sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MISSA DO 2º DOMINGO ADVENTO

ACOLHIDA
(prepare um coração de abrir e dentro ponha uma imagem de Jesus e palavras que representem um coração cheio de Deus)
Com: (entra cantando) O coração da menina e do menino que tem Jesus é diferente! (2x)
Samuel: E como é que ele é.
Com: (cantando) não é triste e nem zangado, aborrecido ou assustado. Mas é feliz e sorridente!
Samuel: ai, ai eu adoro ser uma criança de Deus
Com: sabe Samuel estamos caminhando para o Natal e não podemos esquecer de ter sempre Jesus em nosso coração. O coração que tem Jesus é sorridente, cheio de amor. É muito diferente.
Samuel: Sabe eu passei a semana refletindo o tema de domingo passado e sabe de uma coisa?
Com: o que amiguinho?
Samuel: Eu me vigiei a semana inteira.
Com: pois é , quem aqui também vigiou essa semana? Então não podemos esquecer de continuar vigiando e fugindo do pecado.
Samuel: nossa eu tava numa saudade de vir pra missa, parece que essa semana passou tão devagarinho. E o padre? Ai que saudade.
Com: Você vai matar a saudade porque ele já esta ai esperando pra entrar.
Samuel: então vamos chama-lo!
Com: todos em pé cantando com alegria vamos receber o padre....

ATO PENITENCIAL
Com: Quero ver quem aprendeu? O coração da menina e do menino que tem Jesus é .........diferente. Muito bem. Mas as vezes nos esquecemos de vigiar e o pecado vai entrando em nosso coração (ir colando palavras de pecado em cima das figuras de Jesus e das palavras) Jesus saiu do nosso coração? Não, mas tá dando pra ver ele? Não. Deixamos de refletir o amor, a verdade a obediência e passamos a ser diferente. Tristes, invejosos, mentirosos. Ai fazemos o contrario da musiquinha e nosso coração fica zangado, aborrecido. Vocês querem ficar assim? Então precisamos perdir perdão a Deus por tudo que fazemos que não o agrada. Vamos juntos? Põe a mão no seu coração e reza comigo assim: (música solada no fundo) Senhor Jesus eu te apresento meu coração. Sei que o Senhor me conhece e andei errado. Me perdoa pelas vezes que menti, desobedi, não perdoei o irmão, desobedeci. Tende piedade de mim Senhor pois eu sou pecador. Quero um coração feliz e sorridente, quero refletir sua imagem então Senhor tem misericórdia de mim. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
Com: As leituras nos preparam para entendermos melhor as coisas de Deus, então nos preparemos para ouvir e guardar em nosso coração. Reze comigo assim: Senhor eu quero te escutar e guardar sua palavra em meu coração. Amém!

EVANGELHO
Com: Obá Jesus vai nos falar. Vamos ficar de pé e cantar com alegria aclamando o santo evangelho.

NOVIDADE: para ensinar as crianças a traçar o sinal da cruz na hora da proclamação do evangelho eu e o padre Júlio inventamos uma musiquinha que você pode cantar no ritmo da musica dos dedinhos:
Polegar, polegar onde está? Aqui está. Uma cruz na testa, a outra na boca e no coração! 

HOMILIA
Lu: ai, ai, ai que história difícil.
Dani: oi Lu.
Lu: oi.
Dani: menina o que foi?
Lu: eu não entendi nada do evangelho de hoje. João veio preparar o caminho. Batismo!!!Confundiu minha cabeça.
Dani: então vamos descomplicar né? Estamos no tempo do advento.
Lu: vento? E tá ficando pior.
DAni: advento... tempo daquele que há de vir. Quem virá? Jesus. Somos convidados a nos preparar para receber Jesus.
Lu: Essa parte é facil, entendi tudinho na missa de domingo passado.
Dani: pois é no tempo de Jesus, João anunciava sua chegada e preparava o povo para receber Jesus.
Lu: e onde entra o batismo?
Dani: (pegar boneca e copo) Quando nascemos nossa mãe não leva a gente pra ser batizado? Deixa eu ver qual criança aqui é batizada? Muito bem. Por meio do batismo somos lavados do pecado, ganhamos o perfume de Deus ao sermos ungido com o óleo. João convidava o povo ao batismo simbolizando a limpeza do pecado. Ele estava preparando o povo.
Lu: Assim como nós que estamos nesse tempo sendo convidados a confessar, orar e jejuar para estarmos limpos e recebermos Jesus dignamente neste natal.
Dani: muito bem
Lu: então não era dificil como eu pensava
Dani: Não mesmo. Crianças essa semana continuamos o convite a oração, e a vigiar cuidando do nosso coração e das pessoas que amamos.Amém!

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO