domingo, 6 de março de 2011

1º DOMINGO DA QUARESMA

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ACOLHIDA:

(enfeitar bem o fantoche/ se possível o comentarista entrar com o Planeta Terra nas mãos com bandeides pregados nele e algumas manchas pretas de papel/ preparar um biombo com o cartaz da Campanha da Fraternidade e ao lado colar frases com pequenas atitudes que podemos fazer para ajudar o Planeta/ as atitudes serão colada durante o comentário- se quiser pode deixar algumas crianças entrarem com elas na procissão )

Samuel: Bom dia!
Com:Bom dia! Que alegria nos encontrarmos mais uma vez aqui para essa grande festa. Por falar em festa, parece que alguém hoje esta de arrasar!
Samuel: Eu vim para a festa de abertura da Campanha da Fraternidade.
Com: E você viu que o tema este ano é dez. Fraternidade e vida no Planeta.
Samuel: Ah! agora eu quero ver! Sabe eu cuido das coisas que o papai do céu criou. Eu acho a maior feiúra o que os homens estão fazendo com nossa casa.
Com: Bonita essa fala sua Samuel. Sabe crianças olhem aqui o nosso Planeta. Ele não está bem. Está sufocado de tanta fumaça, os rios sofrem com tanto lixo, as árvores não conseguem mais retirar tanto gás da atmosfera.
Samuel: (chora) Coitadinho.
Com: Somos convidados a repensar nossa vida e a cuidar de nossa casa. Esse Planeta é nossa casa. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença.
Água: (criança vestida de azul) não escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira ligada. Economizar no banho também.
Árvores: (criança de verde) Plantar um árvore é sempre bom. Evitar colocar fogo nas matas.
Ar: (criança de branco) Catalizadores nos carros e filtros nas indústrias.
Dona de casa: ( mulher com avental e vassoura) use detergente biodegradável, leve sacolas recicláveis para a feira.
Executivo: (homem de terno) evite o desperdício de água ao lavar o carro e nada de latinhas de cerveja nas ruas.
Com: Essas são pequeninas coisas que podemos fazer. Vocês são filhinhas amadas de Deus? Então precisamos cuidar do que ele nos deu. Agora vamos chamar logo o padre para essa festança? Cantando e em pé acolhamos o padre....

ATO PENITENCIAL
Com: Precisamos repensar nossa atitudes não é mesmo amiguinho? Ué Por que essa tristeza?
Samuel: O Planeta tá doente e a a quaresma começou. Agora preciso ajudar o Planeta e vou passar fome lá em casa.
Com: Fome? Do que que você ta falando?
Samuel: Ai, ai. É que a minha mãe não quer que eu coma carne nem quarta e nem sexta. Quer que eu fique mais quieto um pouco. E eu nem sei pra que isso?
Com: não é nada disso, e você também não vai passar fome. Estamos num tempo importante pra nossa Igreja. Sabe Jesus, o seu melhor amigo? Durante quarenta dias ele esteve em uma montanha, Ele orou, e sofreu muitas tentações. Nesse tempo somos convidados a refletir a vida de Jesus e a nossa. Olhar pra dentro do nosso coração, reconhecer atitudes boas e ruins que temos cometido. Fazer uma penitência nos Ajuda a refletir. Sua mãe escolheu da carne, mas você pode escolher qual será a sua? Não jogar vídeo game, não comer doces, não tomar coca cola...
Samuel:- Fazer penitência vai me ajudar a ser melhor? Então eu vou fazer com alegria e vou pedir perdão a Deus todos os dias por não estar fazendo tudo que é da sua vontade.
Com: Todos nós somos convidados a sondar o nosso coração e reconhecer tudo que não agrada a Deus. Reconheçamos nossos pecados e confiemos na misericórdia de Deus. Abaixe sua cabeça e olhe pra dentro do seu coração. Vá pedindo que Jesus o lave de todo o pecado. O pedado da mentira, da desobediência, falta de perdão...(Canto)

LITURGIA DA PALAVRA:
Com: (usar um disco da criação) Agora assentados ouviremos a Palavra de Deus. Deus criou todas as coisas inclusive eu e você. Mas um dia os homens o desobedeceram e SUS corações ficaram tristes. Prestemos atenção para que essa leitura semeie em nossa coração o respeito e a obediência.

EVANGELHO
Com:: O Evangelho de hoje nos narra uma tentação sofrida por Jesus Cristo. E nós quantas tentações nos impedem de sermos verdadeiros cristãos? de pé aclamemos o Santo Evangelho.

HOMILIA

Era uma vez um menino danado de inteligente e experto e ele queria ser um bom atleta para competir nas olimpíadas. Seu nome era José. Seu pai cheio de amor e sabedoria disse que não seria fácil, mas seria possível se ele se esforçasse bastante e treinasse 8 horas por dia. José respondeu: é só isso? Vai ser moleza. No primeiro dia foi tudo bem, mas no segundo quando ia treinar seus amigos o chamaram para ir ao cinema. Ele até pegou o caminho para ir com eles, mas pensou bem e voltou ao treino. Depois de duas semanas ele se sentia cansado, seu corpo estava exausto de tanto esforço. Treinava 8 horas e ia para a escola, mal dava tempo de fazer o que as outras crianças faziam. Foi ai que aquela galera apareceu de novo. Ai José larga disso menino. Já fez muito vem vamos jogar vídeo game. Vai ter uma super competição, pipoca e coca cola geladinha. José ficou com os olhinhos brilhantes e a boca cheia dágua de vontade ir, mas lembrou das palavras do pai que seria difícil e que exigiria esforço e renúncia se quisesse vencer e agora só faltava um mês para as eliminatórias. Ele recusou o convite e foi terminar os afazeres. Chegou o dia da competição e ele se saiu bem. Venceu as eliminatórias e foi representar o pais nas olimpíadas. E sabe da melhor ele foi medalha de ouro, ele venceu. Bonito né? O que ele precisou para vencer? Perseverança, fé, esforço, dedicação e renúncia. Estamos no tempo da quaresma que se encerra na Páscoa. Durante este tempo somo chamados a renunciar o que não vem de Deus, a fugir das tentações da mentira, do egoísmo, da falta de perdão para chegarmos a Páscoa e a celebrarmos dignamente. Não será fácil mas contemos com as cinco pedrinhas de amor de Deus: o jejum, a oração, a confissão, a Eucaristia e a Palavra de Deus.

OFERTÓRIO
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Senhor. Quando eu contar até 3 nós vamos lançar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista

COMUNHÃO
Com: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus, seja agradecido por tudo que Ele fez por vocÊ. Agradeça a Deus pelos seus pais, sua escola....

AÇÃO DE GRAÇAS

(caso vocÊs desejem explicar a comunidade sobre a Campanha da Fraternidade)

COMENTÁRIO: Nós estamos no tempo da quaresma. Esse tempo se iniciou na quarta-feira de cinzas. As cinzas que recebemos neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida.
SARA: A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo.
PEDRO: Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
COMENTÁRIO: O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
SARA: A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
PEDRO: Mas isso não deve ser somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida.
COMENTÁRIO: É por isso que nesse tempo também celebramos a Campanha da Fraternidade. Pois A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução.
SARA: ela busca despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, visando uma sociedade justa e solidária.
COMENTÁRIO: neste ano a CF nos convida a refletirmos sobre a vida no Planeta, mas principalmente como devemos agir e ser como cidadãos desse Planeta.

Um comentário:

  1. Boa Tarde!!! vocês estão de parabéns!!!
    Aproveito muito esse site p/ preparar a missa do domingo com as crianças!! vazemos teatrinho de fantoche p/ melhor explicar a liturgia!! e vcs nos ajudam muito!!! obrigadaaa! bjus bjus bjus
    Meu nome é Raquel e moro em Aracaju-Se

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO