quinta-feira, 8 de agosto de 2013

19º Domingo Comum - Dia dos Pais - destaque para as famílias (SUGESTÃO)

ACOLHIDA

Comentarista: Abençoa Senhor as famílias amém... Abençoa senhor a minha também! Bom dia! Bom dia Samuel.
Samuel (fantoche): Bom dia! Ai, eu “to” que “to” hoje.
Comentarista: O que foi amiguinho?
Samuel (fantoche): Meu pai vem a missa hoje e eu estava doidinho pra apresenta-lo pra todos. Ele esta chegando.... Benção pai. Senta aqui do meu lado.
José (fantoche): Deus te abençoe meu filho!
Comentarista: Bom dia senhor José. Que bom que o senhor veio. Seja bem vindo a nossa comunidade.
José (fantoche):  Obrigada, é um prazer estar aqui, ainda mais hoje um dia muito especial.
Samuel (fantoche): É dia dos pais, e eu te amo papai (da um beijo no pai).
Comentarista: Hoje também é um dia dedicado a toda família. Deus quer que estejamos atentos e vigilantes.
Samuel (fantoche): Eu estou vigiando, já viu minha roupa nova? Fico de olho para ver se eu não estou sujo, rasgado... Meus carrinhos, ninguém mexe, vigio que é uma beleza! Agora quando eu venho pra missa, tenho que falar a verdade, de vez em quando dou umas “cochiladinhas”, mas estou indo bem.
José (fantoche):  Samuel, Samuel... Ainda precisa melhorar...
Comentarista: Não é vigia de olhar as coisas, vigiar carros e sim vigiar em nossas orações e ações do dia a dia. A qualquer momento Jesus pode voltar e será que estaremos prontos?
Samuel (fantoche): Ai meu DEUS!! ELE pode chegar a qualquer momento??!! Então vamos chamar logo o padre pra eu rezar e aprender a esperar Jesus! Quero aprender a vigiar!
Comentarista: Com alegria todos de pé cantemos para acolher o padre Júlio.

ATO PENITENCIAL
(usar um chapéu e figurino de pirata ou bonecos de barco e piratas)
Comentarista: Uhu... Sou pirata da perna de pau, do olho de vidro da cara de mau.
Samuel (fantoche): credo tia o que é isso?
Comentarista: é que eu fui ao cinema e assisti um super filme de piratas e lembrei de cada um de vocês.
Samuel (fantoche): não entendi não.
Comentarista: quem aqui já viu filme de pirata? E o que eles fazem? Eles roubam os tesouros dos outros. Tudo aquilo que o outro guardou e acumulou, eles simplesmente roubam e depois ainda afundam os barcos. Fiquei pensando que o pecado é assim. Ele se aproxima, rouba nossos maiores tesouros: o amor ao próximo, a verdade, a sinceridade, a humildade. Deixa pra nós o vazio, a tristeza, a mágoa e nos afasta do amor de Deus. Por fim acaba afundando nossa vida em tristeza e rancor. Quero saber uma coisa? Vocês vão deixar esse pirata do pecado roubar o seu maior tesouro? Não! Então vamos mandá-lo pra bem longe reconhecendo que somos pecadores e pedindo perdão a Deus. (cantar um canto de perdão ou  conduzir oração de perdão).

 LITURGIA DA PALAVRA
Comentarista: Vamos atentos escutar a palavra de Deus que o ......................... irá ler e deixar que ela penetre em nosso coração.
 
EVANGELHO

Comentarista: É hora de escutarmos o próprio Jesus a nos falar. Fiquemos de pé e cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.
 
HOMILIA (caso o padre permita)

(teatro vovô, mãe e neto)
 Mãe: Julinha vem cá minha filha.
Julinha: Oi mamãe, o que é?
Mãe: Vou precisar sair e você ficará com seu avô.
Julinha: Oba, vou pegar uns brinquedos.
Mãe: (bate na casa do avô) Pai, pai, cheguei!
Vô: Oi minha filha.
Mãe: Benção pai!
Vô: Deus te abençoe minha filha! E você mocinha?
Julinha: Benção vô!
Vô: Deus te abençoe!
Mãe: Pai estou indo, juízo minha filha.
Julinha: vovô vou brincar de skate.
Vô: Skate é muito perigoso, cuidado, você pode cair e se machucar. A gente nunca sabe quando pode quebrar o nariz.
Julinha: Que nada vô, fica tranquilo. (Julinha começa andar de skate, cai e chora chamando o avô)
Vô: (cuidando da neta diz) eu te falei a gente nunca sabe a hora que as coisas vão acontecer.
Julinha: Tudo bem, vou, vou jogar bola então.
: minha filha, dentro de casa não é lugar, pode acertar as coisas e quebrar.
Julinha: relaxa vô sou boa de bola. (vai jogar e acerta a janela)
Vô: Julinha o que você fez?
Julinha: desculpa vovô , devia ter te escutado. Bem que o senhor falou que a gente tem que estar preparado pois nunca sabemos quando as coisas vão acontecer. Acho melhor brincar de boneca quietinha aqui no canto.
Mãe: oi pessoal, cheguei. Correu tudo bem papai?
Vô: acho que a Julinha e essa criançada aprendeu que devemos estar sempre alerta. Tudo pode acontecer a qualquer momento.
Mãe: é verdade... Assim também nos ensina a palavra de Deus. Não podemos cochilar precisamos estar vigilantes na oração e ser obedientes a palavra de Deus. Nunca sabemos quando o senhor vai bater a nossa porta. Vamos papai vou preparar um café pro senhor!(eles saem de cena)


Comentarista:Dani
Fantoches - Samuel e José: Simone e Luziane
Perdão: Dani
Músicas: Quem me tocou?
Homilia: mãe (Cybele), Julinha (Sol), vô (Luziane)
Homenagem aos pais: crianças e músicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO