segunda-feira, 27 de junho de 2011

MISSA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

ACOLHIDA

(prepare um livro ou jornal para que o Samuel leia.)
Com: Bom dia!
Samuel:Bom dia, mas espera um pouquinho ai. (e volta a ler o papel)
Com: Um,Um! A misa está começando menino, o que você está lendo.
Samuel:Tudo sobre são Pedro. Estou mesmo apixonado pela nossa igreja.
Com: Isso é muito bom. Vejo que está levando a sério a história de ser um seguidor de Jesus.
Samuel:É claro que sim. Domingo retrasado ele me chamou a segui-lo. Domingo passado disse que caminhava comigo seu discípulo.E to doidim com a missa de hoje.
Com: Por que amiguinho?
Samuel: eu encontrei com o padre Julio e ele me disse que a missa hoje ia ser mais que demais.Que alguém na missa de hoje ia ganhar a chave do céu. E eu to aqui, sabe vou contar um segredo. (fala sussurrado)... Acho que vou ser eu.rsrsrs
com: ai amiguinho você é mesmo engraçado. Quem recebeu a chave do céu foi São Pedro, o primeiro Papa da nossa Igreja. Hoje comemoramos a festa de São Pedro e São Paulo padroeiro da nossa comunidade.
Samuel: tive uma idéia. Vamos rezar pelo nosso Papa e pela nossa Igreja?
Com: Boa idéia. Vamos todos crianças participar dessa missa com alegria intercedendo por nosso Papa Bento XI, nosso bispo Paulo Francisco Machado e pelo nosso pároco Padre Júlio.
Samuel: Por falar nele...ai, ai, ai ele ta lá trás esperando a gente.
Com: Então fiquemos de pé e cantemos com alegria para acolhe-lo.

ATO PENITENCIAL
(preparar uma chave num cordão para colocar no pescoço do Samuel)
Com:Sabe crianças e Samuel, para que São Pedro e São Paulo se tornassem santos da nossa Igreja, eles precisaram renunciar muitas coisas e abrir o coração pra Jesus.
Samuel: sabe, eu tenho tentado renunciar as coisas ruins na minha vida, mas tem hora que é dificil.As vezes meu coração fica com uma raiva.
Com: Toma Samuel vou te dar uma chave.
Samuel: vou ganhar a chave do céu?
Com: não amiguinho é a chave do seu coração. você deverá abri-lo e limpar toda sujeira que o pecado deixa ai dentro.
Samuel:vocÊ me ajuda?
Com: sim. Vamos todos nós crianças limpar nosso coração do pecado? Abaixemos nossa cabeça e reconheçamos nossas falhas. Procure ai todas as vezes que voce mentiu, desobedeceu, não perdoou... (faça um minuto de silêncio e em seguida entra o canto)


LITURGIA DA PALAVRA

Com: Deus confia a Pedro uma missão. Para realizá-la um anjo deverá libertá-lo. Nossa quem aqui gostaria de receber a visita de um anjo? Então escutem como isso aconteceu com Pedro.

EVANGELHO

Com: para seguir Jesus precisamos escutar com atenção seus ensinamentos e depois praticá-los no amor. De pé aclamemos o santo evangelho cantando.

HOMILIA

Como nosso amiguinho Samuel já havia dito há dois domingos estamos sendo convidados a seguir Jesus na confiança que ele caminha conosco. Jesus confia a cada um de nós uma missão e precisamos cumpri-la com amor.

Olha criançada, aqui está uma imagem de São Pedro e São Paulo. Pedro era um dos doze apóstolos de Jesus, ele testemunhou a vida de Jesus, sua morte e ressurreição. Jesus confiou a ele a missão de pastorear a igreja, por isso ele se tornou nosso primeiro Papa. Paulo ao contrário era cobrador de impostos e durante uma viagem a cidade de Damasco ele se converteu e pregou o evangelho de Jesus. Paulo escreveu várias cartas falando de Jesus. Ele foi um verdadeiro divulgador do amor de Cristo.Hoje além de celebrarmos a festa de São Pedro e São Paulo, comemoramos o dia do Papa, pastor universal, sucessor de Pedro e sinal visível da igreja .
Para nos ajudar a entender nossa missão ouçam esta história:

Uma vez um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação do que parecia ser um importante projeto. O viajante, aproximou-se curioso. Perguntou ao primeiro deles o que estava fazendo. Estou carregando pedras, não vê? Respondeu o pedreiro. Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento.
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta .
Estou ganhando a vida, respondeu. Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro: O que está você fazendo?
Este respondeu: Estou construindo uma Catedral!
Aqui meus filhos louvaram a Deus e aprenderam o caminho do céu.
Jesus nos confia a missão de amar o próximo e viver em comunidade, mas precisamos realizar nossa missão com amor e sabedoria.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO