o se tornar amargo, rancoroso, mentiroso... Vamos pedir perdão a Deus por tudo que fazemos e que as vezes nem sabemos que é pecado? (conduzir uma oraçãod e perdão e em seguida cantar um canto apropriado).


LITURGIA DA PALAVRA :
Com: Agora é hora de escutarmos a voz de Deus que nos ama muito do jeito que nós somos. Deus não faz distinção das pessoas ele simplesmente ama. dinâmica do cotonete e dá chavinha abrindo o coraçãozinho.


EVANGELHO:
Com: Que o Senhor abençoe, com a paz o seu povo trazendo –nos alegria e amor. Em pé aclamemos santo evangelho cantando com alegria.


HOMILIA:
SUGESTÃO 01: O padre pode conversar com o fantoche dinamizando a homilia.

SUGESTÃO 02: Pode-se fazer um teatro falando da importância do batismo.


Mãe: olá!
Secretária: Bom dia. Em que posso ajudar?
Mãe: Vim trazer meu filho, gostaria que ele fosse batizado.
Secretária: è uma alegria para nós sua presença aqui. Que bom que vai batiza-lo.
Mãe: Será que é mesmo preciso? Olha é que a minha amiga que trabalha aqui na igreja, será madrinha e ela insistiu que eu viesse.
Secretária: Ser batizado é necessário e não só preciso. Quando somos batizados somos libertos do poder das trevas e tornamo-nos livres, sendo assim chamados filhos de Deus. A criança é apresentada a comunidade pelo seu nome, em seguida é ungida com o óleo do batismo numa linda oração. Nesse momento o Espírito Santo penetra na criança como o óleo e ela passa a ter o cheirinho de Deus.
Mãe: Nossa meu filho vai ficar com o cheirinho do Papai do Céu. Conte-me mais sobre isso.
Secretária: Depois disso ela é batizada na água em nome da Santíssima Trindade. Do Pai criador que a fez com tanto amor, de seu filho Jesus que morreu pela sua salvação e enfim do Espírito Santo que a conduzirá ao longo de sua vida. Até o próprio Jesus foi batizado.
Mãe: Nossa que lindo! Posso batizar hoje mesmo?
Secretária: Não. É necessário uma pequena preparação. Vamos falar com o padre e marcamos a data assim que possível. Que bom seria se todas as nossas crianças fossem batizadas.
(as duas saem conversando até a sacristia)




OFERTÓRIO:
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro e quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.


PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista


PAZ: fantoche de crianças cantando


COMUNHÃO:
Com: Que bom, já chegamos neste momento especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso braço assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Senhor.

2 comentários:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO