terça-feira, 28 de setembro de 2010

MISSA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Oi pessoal aqui vai uma sugestão para a missa do dia 12/10. Quem não for ter missa neste dia dia com as crianças poderá conversar com o sacerdote e adaptá-la para o dia 10/10. As crianças esperam muito este dia mas, peço-vos que deem maior atenção a Nossa Senhora pois as crianças tem esquecido do significado real do dia 12 de Outubro e só pensam em presentes e brinquedos.

ACOLHIDA
(a procissão de entrada pode ser composta por crianças vestidas de anjos ou túnicas azuis lembrando o manto de Maria. Pode-se preparar um biombo bem bonito e na sua frente um altar para colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No biombo pode-se escrever em corações os nomes das crianças que estão na missa e ir colocando à medida que elas chegarem. Quando a imagem chegar pode-se pedir que Nossa Senhora interceda por aquelas crianças e por suas famílias. Também pode-se preparar os direitos das crianças para trazer na procissão das ofertas e colocar no biombo.)

Com:  Bom dia crianças! Bom dia a todos! Bom dia Samuel e Talita. Que bom que nos encontramos de novo!
Samuel: Bom dia tia ... Pois é, e hoje é um dia muuuuuuito especial! É o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasiiiiiiillll e sabe de quem mais ? De Quem? De quem?
Talita: É um dia que adoro, pois a gente ganha muiiiiitos presentes, é o dia das crianças!
Com: Bem lembrado amiguinhos! Nesta celebração vamos pedir a benção a Nossa Senhora para o nosso Brasil e também para as nossas crianças!
Samuel: Eta nois! Que alegria!!!!
Com: Então amiguinhos com muita alegria vamos cantar para receber o padre ... e a procissão de entrada , neste dia em que homenageamos Nossa Senhora e as nossas crianças. Agitando nossas bandeirinhas cantemos.

ENTRONIZAÇÃO E COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SRA. APARECIDA

Com: Sabe crianças há muitos anos atrás, numa cidadezinha chamada Guaratinguetá, moravam três pescadores: Domingos, João e Felipe. Um dia eles saíram para pescar e jogaram a rede e para surpresa deles, acharam a cabeça da imagem, depois disso começaram a pescar tantos peixes que ficaram com medo de afundarem. Os três ficaram muito felizes e agradecidos pela pescaria. Vocês devem estar se perguntando: se a imagem estava quebrada, porque não a jogaram de volta no rio? É porque viram naquela pescaria um grande sinal de Deus e deram a imagem o nome de Nossa Senhora Aparecida, porque ela apareceu no rio. Agora cantando e agitando nossas bandeirinhas vamos receber a imagem de Nossa Senhora para coroá-la.

SUGESTÃOCOM O CANTO SOU CAIPIRA PIRAPORA  DARÁ A ENTRADA DE 3 PESCADORES TRAZENDO UMA REDE, DUAS CRIANÇAS TRAZENDO A BANDEIRA DO BRASIL, UMA CRIANÇA TRAZENDO UM ROSÁRIO, UMA CRIANÇA NUM ANDOR DE VESTE VERDE TRAZENDO A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA E POR ULTIMO OUTRA CRIANÇA TAMBÉM NUM ANDOR COM VESTE AMARELA TRAZENDO A COROA)


ATO PENITENCIAL: por conta do sacerdote

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Sabem, crianças, aquele momento em que nós sentamos no colo da mamãe e ela nos conta uma história bem bonita?
Talita: Pois é, agora nossa mãezinha querida quer que ouçamos uma história bonita, igual aquelas que ela contava pra Jesus. Por isso, vamos ouvir com bastante atenção e bem caladinhos .

ACLAMAÇAO DO EVANGELHO: ( AGITAR BANDEIRINHAS)
Com: Em pé com alegria cantemos saudando o santo Evangelho.
HOMILIA
Contar a história de Nossa Senhora Aparecida. Para tal, vá contando a história utilizando materiais que se assemelhem aos objetos presentes nos acontecimentos:


Bom dia, crianças! Hoje vamos aprender sobre a história de Nossa Senhora Aparecida! Todos atentos porque já vai começar!

(Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio)

Há muito tempo atrás, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes. Um dia ensolarado e bonito 3 pescadores resolveram pescar. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram: para o meio do rio! Mas não haviam peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede” que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede havia nela a imagem do corpo de Nossa Senhora Aparecida. Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida). E neste momento, um monte de peixes começaram a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com N. Senhora Aparecida no meio do barquinho). Foi então que eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos 3 pescadores, o Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha- pode ser de papelão, cartolina, como sua imaginação preferir) e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Durante todo esse tempo, ela fez muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...

Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando pela Santa tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.

Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente ao santuário que tinham criado para Santa preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. Aí, as correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas, abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).

Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina vira para sua mãe e diz: “Mamãe, como é linda essa igreja!”(no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).

No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa!

Vamos rezar então uma Ave Maria para agradecer o grande amor que Nossa Senhora tem por todos nós? (terminar com uma oração)

OFERTORIO
Com : Então este o é momento de abrirmos nosso coração e colocarmos diante do Senhor as nossas ofertas. Vamos trazer os direitos da criança desejando e pedindo a nossa Mãezinha que cada criança desse nosso imenso Brasil seja respeitada e amparada. Vamos pedir que Nossa Senhora interceda por todas as crianças do nosso Brasil especialmente essas aqui que estão aqui bem pertinho dela e por suas familias.


HOMENAGEM A NOSSA SENHORA E ÀS CRIANÇAS

Com: Crianças agora cheguem aqui a frente e fiquem ao redor da imagem de Nossa Senhora para que padre .... lhes dê a benção . Estendamos nossos braços em direção á imagem de Nossa Senhora e ás nossas crianças.


PR: Senhor nosso Deus, que da boca das crianças recebestes o louvor do vosso nome, olhai benignamente para estas crianças que a fé da Igreja recomenda à vossa imensa piedade; e assim como o vosso Filho, nascido da Virgem Maria, recebia de boa vontade as crianças, as abençoava e abraçava e as propunha a todos como exemplo a imitar, assim também, Pai santo, derramai sobre elas a vossa bênção, para que, à medida que vão crescendo, por meio da sã convivência com as pessoas maiores e com a assistência do Espírito Santo, se tornem testemunhas de Cristo no mundo e sejam mensageiras e defensoras da fé que professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

CANTAR O SEGUINTE REFRÃO: DAI-NOS A BÊNÇÃO, Ó MÃE QUERIDA, NOSSA SENHORA APARECIDA.( BIS)

10 comentários:

  1. Esse blog é muito abençoado, pois tem me ajudado muito com a catequese na minha comunidade. Parabéns pela dedicação ao blog, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que benção!!!! Deus abençoe vocês e lhes dê a graça de cada DIA perseverar. Nosso G.O. está começando a evangelizar as crianças.
    Daniele - praia Grande/SP

    ResponderExcluir
  3. Sempre que preciso dou passadinha no seu blog,pois é muito proveitoso.Que Deus te ilumine sempre com a graça do Espiríto Santo.BEIJO...Jaqueline-Ponta Porã,MS.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo
    Parabéns a você que se empenha em postar sua colaboração neste blog, pois se se faz capacitado é porque tem o coração aberto ao Senhor Deus que nos concedeu o Dom da vida. Seja sempre perseverante na Fé, pois unidos e fortalecidos pelo amor misericordioso de Jesus teremos mais Paz e o amor poderá reinar entre todos. abração. MF, ES

    ResponderExcluir
  5. SOU RESPONSAVEL PELA LITURGIA DA MINHA COMUNIDADE AS VEZES ME SINTO FRACA EM QUESTAO DE FAZER AÇAO DE GRAÇAS P/ QUALQUEL MOMENTOS PESO AJUDA E IDEIAS MEU SITE É RITINHALACERDA@YAHOO.COM.BR BEIJPOS

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. sou feliz por ter uma igrejas a de nossa senhora aprecida proximo a minha casa......

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Rita e estou usando a criatividade de vocês na nossa missa muito bem esplicada e com muito amor com a mãe que coisas lindas parabéns a todos

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO