segunda-feira, 14 de setembro de 2009

25 DOMINGO COMUM

SUGESTAO Renato Queiroz
Acolhida

Com: Bom dia criançada! Sejam todos bem-vindos à nossa Santa Missa.
Talita (cantando bem animada): O amor do Papai do Céu é maior do que eu possa imaginar. O amor do Papai do Céu é maior do que eu possa imaginar.
Com: Nossa Talita, você está bem animada hoje, não é?
Talita: Ai Tia Dani, eu estou super animada mesmo. Vir à igreja e participar da Santa Missa é uma grande festa pra mim!!!
Com: Que bom Talita. Participar da Santa Missa deve ser motivo para todos nós porque na Santa Missa nós ganhamos um coração novinho, aprendemos um monte de coisas com as historinhas da Santa Bíblia, participamos com Jesus da refeição que Ele nos prepara...
Samuel: Ei, ei, me esperem. Vocês iam começar a missa sem mim?
Talita: Uai Samuel, a missa tem hora pra começar, não pode ficar enrolando.
Com: Samuel, que bom que você chegou. Eu já estava com saudade de você.
Samuel: O Tia Dani, você se ligou no que a Talita falou? Ela disse a missa precisa começar porque missa atrasar, nem rola!
Com: Então vamos começar a nossa Santa Missa. Nós vamos acolher o nossa padre, junto com os ministros e os coroinhas e, já que a Missa é uma festa, nós vamos ficar de pé e cantar bem bonito!

Ato Penitencial
Talita: Tia Dani, você viu como eu estou bonita hoje? Viu como são lindas as fitas das minhas tranças?
Com: Eu vi sim Talita. Por que você está tão bonita?
Talita: É porque eu vim linda pra festa da Santa Missa!
Samuel: O Talita, você só esqueceu de trazer o presente pra essa festa.
Talita: Esqueci não Samuel, eu trouxe um presente sim!
Samuel: Mas que presente é esse que eu não estou vendo?
Talita: Você não está vendo, porque o presente que eu trago em todas as missas, é o meu coraçãozinho para Jesus.
Samuel: Nossa Talita, eu não posso dar meu coração pra Jesus. Meu coração fica meio sujinho às vezes e eu não posso dar meu coração sujo pra Jesus.
Com: Pode sim Samuel. Jesus não vai ficar reparando que jeito está seu coração porque Ele vai pegar esse coração e restaurar, mas para seu coração ser restaurado você tem que querer. Todos nós cometemos um pecadinho ou outro que suja o nosso coração, mas, se dermos o nosso coração de presente para Jesus, Ele limpará nosso coraçãozinho.
Talita: É por isso que eu vou entregar meu coraçãozinho pra Jesus agora.
Samuel: Não Talita, eu tive uma idéia mais que demais. E se todo mundo entregar o coração pra Jesus?
Talita: Nossa Samuel, gostei da sua idéia! A Tia Dani vai ajudar a gente.
Com: Então vamos pegar o nosso coração, embrulhar como um presente, e vamos falar assim: “Querido Jesus, toma o meu coração de presente. Ele está meio sujinho porque eu cometi alguns pecadinhos mas eu não quero mais pecar.”. Aí você vai lancar o seu coração pra Jesus. Agora, você prepara que Jesus vai devolver seu coração limpinho. No 3 você pega o seu coração. É 1, é 2 e é 3. Guarda o seu coraçãozinho agora porque ele já está limpinho.

Liturgia da Palavra
Samuel: Chegou a hora da historinha!!
Talita: Nossa, essa hora é a melhor!
Com: Vocês já estão sabendo tudo da missa! Agora é a hora da historinha mesmo então, vamos ficar em silêncio pra gente ouvir tudinho..

Homilia
(O narrador pode só ficar em cantinho contando a história enquanto outras pessoas vão encenando. Pode-se usar fantoches para fazer os personagens ou usar pessoas representando. Se você tiver o dom de desenhar e quiser ilustrar e colorir a história, você pode contá-la mostrando lâminas com as imagens.)
Narrador: Em um reino muito distante, vivia um Senhor que era muito pobre e, por causa de sua idade avançada já não podia trabalhar. Apesar de ser muito pobre, este Senhor adorava ajudar as pessoas e dividia o que tinha com elas. Certa vez, o reino começou a passar dificuldades porque uma grande seca tinha acabado com toda a plantação e mal se tinha o que comer. Mesmo com toda a dificuldade, aquele Senhor ainda dividia sua comida com as crianças que não tinham o que comer.
Senhor: Venham crianças, ainda tenho um pouco de farinha e açúcar, posso fazer um pouco de mingau para vocês.
Narrador: O Senhor cuidava das crianças como se fosse o pai delas. Com a falta de dinheiro, de comida e de água, o rei se desesperou e fugiu do reino deixando para trás todo o problema da seca.
Todos ficaram desesperados com a fuga do rei e começaram a decidir o que deveria ser feito. Uns queriam que todos fossem embora para um lugar melhor, outros queria pedira ajuda para o reino vizinho, outros queriam que se tivesse um novo rei, e aí começou a confusão, porque todo mundo queria ocupar o lugar do rei. No meio da confusão, apareceu aquele Senhor e perguntou para todos.
Senhor: Por que vocês estão discutindo?
Narrador: Todos ficaram em silêncio e com vergonha por terem começado uma discussão para ver quem seria o rei então, o Senhor disse a eles.
Senhor: Se alguém quer ser o Rei, seja o mais simples possível e ajude as pessoas que precisam.
Narrador: Todos então ficaram admirados com a sabedoria daquele Senhor e resolveram ouvir os seus ensinamentos.
Senhor: Se vocês querem acabar com a seca, devem contar com a ajuda de Deus. Jesus pediu que recebêssemos as crianças e cuidássemos delas porque assim estaríamos recebendo a Ele mesmo e, quem recebe a Jesus, é ao próprio Deus que recebe.
Narrador: Todos então perceberam que estavam esquecendo de ser mais humildes e amar a todos que estavam ao seu redor, em especial das crianças. Todos do reino decidiram que daquele dia em diante iam cuidar das crianças e de todos ao seu redor porque assim estariam recebendo ao próprio Deus e as coisas começaram a melhorar no reino, a seca acabou, eles tiveram uma ótima colheita e viveram felizes seguindo a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO