quarta-feira, 31 de julho de 2013

Missa do 18º domingo Comum - Dia do Padre (SUGESTÃO)


ACOLHIDA

Comentarista: Bom dia! Hoje é um dia muito especial, primeiro porque é domingo, segundo porque dedicamos a vocação sacerdotal. Tivemos no mês passado um presente maravilhoso, porque recebemos a visita do nosso papa. Ele nos ensinou muito com sua generosidade e acolhida.  (mostrar imagens do papa com as crianças). Pois é, mas ele não esta aqui toda semana, não é verdade? Por isso contamos com o nosso padre. (Falar sobre o padre de sua paróquia, se possível mostre imagens dele celebrando com as crianças). Ele nos ensina muitas coisas e com suas palavras toca os nossos corações, deixando neles sua marca, a marca do Cristo. E leva um pouquinho de nós, nossa amizade, nosso carinho e nossa admiração. Com seu coração de criança, fala aos pequenos sobre o amor do Pai, ensinando o caminho certo a seguir. Com seu coração de pai, fala aos filhos crescidos corrigindo e endireitando os caminhos. Tu és sacerdote, sacerdote do amor, da paz, da alegria e da esperança. Por isso eu te convido agora a ficar de pé e juntos cantarmos para receber nosso querido padre que irá presidir esta linda celebração! (cantar canto de entrada)

 

ATO PENITENCIAL

(montar um mapa do Brasil e desenhos de sol e nuvem de previsão do tempo. Também preparar um
desenho de coração)

Com: Olá, bom dia vim trazer a previsão do tempo para o dia de hoje.(ir falando e colando no mapa as imagens) Região sudeste, bem aqui em minas, muito sol e calor...tempo bom para se divertir. Região sul com formação de tempestades, nuvens escuras estão sobre essa região...e no nordeste...Espera ai, me lembrei de uma coisa. Assim como fazemos a previsão do tempo, também podemos ver o que acontece no nosso coração. Quando deixamos o pecado entrar, por exemplo a mentirinha, nuvens escuras sobrevoam a região, quando não perdoamos o tempo se fecha e La vem tempestades de desamor, brigas e muita raiva....Mas se dizemos não ao pecado, uma luz alcança nosso coração, e o tempo fica bom para nos relacionarmos com os outros, para amar a mamãe e o papai....Quero fazer uma pergunta: você quer o tempo de seu coração seja ensolarado ou cheio de tempestades? Pra que o nosso coração fica cheio de luz é necessário reconhecer que somos pecadores e pedir perdão a Deus. Vamos fazer isso? (cantar uma música apropriada ou conduzir uma oração de perdão).

 

LITURGIA DA PALAVRA

Comentarista: Escutar a palavra de Deus deve ser para nós algo muito importante. Ela é luz para nossa caminhada e nos ensina a acumular tesouros que nos ajudam a alcançar o céu.

EVANGELHO

Comentarista: É hora de escutarmos o próprio Jesus a nos falar. Fiquemos de pé e cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.

 HOMILIA

(preparar 03 bonecos que representem o pai e dois filhos. Prepare também duas caixas e coloque em uma tesouros como jóias, dinheirinho...na outra uma foto, um botão, um papel de bala....O narrador da história pode ser a vovozinha)

Era uma vez um homem cheio de sabedoria, o senhor José. Ele queria ensinar seus filhos a fazer o bem, a praticar o exercício do amor. Então ele arrumou duas caixinhas e deu para os filhos dizendo...Meus filhos nossa vida é como essa caixinha que começa vazia e ao longo da nossa vida temos que guardar as coisas mais preciosas pra nós aqui, vamos todos os dias guardando tesouros e um dia vamos apresentá-las a Deus. Vou dar uma caixa pra cada um de vocês. No final do mês quero ver o que conseguiram... Assim se fez... Os filhos saíram felizes e ao longo de todo mês foram enchendo suas caixinhas. Ao final do mês o pai chamou os filhos e pediu que lhe mostrassem o que tinham aprendido. O filho mais velho tomou a palavra e cheio de arrogância falou: se lembra das moedas que me deu? Comprei doces e vendi, dobrei o valor do dinheiro. Lavei o carro da senhora Ana e ela me deu mais uns trocados. Também ganhei um anel de ouro que não servia na mamãe. E foi mostrando tudo que tinha na caixa. O filho mais novo ficou envergonhado e meio sem jeito abriu a caixinha... Primeiro tirou uma foto. Pai meu tesouro é essa foto do vovô, passei horas me lembrando das histórias que ele contava, das coisas que ele ensinava quando falava de Jesus. Há também comprei doces com as moedas que me deu, mas dividi com meus amigos e um me deu esse papel pra não esquecer o quanto a gente riu pois o chocolate derreteu e ficou muito engraçado. Esse botão é da sua camisa, se lembra que fui te abraçar e enrosquei meu cabelo quando puxou o botão caiu. Aquele dia ganhei o maior abraço de minha vida. De dinheiro não sobrou nada, mas minha caixa ficou cheia de momentos felizes que vivemos em família. O pai olhou para os filhos e disse: meus filhos, é preciso trabalhar para ganhar dinheiro pois sem ele não da pra comprar alimento ou pagar a escola, mas o mais importante, é acumular valores, alegrias vividas no nosso dia a dia.  Assim também acontece conosco. Ao longo de nossas vidas precisamos guardar o que realmente tem valor em nossas vidas, nossa família, o amor e o respeito ao próximo... Ai, ai, vovozinha ta cansada, acho que vou tirar uma sonequinha. (fecha os olhos e cochila ou sai de cena).

 HOMENAGEM AO PADRE

(Pedir o padre se sente a frente do altar. Uma criança ou um membro da equipe fará a leitura da homenagem e em seguida duas entram com o baú e o porta retrato. O baú irá conter chocolates e cartinhas. Para a entrada dessas crianças outras irão cantar uma canção).




Comentarista: A historia de uma pessoa é formada por momentos especiais, e a sua Padre (dizer o nome) não é diferente. Principalmente sua historia com a missa das crianças, que tem momentos muito especiais para lembrarmos. Durante toda a missa de hoje aprendemos sobre o que devemos acumular como tesouro aqui na Terra e olhando para o senhor, vemos tantos tesouros....O seu sorriso e alegria ao celebrar para as crianças toca o nosso coração e nos deixa marcas profundas de amor. Quando o senhor segura uma criança nos braços, podemos ver o próprio Cristo acolhendo os pequeninos. Quando dança com elas, ai é pura diversão! Toda a alegria se espalha nessa igreja e podemos ver transformar a tristeza em alegria... Muitos momentos são preciosos na sua história conosco, e gostaríamos que os guardasse como um grande tesouro que o senhor conquista a cada domingo no meio de nós...obrigada por nos ensinar tanto.


Música: A cor dos seus cabelos, foi o senhor quem pintou, o brilho dos seus olhos foi Ele quem iluminou. Cada detalhe do rosto, a cor da pele o tom, se é gordinho ou magrinho, desde o principio ele amou... Voce é especial, não existe outro igual, Deus sonhou com você, por isso você nasceu.

Comentário e perdão: Dani
Músicas: Quem me tocou?
Homilia: Luziane
Homenagem ao padre: Sol na leitura do texto e crianças na música
Responsável pelos cartõezinhos: Cybele e Andréia


 

2 comentários:

  1. Gostaria de orações dos fiéis para a Missa do dia do Padre para crianças seria
    possivel me mandar algumas? Sou Catequista e gosto sempre de pesquisar folhetos, Missas de Outras Paróquias. Obrigado na Paz do Senhor!
    Alayde Sarmento Abiscula.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO