sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MISSA 27º Domingo Comum ano B


Essa liturgia terá como enfoque o matrimônio. Escolha casais para participar da entrada, ofertório, coleta...


ACOLHIDA
Com: Bom dia!
Samuel: (entra cantando ) eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Com: Que lindo Samuel! Que bom vê-lo feliz assim.
Samuel: É que hoje meu papai e minha mamãe vieram à missa junto comigo. Eles gostam de vir à missa a noite, mas hoje vieram cedinho. (se tiver um casal de fantoches mais velhos pode colocá-los para cumprimentar as crianças).
Com: Como é bom quando todos da família participam juntos. Veja Samuel quantas crianças aqui vieram com seus pais.
Samuel: Tive uma idéia. Vamos ofertar as famílias no altar do Senhor?
Com: Vamos. Então criançada coloca a mãozinha no seu coração e pensa em sua família. Rezem comigo: "Senhor Jesus, eu te apresento meu pai (peça que falem o nome dele) para que tenha mais sabedoria, minha mãe (falar o nome) para que seja revestida do teu amor e meus irmãos (nomes), para que nossa família seja sempre unida. Amém! Agora vamos ficar em pé e acolher nosso celebrante o padre ........ os ministros e coroinhas cantando com alegria.

HOMILIA
Pode-se contar a seguinte história, mas para isso prepare fantoches de varetas com vários casais de animais e dê para as crianças segurarem. Sente-as no chão próximo a você e depois comece. Se quiser atrair a atenção pra você pode usar um figurino diferente.

Certo dia na floresta arco íris um casal de macacos começou a brigar. Seu macaco muito bravo disse que ia embora. Arrumou uma trouxinha cheia de bananas e se foi. Dona coruja muito sabia assistia toda a cena lá do alto. Então ela voou até o macaco e disse:
_ Onde vai assim seu macaco tão apressado? Tá fugindo de quê?
E ele respondeu:
_Da macaca ué!
A coruja então lhe disse:
_Sabe seu macaco você pode até ir, mas o que vai fazer depois? Quem te fará companhia? Quem estará ao teu lado nos dias de chuva e de frio? E os seus filhotinhos, tão pequeninos, como ficarão sem você? Serão rapidamente devorados.
O macaco pensou e replicou:
_Não pensei nisso, não. Ela não precisa de mim.
A coruja replicou:
_Passo horas voando e daqui posso admirar as belezas da criação. Você sabia que todos os animais foram feitos aos pares? Isso para que um completasse o outro. Veja os pássaros (apontar para as crianças que estão com fantoches de aves), os machos é que fazem os ninhos e os vigiam enquanto as fêmeas cuidam dos filhotes. Os elefantes viajam em família para encontrar água e abrigo. Sabia que um segura no rabo do outro para não se perderem? Assim, também acontece com os outros animais (citar os que você preparou em varetas: sapos, borboletas,cachorro...)
O macaco falou:
_ Ah! Mas agora não adianta mais, eu não vou voltar.
E a coruja cheia de sabedoria lhe explicou:
_ Já reparou quando seus filhotes brigam? Passam alguns minutinhos a braveza vai embora e eles voltam a brincar.
_Eles são filhotes, crianças são sempre crianças e não tem maldade no coração.
_ Assim também devemos ser nós: devemos crescer, pois somos chefes da nossa casa, mas nosso coração deve ser como o das crianças. Puro e sincero.
_Tchau, obrigada vou voltar para casa.
E, assim, seu macaco voltou para sua esposa, pois entendeu que sua família é muito importante. Além disso, aprendeu que o seu coração deveria ser semelhante ao das crianças.
PARA COLORIR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO