segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MISSA INFANTIL- 1º SEMANA DO ADVENTO



(preparar o círculo com as velas para o advento. Se achar necessário faça uma introdução explicando as crianças o que é o advento ou o significado das velas)


ACOLHIDA:
COMENTÁRIO Papai do céu me dá um anjinho para guardar o meu coração
FANTOCHE ANJO – Psiu, Dani
COMENTÁRIO Quem está me chamando?
FANTOCHE ANJO – Sou eu, seu anjinho, o papai do céu me mandou. Por que me chamavas?
COMENTÁRIO sabe anjinho eu fiz muitas coisas feias e agora estou arrependida e quero me reconciliar com Deus. Afinal estamos entrando no tempo do advento e quero estar pronta para celebrar o natal com dignidade.
FANTOCHE ANJO – Então amiguinha você precisa se confessar, já que já se arrependeu, pois todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura! Por meio de Cristo, Deus se reconcilia conosco. Papai do céu fica doidinho esperando pra nos abraçar quando vamos ao encontro dele. E esse é o tempo oportuno de espera do Senhor.
COMENTÁRIO: obrigada anjinho, eu sabia que você ia me ajudar. Agora eu e todo mundo aqui vamos participar com atenção dessa missa, esperando o nascimento de Jesus. Com alegria vamos em pé receber nosso celebrante o Padre... os ministros, os coroinhas...cantando!

LITURGIA DA PALAVRA:
COMENTÁRIO – Que bom! jà é hora de ouvirmos o que o senhor tem para nos falar. Vamos escutar com atenção a leitura do livro de Jeremias.

EVANGELHO – fantoche de crianças cantando
COMENTARIO: A palavra de Deus é luz para nossa vida, escutemos com alegria a proclamação desse evangelho que nos convida a sermos bem aventurados.
HOMILIA
Fazer uma pregação seguida de um momento de perdão. Para facilitar monte duas casinhas de papelão usando caixas de sapato, coloque o telhado, incremente-a o quanto puder. Monte uma casa desarrumada, suja, com o telhado furado...monte outra que esteja perfeita.
Coloque a casa suja é peça que as crianças olhem pra ela. O que vocês estão vendo? Como está essa casa? Como será as pessoas que moram nela? Como será que os moradores se preparam para receber uma visita?
Imaginem que vocês morassem aqui e eu dissesse que o rei vem visitá-los... o que fariam?
Coloque a outra casinha sobre a mesa e vá fazendo comparações. O que essa casa tem de diferente da outra? Em qual casa um rei se sentiria melhor? Tem algum cômodo dessa casa que pode ficar fechado?
Assim como essas casas é o nosso coração. Tem gente que ta com o coração semelhante a primeira casa. A mentira é essa sujeira aqui no chão, a desobediência é esse furo no telhado... vá comparando o pecado com a sujeira da primeira casa. Mas uma pessoa que se confessa, arrepende dos pecados e recomeça é como essa linda casinha. Deus pode visitar todos os cômodos, Ele tem livre acesso a nossa vida.
Dá uma olhadinha no seu coração. Como ele está? Como você tem vivido os seus dias? Peça para as crianças abaixarem as cabeças e vá conduzindo um momento para que elas reflitam sobre os pecados cometidos e desejem ter o coração limpo para receber Jesus dignamente.
Devemos estar atentos as nossas atitudes e procurar sempre nos vigiar para não cair em tentação e para estarmos prontos para o dia da vinda de Jesus.

OFERTÓRIO:
COMENTÁRIO – Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos apresentar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.
PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
COMENTÁRIO- Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus, agradeça por tudo que Ele faz em sua vida.

2 comentários:

  1. Dani...voce e espetacular nao tem como preparar uma missa sem antes de visitar.Deus te abencoe e ele que te cinge de força e aperfeiçoa o seu caminho. Rosania IAPU MG

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO