segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Jesus Salvador - Sugestão para Grupinho de Oração

TEMA: Jesus Salvador

REFLEXÃO PARA O EVANGELIZADOR: 
Querido evangelizador, não há nada mais importante do que a oração. Ela se faz necessária para que possamos ficar longe do pecado. Nosso coração precisa estar em Deus e isso acontece pela oração. Devemos estar em dia com nossas orações pessoais para que assim possamos também ensinar nossas crianças o poder da oração. Através dela tornamos possível o que é impossível, fácil o que é difícil. A realidade de nossas crianças tem sido muito distante daquela que é o sonho de Deus. Precisamos ajudá-las a chegar mais perto Dele, precisamos mostrar a elas quem verdadeiramente se importa com o bem estar delas. Enquanto muitos as deixam excluídas, Jesus as quer levar ao coração de Deus, portanto nossa missão é a de levá-las até Jesus. Este é o “avião” que nos levará ao Pai. Jesus nos conduzirá aos braços do Pai e a oração nos sustentará perto Dele. Ajude as crianças de seu grupinho a se aproximarem cada vez mais de Deus, ensine-os a importância da oração, do jejum, da eucaristia, da escuta e principalmente da palavra de Deus. Quanto mais intimidade com a palavra de Deus mais elas vão estar próximas Dele. Ao contar suas “histórias” (pregação) no grupinho, lembre-se sempre de ressaltar a importância das escrituras, para que elas queiram conhecer cada vez mais as belas histórias de Jesus.
Aproveite para também pegar este “avião” e ficar bem pertinho de Deus, ELE conta com você para ajudá-lo nesta missão evangelizadora.
ORAÇÃO INICIAL: Receba as crianças com alegria e cante músicas alegres. Aproveite para ir sentindo como elas estão – como foi sua semana, como foi seu dia... Faça-as interagir. O contato uns com as outras as faz crescer  como pessoas. Músicas e dinâmicas ajudam nesta hora.
EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: Vamos precisar de dois balões: um cheio de ar e um cheio de água. Escolha um balão menorzinho, fica mais interessante se você encher os dois do mesmo tanto (um de ar e outro com água), precisaremos também de uma vela acesa.  A medida que formos conduzir a pregação vamos colocar os balões no fogo, o de ar vai estourar, o cheio de água, não estoura.
Conduza o momento dizendo que precisamos estar com nosso coração cheio de coisas que agradam a Deus, cheios de amor, paciência, alegria... Assim sempre estaremos fortes e resistentes as coisas ruins que se aproximarem de nós. Em seguida pegue o balão cheio de ar e diga as crianças que quem está sem Deus fica vazio, cheio de “nada” (ar) e fica fraco  (aproxime o balão do fogo,ele vai estourar). Viram?? Precisamos ter cuidado com o que estamos nos enchendo. Do que estamos ficando cheio?? Pois bem quem está cheio de Deus, orante, vai a missa, não falta no grupinho, faz catequese, reza muito, fica forte, pois fica cheio de Deus. É como este balão, podem ver ele é até mais pesado que o outro, é mais forte. E se eu aproximá-lo do fogo, nada acontece. Quem está cheio do Espírito Santo fica assim, as coisas do mundo podem se aproximar que nada vai acontecer (o balão não estoura). Aproveite e convide as crianças para clamar o Espírito Santo para que elas fiquem fortes e não se afastem de Deus.

PREPARANDO A PREGAÇÃO : Para nossa história vamos precisar: de um fundo azul (para ser o céu), uma imagem de Deus pai, tikets de passagens (modelo em anexo), uma mala ou bolsa, um coração grande(pode ser em EVA, faça dois do mesmo tamanho e cole-os deixando um bolso para colocar dentro as fichas com as palavras abaixo )

PREGAÇÃO : Olá crianças! Fiquei sabendo que vai acontecer uma grande festa – uma festa muito especial – e sabem quem está oferecendo esta festa? DEUS PAI! (cole a imagem de Deus no fundo azul). Pois é, mas festa que é festa tem que ter muitos convidados, sendo assim ELE o todo poderoso, me mandou algumas passagens para que juntos pudéssemos ir a esta festa. E sabem de quê vamos a esta festa? De avião!(mostre o avião e os tickets às crianças – cuide para que eles sejam interessantes, elas precisam desejar ir) E tem mais, sabem quem é o piloto deste avião? JESUS! Isso mesmo, Jesus veio nos buscar, é Ele quem vai nos levar ao Pai. Ele é mesmo  um ótimo condutor... E agora, quem quer ir comigo?? (distribua os tickets) Gente, vocês

acreditam que mesmo tendo os tickets na mão,  ter Jesus como piloto, ainda tem pessoas que decidem não ir. Isso mesmo, ao receber as passagens DEUS nos dá a libertade de decidir se queremos ir ou não. E esta é uma decisão muito importante. Segure sua passagem bem pertinho do seu coração. Sinta o chamado de DEUS a você neste dia: ELE quer você com ELE. Pense no quanto ELE te ama e o quanto ELE quer fazer você feliz... Estar perto de Deus é estar longe do pecado. Jesus quer nos levar ao Pai, eu preciso querer estar neste avião... Preciso ir com Jesus... (conduza neste momento uma oração com as crianças de modo que elas compreendam o chamado que Deus faz para estarmos com ELE – e para estarmos com ele agora temos que ser: bons filhos, bons amigos, bons irmãos...). Então, vocês querem vir comigo? Então peguem suas passagens e vamos lá! Opa! Me esqueci: temos que arrumar nossa bagagem! Ai ai ai....Como que eu ia me esquecendo disto! Preciso ver o que vou levar... Deixe me ver... (vá abrindo a mala e pegue algumas coisas que vai levar: roupas e objetos desnecessários...) meu macacão mais colorido, minhas pantufas... E vocês crianças, o que vão  colocar na mala para irmos a festa com Deus? Será que para estar junto a Deus precisamos nos preocupar com as roupas que vestimos, os sapatos que calçamos... Não sei... Acho que ELE quer que levamos outras coisas... Hummm.... Já sei! (faça um grande coração e coloque nele plaquinhas com palavras: Jejum, penitência, eucaristia, oração... e a medida que for falando vá tirando de dentro do coração as palavras) Um coração diferente! Um coração cheio de amor, perdão, paciência, alegria, companheirismo... Isso sim agrada Deus! Então crianças vocês estão prontos? Vamos lá!


LOUVOR: É hora de louvarmos por Deus nos ter dado seu filho único. Louve com as crianças pensando em JESUS. Se necessário leve uma imagem Dele. E vá mostrando as qualidades de Jesus. Faça-as contemplar a imagem e ir falando o que vem no coração delas. Conduza este momento, mas permita que elas falem. Seu papel é fundamental para que elas percebem a grandeza de Jesus.

ATIVIDADES SUGERIDAS:



ORAÇÃO FINAL: Agradeça a Deus com as crianças pelo grupinho de hoje, aproveite para lembrar as crianças que uma bela maneira de chegar pertinho de Deus é ir sempre a igreja. Jesus sempre será nosso “piloto”.

2 comentários:

  1. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito. ( Hebreus 4 : 12)
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Que unção de Deus. Obrigada por compartilhar esta pérola. Que o Espírito Santo continue te cumulando de bênçãos e criatividade.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO