terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FALANDO SOBRE OS SÍMBOLOS DO NATAL






Natal é vida nova e muitos são os símbolos apresentados pra nós. Procuremos ensinar com amor cada um deles as nossas crianças.

Árvore de Natal:

No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.
Muito antes de existir o Natal , os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

O Presépio:
Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países
católicos é a reprodução do cenário onde Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro. São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.

Papai Noel:
Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuído.
Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força.A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881.

O cartão de Natal:
A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Em 1849 os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly.

Os presentes:Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

Canções de Natal:A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.

A Comida:
O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne - o mais importante prato - uma forma de referenciar à Deus e à Jesus (ligada às palavras de Jesus: " Este é meu corpo"). Geralmente era servido porco, ganso - mais tarde substituído por peru, e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo mundo.

11 comentários:

  1. Aí que lindo! Adorei conhecer mais sobre os símbolos do Natal!!!
    Obrigada tia Dani, super beijo.
    Ah...você também é um presente lindo na minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber como vc consegue aquelas histórias que vc coloca sou de avaré- sp sou coordenador dos coroinhas matriz de são benedito bjos espero respostas e pq naum colocou do dia da epifania? xau abraços.
    chel_02gatinho@hotmail.com ou orkut: michel_blets@yahoo.com.br meu nome é michel ribeiro de menezes

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desses textos !

    ResponderExcluir
  4. achei legal esse saite

    ResponderExcluir
  5. Acho uma época encantadora, de magia, é importante o sentimento de fraternidade o brilho do sorriso das pessoas, eu adoro, me sinto feliz. Bom é ter pessoas como você que passa informações importantes.Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. ola faltou postar simbologia da guirlanda,voce sabe?? grata mfs,, 23/12
    Boas Festas com saude, amor e paz.

    ResponderExcluir
  7. ai q lindinho este site!!!!! amei miga foi vc q fez essa fofura sou eu a julia sua amiga se lembra!!!

    ResponderExcluir
  8. na verdade esta meio inconpleto mas adoro!!!!

    ResponderExcluir
  9. mas,tb vamos falar de verdade nao achei a quilo ne.... o odo do fudo né... ;)

    ResponderExcluir
  10. vamos fazer um bate papo pessoal?

    ResponderExcluir
  11. ola pessoal tenha um feliz natal e ano novo

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO