segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MISSA DO 26 DOMINGO COMUM: OS PRIMEIROS NO REINO

DIA DA BÍBLIA


(Olá pessoal, domingo que vem celebraremos o dia da Bíblia, então vamos preparar algo especial com antecedência. Pode-se fazer um fantoche de bíblia para usar na animação, pode-se preparar uma bandeja com pão, uva e trigo e a palavra no meio, pode-se preparar uma caixa grande de papelão com enfeite por fora escrito bíblia e na fala com as crianças dizer que quando lemos e escutamos a palavra o próprio Jesus é que nos fala- nesse instante sai de dentro da caixa uma pessoa vestida de Jesus. Use sua criatividade. Se a comunidade tiver algumas bíblias pode-se sortear para as crianças, pode sortear também alguns dos livrinhos com historias bíblicas.)

ACOLHIDA

Com: (entra com a Bíblia na mao toda distraída) Nossa! Que lindo! Deus é mais que demais.
Samuel: um, um o tia Dani. A missa começou.Tia Dani!
Com: Nossa gente me desculpa, tava tão distraída que nem percebi.Bom dia!
Samuel: bom dia! Mas eu nunca te vi tão avoada, parece um avião la nas alturas!
Com: Ai gente é que eu sou mesmo apaixonada por historias e hoje eu tava lendo uma linda. De um homem chamado Daniel, um rei no seu palácio e muitos leos ferozes.
Samuel: Essa historia parece boa mesmo. Eu acho ate que os autores dos bons filmes inspiraram nas historias bíblicas. Da pra contar essa historia pra gente, tia Dani?
Com: Hoje não, ela vai ficar para outro dia. Sabe por que? Porque hoje é um dia muito especial
Samuel: O que tem de tão especial que não da tempo de ouvirmos uma historia?
Com: hoje comemoramos o dia da Bíblia e já tem uma historia bonita preparada pra nos.
Samuel: então vamos chamar logo o padre que eu to doidim pra escutar.
Com: fiquemos em pé e cantemos com alegria.

LITURGIA DA PALAVRA

Com: Agora chegou o momento que o Samuel estava esperando. É hora de escutarmos o que o senhor quer nos falar.Para isso vamos ficar em pé, olhar La no fundo da igreja e acolher a palavra de Deus. Ela é o nosso alimento. Enquanto ela vem passando em nosso meio. Reze pedindo ao senhor que te ensine a escutar e praticar o que ela ensina.

EVANGELHO

Com: Jesus ainda quer nos falar e nos ensinar a fazer a vontade do pai. Aclamemos o evangelho cantando.


HOMILIA
Bom dia! Hoje vim contar uma história legal sobre fazer a vontade do Pai. Vocês obedecem seus pais? Levanta a mão pra mim quem aqui é obediente. E quem resmunga muito? Pois é. Numa floresta perto daqui os animaizinhos estavam em festa. Os filhotes puavam de um lado para o outro e brincavam. O papai macaco chamou o primeiro filhote e disse: já chega de brincar o papai precisa de um favor. Va ate sua mãe e leve as bananas para o almoço. O filhote disse sim senhor e saiu. Virou na primeira arvore a direita e colocou a penca de bananas no chao. Voltou rapidinho para brincar. Senhor leão chamou seu filho também e disse: deixe de brincadeiras e va ate sua mae ajuda-la. A não papai, abaixou a cabeça, resmungou um pouco e foi para casa ajudar a mae. Papai macaco chegou em casa e ficou furioso pois o filho o havia desobedecido e não tinha nada para alimentar. O pai leao chegou em casa e ficou feliz ao ver o filho em casa ajudando nas tarefas e cheio de gratidão convidou o filho para passearem e caçarem juntos mais tarde. E ai crianças quem foi o filho obediente? E o que ele ganhou? E quem desobedeceu, deixou o pai feliz? Assim somos nós também com nossos pais em casa. Também funciona assim com o nosso pai do céu. Jesus veio ao mundo e nos ensinou como viver e amar o outro. Muitos de nós obedecem e dão o perdão ao proximo, e dizem não ao pecado e fazem as coisas certas para agradar a Deus. Mas, muitos fazem como o primeiro filho, sim senhor e vem a igreja e por fora parecem bons, mas a hora que viram a primeira rua a direita colocam a penca de amor de Deus no chao e agem de maneira errada, desobedecem e deixam o papai do ceu triste. Como nós devemos ser: obedientes a vontade de Deus ou desobedientes?(escutar a resposta que deve ser obediente e dizer- muito bem palmas pra voces).

Um comentário:

  1. muito bom eu preciso e todos os domingo,para contar pra crianças da catequeze

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO