segunda-feira, 7 de junho de 2010

MISSA 11º DOMINGO COMUM


ACOLHIDA

Com: Bom dia! Bom dia Samuel.Samuel? Cadê você menino?
Samuel: (escondido na casinha) to aqui.
Com: Aqui onde?
Samuel: (põe a cabecinha pra fora) To aqui escondido.
Com: Escondido de quem? Por quê?
Samuel: Escondido de Deus. Sabe eu to morrendo de vergonha de Deus.
Com: O que é que aconteceu?Samuel: Eu fiz uma coisa errada, mas eu não queria fazer. Eu tava com tanta saudade de Jesus e eu não podia deixar de vir a missa. Mas no caminho, me distrai e quase um um carro me pegou. O homem pos a cabeça pra fora e começou a gritar, e sem perceber comecei a xingar ele também. Eu não queira.
Com: Vem cá amiguinho. O importante é que você já reconheceu que errou e está arrependido. Conta pra Jesus tudo que aconteceu e eu sei que ele irá entender e vai até te perdoar, mas procure se controlar e não agir por impulso da proxima vez.
Samuel: Ai a casa de Deus é tudo de bom. Como eu me sinto amado aqui. Vamos chamar logo o padre tia..... pois eu to doidim pra participar da missa e conversar com Jesus.

Com: então com alegria, fiquemos de pé e acolhamos nosso sacerdote o padre..........


ATO PENITENCIAL

Com: Sabe Samuel estava pensando no que aconteceu com você.
Samuel: no meu pecado?
Com: Não no seu pecado propriamente dito, mas como você ficou por saber que tinha pecado.
Samuel: Não to entendendo onde vocÊ quer chegar.
Com: è simples. Você se sentindo pecador se escondeu, ficou com vergonha. Assim acontece com muitos de nós. quando pecamos temos consciência disso e ficamos com medo e a primeira coisa que fazemos é correr de Deus. Tentamos nos esconder para não ter que admitir que erramos.
Samuel: Mas eu vim...
Com: Isso e você nos ensinou uma grande lição. Mesmo se sentindo pecador você teve coragem de vir a casa de Deus arrrependido se encontrar com Jesus. Quando pecamos precisamos reconhecer nosso erro, mas acima de tudo ao invés de correr de Deus, precisamos nos reconciliar com ele. Hoje somos convidados a fazer um exame de consciÊncia e pensar em quantas vezes erramos e pecamos agindo contra a vontade de Deus. Ai mentimos, desobedecemos, ofendemos, não oferecemos o perdão ao outro.... Vamos pedir perdão a Deus? (cantar música de perdão)


LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora chegou o momento que você esperava.
Samuel: ai! quero ouvir com atenção a voz do Senhor. Ele me ensina a ser cada vez melhor.
Com: Vamos fazer como o Samuel crianças?Vamos ficar caladinhos e escutar a palavra de Deus.


EVANGELHO

Com: Papai do céu é tão lindo vocês não acham? Ele nos ensina a perdoar sempre. Quem ama Jesus? Quem ama Jesus vai ficar de pé e cantar comigo aclamando o santo evangelho.


HOMILIA

Olá crianças eu hoje vou contar uma história bem linda pra vocÊs. Quem gosta de história? Que bom. Deixa eu perguntar uma coisa antes. O que você faz quando recebe uma visita em casa? (escute as respostas, veja se eles acolhem as pessoas...) O que você faz quando o papai briga com você? Você fica emburrado, com raiva ou você perdoa. Muito bem, nossa história nos mostra o quanto é importante perdoar. O perdão nos reconcilia e traz o amor. Então vamos lá:

"Existia um casal que morava em uma pequena cidadezinha.Esse casal tinha um único filho chamado John; John não se dava muito bem com seus pais, principalmente com o pai, ele era um rapaz muito rebelde. john mentia, enganava e xingava muito. E pra variar não queria nem saber de pedir ou dar perdão a alguém. Sempre que podia reclamava para sua mãe:- Esse homem não me permite fazer nada, até pareço seu escravo, ele só me faz trabalhar não posso nem se quer ir a cidade para ver meus amigos.Um dia quando John estava mais velho, brigou tanto, mas tanto com seu Pai, que resolveu sair de casa. A mãe insistiu :- Meu filho não vá, vocês vão esquecer essa briga, é passageira.John virou-se para a mãe e disse:- Vocês não me amam, vou embora daqui. John foi para a cidade grande e devido ao trabalho com seu pai, John pode arrumar um emprego porque sabia uma profissão e pode assim se sustentar.Muitos anos se passaram e John se casou com uma linda moça, anos depois teve seu primeiro filho.Num determinado dia, sua esposa lhe disse que queria que os pais dele conhecesse seu filho.John pensou um pouco e disse:- Não, meus pais não, eles não me amam, eles não vão querer conhecer meu filho.E alem do mais, muitos anos se passaram e eles já devem ter morrido. Na verdade John tinha vergonha de falar a verdade e contar que não entendia seus pais e havia fugido de casa. Tinha também por causa do pecado muito medo de ser condenado pelos pais. Dois anos depois John teve um outro filho e quando as crianças estavam brincando o mais velho lhe fez uma pergunta que cortou seu coração:- Papai, nós só conhecemos o vovô e a vovó, os pais da mamãe. Você não tem papai nem mamãe como nós ?Naquele instante John resolveu rever seu pais, tentar uma reaproximação.E resolveu escrever uma carta aos pais que dizia:- Oi. Aqui é o John, eu me casei e tive dois filhos. Eles querem conhecer vocês; Não sei se depois desses longos anos vocês me perdoaram. Não sei se vão querer me ver, mas irei visitar vocês com minha família. Se me perdoaram, coloque um pano branco onde eu possa ver, porque estarei indo de trem que passa bem em frente a casa de vocês e assim eu saberei se posso voltar ou não.John fez todos os preparativos, arrumou as malas e as crianças, pegou o trem mas estava muito nervoso. - Será que eles receberam a carta?, será que me perdoaram ?, será que estão vivos ?Não parava de andar pra lá e pra cá no trem; Quando chegaram numa estação anterior a de seu destino, John não conseguia mais se conter, ele suava frio. O trem saiu e John grudado na janela como a uma criança não via a hora de chegar a sua antiga casa.O trem entrou em uma curva e John sabia que depois daquela curva ele conseguiria ver a casa de seus pais. Após esta curva conseguiremos ver a casa do vovô e da vovó, disse John. O trem terminou a curva e John e sua família pode ver a casa. Ela estava cheia de lençóis brancos, nas cercas, nas janelas e o mais comovente, um casal de velhinhos acenando com lenços brancos para o trem em sinal do perdão a seu filho.

Assim como esses pais esperavam a muito tempo pelo retorno de seu filho, Deus também espera a todo instante cada um de nós. Espera que nós o procuremos e nos coloquemos debaixo de seus pés para que ele possa nos dar o perdão e nos abençoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO