sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MISSA 20º DOMINGO COMUM

DEUS DE TODOS NÓS!DIA DOS PAIS.
(fazer um mural onde as crianças possam colocar o nome dos pais. Colque em um biombo a imagem de Deus pai e outra de São José e prepare  papeis para que sejam colocados o nome dos pais)

ACOLHIDA
Com: (entra cantando) o amor, o amor de Deus é tão grande.(2x) Bom dia.
Samuel: Bom dia! (fala meio triste)
Com: o que foi Samuel?
Samuel: To desanimado. As coisas não estão boas pro meu lado. To com as notas ruins e cheio de dificuldades.
Com: Amiguinho o amor de Deus é tão grande que nos da ânimo para superar as nossas dificuldades. Não se entristeça.Crie coragem. Você é um filho amado de Deus.
Samuel: é verdade. E se eu ficar assim não vou estudar e vou acabar sendo reprovado.
Com: é isso mesmo. Quando nós desanimamos, desistimos de lutar pelo que queremos e Deus não nos quer tristes. Ele nos quer felizes.
Samuel: é o amor de Deus é mesmo maravilhoso que nos alcança onde nos encontramos. Como a musiquinha fala.é Tão grande que não da pra medir.
Com e Samuel: (cantando) é imenso mas não da pra ver. Me aquece mas não da pra vestir, é gostoso mas não da pra comer. Deus é tão maravilhoso que ele é pai.
Samuel: por falar em pai.... Hoje meu pai veio a missa. Falei que queria rezar pra ele e com ele.
Com: Nessa mesma alegria fiquemos de pé para acolher o nosso sacerdote, pai e amigo padre.....

ATO PENITENCIAL
Com: Faça duas plaquinhas com corações. O primeiro chorando e o segundo feliz. Vá perguntando as crianças qual a diferença? O que faz um coração feliz? O que deixa o outro coração triste? Leve-os a refletir sobre o coração triste por que esta no pecado e o feliz porque esta em Deus. Em seguida peça que abaixem a cabeça e conduza uma oração simples de perdão ou canta-se uma canção apropriada.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: começamos a missa falando que o amor de Deus era o que mesmo? Era pequenino? Não é muito grande, pois é, esse Deus de amor quer nos falar e alimentar a nossa fé. Com muita atenção vamos nos silenciar para escutar.

EVANGELHO
Com: Deus é maravilhoso! Fiquemos de pé e aclamemos o evangelho cantando.

HOMILIA
Era uma vez um menino muito especial, o José. Ele era dedicado, estudioso e muito alegre. Onde ia ajudava todo mundo. Era caridoso e ajudava na igreja do seu bairro. Certo dia seu pai mudou de emprego e eles tiveram que mudar de cidade, mas o que vocês ainda não sabem é que ele era meio diferente. Seu cabelo era ruivo e sua pele branquinha, branquinha. Seu rosto tinha uma marquinha de nascença. Bom, chegando na nova cidade, sua mãe o colocou na escola. Era uma escola boa e tinha acabado de começar uma competição de tabuada e quem vencesse ganharia um computador e uma bicicleta. O José chegou e se sentiu sozinho pois não conhecia ninguem. Alguns meninos da sala começaram a rir por que ele era diferente.Mas no fundo do seu coração, ele acreditava que isso ia mudar. Ele confiava que alguém ia perceber que ele era especial. A professora com muita sabedoria convidou-o a participar do concurso. e ele prontamente aceitou. Os colegas questionaram, mas ele nem é daqui? Ele é diferente de nós. A professora então falou com sabedoria. Olhem em volta de vocês, por acaso tem alguém igual ao outro? Somos todos diferentes. Uns são altos, outros baixos, uns gordinhos, outros magrinhos, cabelos lisos, enrolados, loiros, morenos e ruivo. Nessa diferença consiste o amor de Deus. Ele foi tão perfeito na criação que não fez ninguem igual. Essa diferença nos ensina a ser melhores pois aprendemos com o outro. José veio de outra cidade e vocÊs acham que ele gostou disso? Ele deve ter amigos que deixou pra trás e pessoas que amava. Aqui ele esperava encontrar novos amigos e o que estamos fazendo? As crianças foram pra casa naquele dia pensando como tinham sido injustas com o José. No outro dia se desculparam e ofereceram a ele sua amizade. José ficou feliz e quando venceu o concurso de tabuada resolveu colocar o computador num lugar onde todos os amigos pudessem usar. Assim como José aconteceu com a mulher do evangelho de hoje. Ela era estrangeira e correu aos pés de Jesus pedindo que curasse sua filha.A fé dela fez com que Jesus a acolhesse mas Jesus queria nos ensinar que de fato não existe diferença entre cor, raça, país, ou situação social. Somos todos iguais aos olhos de Deus.

OFERTÓRIO
Com: Nesse momento especial queria que todos olhassem nesse cantinho aqui. Junto com o pão e o vinho nós vamos apresentar todos os pais que estão aqui colcados ao lado de Deus e de São José que são modelos de pai pra nós. Deus um pai amoroso e José um pai fiel, cuidadoso. que todos os pais sejam como São José.

AÇÃO DE GRAÇAS
Vamos preparar uma homenagem aos pais. Você pode apresentar uma canção ou um jogral com as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO