segunda-feira, 21 de junho de 2010

MISSA 13] DOMINGO COMUN

JESUS CAMINHA CONOSCO

ACOLHIDA
(colocar o Samuel brincando com um barquinho- colar um barco de papel na frente de sua roupa)

Com: Bom dia!
Samuel: (está distraido cantando) não dá mais pra voltar o barco está em alto mar.

Com: umum....Samueel. Bom dia amiguinho você está tão distraído que nem viu que a missa já vai começar.

Samuel: ai,ai me desculpe. bom dia crianças! Sabe o que é. Passei a semana refleindo sobre a missa de domingo passado. Eu disse que ia seguir Jesus.

Com: eu bem me lembro amiguinho. a gente até cantou eu vou seguir Jesus.

Samuel: então meu coração ficou muito feliz e eu fiquei pensando que não dá mais pra voltar atrás na minha decisão. Então eu fico repetindo não da mais pra voltar.

Com: Sabe amiguinho quando decidimos seguir Jesus, nos decidimos a fazer o que ele nos ensina. Devemos amar as pessoas sem preconceitos, perdoar quem nos ofende e pedir perdão sempre que erramos.

Samuel: quando o seguimos ele permanece conosco não é mesmo?

Com: è claro que sim. Jesus nunca nos abandona. Se formos lembrar na bíblia tem muitas palavras que conta que os discípulos seguiam Jesus e caminhavam com Ele.Lembra da história da tempestade acalmada. Jesus estava num barquinho como o seu amiguinho dormindo. Chegou uma grande tempestade e os discipulos tiveram medo e então Jesus acalmou o mar.

Samuel: nossa! meu coração já ta quase explodindo de tanto amor que tenho por Jesus.

Com: Então acalme-se poruqe a missa hoje está só começando.Vamos ficar de pé e com alegria aolher nosso celebrante o padre......



ATO PENITENCIAL

Com: Samuel amiguinho, estava aqui olhando seu barquinho e pensando na nossa conversa inicial.

Samuel: a de seguir Jesus e não voltar atrás?

Com: é. Quando vamos para o barco e entramos no mar enfrentamos muitos perigos não é mesmo? Ondas fortes, raios, chuvas e tempestades. Se não cuidarmos ela vai nos afundar.

Samuel: Tô ficando com medo. E se o meu barquinho furar?

Com: Não é pra se assustar, mas precisamos temer sim. Imaginem que somos esse barquinho com o propósito de seguir Jesus. Ao longo de nossa jornada vamos enfrentar perigos que nos querem afastar de Jesus. E sabem o que é que quer nos afastar de Jesus?

Samuel: Só pode ser o pecado. É sempre ele.

Com: é sim Samuel. O pecado chega as vezes como uma tempestade, as vezes de mansinho, mas ele invade nossa vida e coloca mentira, inveja, raiva, falta de amor.... Nosso barquinho vai ficando longe de Jesus. Para seguir Jesus precisamos todos os dias lutar para ficar longe das coisas que não vem de de Deus. Vamos fazer um limpa no nosso barco e lançar fora todo o pecado da nossa vida?

(conduzir oração de perdão ou entrar com um canto)



LITURGIA DA PALAVRA

Com: para que possamo seguir Jesus precisamos ouvir com atenção o que Deus quer nos falar por meio da leitura do livro dos Reis.



EVANGELHO

Com:Fiquemos de pé e aclamemos com alegria o santo evangelho cantando.



HOMILIA

Com: História


As estrelas são para nos guiar

Bruce queria acompanhar seu pai nas planícies do grande Deserto de Gobi. O Gobi se estende por muitos e muitos quilômetros, mas com muito poucas marcas ou sinais que indiquem a direção. Existem somente quilômetros de planícies onduladas – sem estradas, sem árvores, sem cidades e sem vilas. O pai de Bruce ia com freqüência ali, porque, bem distante, além daquelas planícies, estava uma importante sede da missão. Mas era uma viagem longa, muito cansativa, e a pessoa tinha que levar tudo o que precisava, colchonete para dormir, coisas para comer e roupa suficiente para todo o tipo de temperatura. E se estivesse na época das chuvas, qualquer tipo de viagem seria muito difícil.

O papai estava se preparando para a viagem, e Bruce tinha esperança que poderia ir junto. Depois de muitas considerações sobre o assunto, e tendo de fazer uma preparação adicional, o papai decidiu que Bruce poderia ir junto desta vez. O pai carregou o carro na noite anterior, e tudo estava preparado para a partida na manhã seguinte.

“Vamos”, disse o pai, “está na hora de acordar, já é tempo de tomarmos nosso caminho”.

Bruce esfregou os olhos, se espreguiçou um pouco, e somente meio acordado, lembrou que naquela manhã iria acompanhar o pai na longa viagem. E assim, rapidamente, saiu da cama, se vestiu, e bem depressa estava sentado à mesa, tomando seu desjejum na madrugada. O papai estava colocando as últimas coisas no carro, esquentando o motor e esperando pela hora de partir.

Com um alegre “viva”, e um último carinho em Rom-rom, Bruce e seu pai saíram do portão para a estrada, e logo começaram a subir a estrada adicional que os levaria à parte alta da planície do Deserto de Gobi. Em menos de uma hora, estavam mais próximas e mais brilhantes.

O carro seguia pela escuridão, e o dirigir requeria muito pouca atenção. Bruce sentado no banco da frente com seu pai adormeceu um pouco, e o ronco contínuo do motor parece que estava embalando o pai em uma sonolência, também; mas não foram muito longe porque o carro caiu em um declive que levava a um desfiladeiro profundo. O caminho defeituoso e a sacudidura acordaram o pai, que olhando ao redor logo viu que tinham saído da estrada. Ao invés de viajarem para o sudoeste, estavam indo direto para o Este, e naturalmente logo estariam em áreas desconhecidas.

“Bem”, disse o pai, “acho que cochilei um pouco e não sabia para onde estava guiando. Eu nunca tinha visto esse desfiladeiro antes”.

“Como você sabe?”, perguntou Bruce, “existem tantos desfiladeiros, como você pode saber qual que já viu e qual não viram?”.

“Você precisa ter certeza”, respondeu o pai, “estou acostumado com os que já vi, e nunca estive neste desfiladeiro antes”.

“Você sabe em que direção está o norte, pai?”.

“Não, mas sei uma maneira que podemos descobrir”.

“Mas você não tem uma bússola”, disse Bruce.

“Não”, replicou o pai, “vamos nos guiar pelas estrelas”.

“Pelas estrelas!”, exclamou Bruce, “como, se todas estão no céu! Como pode se guiar por estrelas?”.

“Certamente podemos, filho; os marinheiros nos grandes navios que atravessam os oceanos calculam sua localização corretamente, olhando para o céu e localizando certas estrelas. Embora não estejamos no mar, estas grandes planícies são exatamente como um oceano, e nós também podemos calcular nossa localização, e encontrar o caminho certo pelas estrelas. Primeiro precisa encontrar a Estrela Polar, a Estrela do Norte, e seguir a linha até onde estão agora. Depois identificando outras constelações, e encontrando a relação com outras estrelas, podemos ter uma direção geral e saber como devemos proceder para encontrar um certo ponto no mapa”, explicou o pai.

“Isto é muito interessante”, disse Bruce. “Eu lembro que o primeiro capítulo de Gênesis nos fala que quando Deus criou o céu e a Terra, Ele mandou que aparecessem os luminares no céu, e a Bíblia nos diz que eles deveriam servir de sinal para as estações, para os dias e para os anos; mas eu não sabia que também poderiam nos ajudar a encontrar o caminho quando estamos perdidos”.

“Sim, Bruce, você não se lembra da história na Bíblia, quando os magos foram guiados por uma estrela, através do deserto até Belém, para encontrar o Menino Jesus?”.

“Ah, sim, eu me lembro desta bonita história; e sabe, pai, acho que você é igual aos reis, vai encontrar nosso caminho neste deserto através de uma estrela”.

E assim, guiados pelas estrelas, papai e Bruce logo encontraram a estrada correta novamente, contente por Deus ter colocado as estrelas no céu para orienta-los no caminho certo.

Assim somos nós hoje convidados a seguir Jesus. Jesus é a luz que ilumina nosso caminho e nos conduz ao céu. As vezes caimos em desfiladeiros mas preecisamos procurar por Jesus. O que Ele faria? Como agiria? Assim vamos sendo guiados por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO