terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GOC - Manual do cristão – as cinco pedrinhas que nos levarão ao céu!


Davi foi um homem que era Pequeno na estatura, mas grande na Fé e ele derrotou o gigante Golias com pedrinhas especiais Que Deus Nos oferece hoje , basta querermos e tê-las em nossas "malinhas" e por onde formos seremos vitoriosos!


Tema: Manual do cristão – as cinco pedrinhas que nos levarão ao céu!

Reflexão para os coordenadores:  1Rs 2,1-4.10-12
1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel”’.
Assim Deus quer que façamos hoje: que sejamos orantes, que sigamos Suas leis para que nunca nos falte aquilo que é verdadeiramente essencial!


Oração inicial: cantar música Sinal da cruz é o sinal do cristão e conduzir o Terço do coroinha (Hyde Flávia – contempla cada ano da infância de Jesus, com 12 contas, uma ave-maria para cada ano refletindo as fazes da infância de Jesus e de cada criança), convidando as crianças a colocar seus pedidos e agradecimentos.
Louvor: Inicie perguntando quem esta feliz? Você gosta de cantar? Tenho um amigo que gostava muito de cantar para o Senhor, sabe que m é ele? O Rei Davi. Seja qual fosse a situação, ele não deixava de cantar salmos louvando ao Senhor. Cantar a música: Quando espírito de Deus se move em mim, eu rezo como o rei Davi!...
Efusão: Dinâmica-Sentindo o Espírito Santo
Material: Uvas ou balas  - se usar balas, coloque-as em um local onde as crianças não a vejam – um saco ou sacola escuro e as deixe tocar, não ver...
Quando somos batizados, ganhamos um lindo presente, o Espírito Santo de Deus. Mas não podemos deixar esse presente guardado, afinal quem aqui ganha um presente e o deixa embaixo da cama, escondido ou guardado?? Devemos abrí-lo e aproveitar o presente! Assim ele vai nos trazer alegria, satisfação, contentamento... O que será que temos aqui?? (mostre o saco com as balas ou uvas, deixe-as tocar...) Depois de falar  falar um pouco sobre o que poderá ser,e elas logo saberão o que é, confirme o que tem dentro do saco escuro e pergunte se dá pra sentir o sabor do que se tem assim, emabalado. Assim é o Espírito Santo. Quando somos batizados o recebemos e não podemos deixa-lo preso, fechado, guardado. Precisamos permitir que ele se manifeste em nós, sentir seu sabor, aproveitar da alegria que ele nos oferta;  mostre as crianças o cacho de uva ou as balas – assim é com estas uvas (ou balas)para sentir como é esta o sabor destas uvas (ou balas) precisamos experimentar! Não podemos deixar guardado! Vamos experimentar a presença do Espírito Santo de Deus então? Feche seus olhos, pense no que Ele pode mudar o sabor: é o papai e a mamãe que estão brigando muito? É a professora que é muito brava? É o irmãozinho que está brigando muito com você? É o primo que está doente e chora muito? Pensa no que o Espírito Santo pode modificar o sabor e você não precisa falar com palavras que o coleguinha do lado compreende: use sons diferentes, pense sobre o que você quer que Deus modifique pela ação do Espírito Santo e faça sons diferentes, cada criança escolha um som diferente, vamos lá? Lalalala... Pipipipi... Shalariririri.... Vá pensando naquilo que Deus precisa agir!!! Peça ao Espírito Santo.... Depois de alguns instantes peça as crianças para “ cheirar uma flor, e soprar um balão” inspira e expira..... Pergunte se alguém quer falar algo e escute...
Pregação: A história de Davi  (baseado na Bíblia - I Samuel 16-17)
Há muito tempo atrás, num país muito distante do nosso, chamado Israel, havia um rapazinho chamado Davi. Eu não sei a idade dele, mas imagino que ele era bem novinho e mesmo sendo novinho, ele já trabalhava. Sabe o que ele fazia? Ele era pastor de ovelhinhas.                                                                                                                              
Todo o dia, de manhã bem cedinho, ele acordava e ia trabalhar. Ele levava as ovelhinhas para beberem água no riacho e comerem graminhas bem verdinhas. Ele estava sempre alerta para evitar que algum bicho atacasse suas ovelhinhas, porque ele tinha um carinho muito especial por elas.
Nos momentos mais tranqüilos, Davi tocava sua harpa. As ovelhas ficavam calmas. E assim Davi tocava, tocava e tocava. Era tão bonito. As pessoas que passavam nas redondezas ouviam a música e ficavam admirados. Era uma música tão bonita. Sabe... nessas horas, Davi olhava para natureza e via as coisas que Deus fez e tocava lindas canções e escrevia lindos poemas pensando em Deus – Esses poemas se chamam Salmos... é... são alguns dos Salmos que estão no meio da Bíblia. Foi assim que Davi cultivou uma amizade com Deus. Daí... a música dele ficou conhecida por algumas pessoas da sua cidade.
Um dia, o rei Saul estava muito nervoso e seus empregados sugeriram que chamasse alguém que tocasse bem algum instrumento para acalmar os ânimos do rei. Adivinhe quem foi chamado? É... o próprio – Davi. E ele tocou bonito para rei e assim... quando o rei ficava nervoso e irritado, Davi tocava a sua harpa e o rei ficava calminho, calminho. O rei gostou tanto, que até convidou Davi para ser escudeiro dele.
Mas... mesmo assim, Davi ainda cuidava das suas ovelhas nas horas vagas.Um dia, teve uma guerra muito terrível e os irmãos de Davi foram para ela. Davi não foi porque era muito jovem, mas o pai de Davi pediu para que ele fosse até o local da guerra, levar alimentos para os seus irmãos. Davi foi.
Chegando lá, viu que os soldados estavam tensos. No exército inimigo havia um inimigo muito poderoso. Ele era um gigante e o nome dele era Golias. Ele desafiava e xingava os soldados, chamando um que pudesse lutar com ele. Os soldados de Israel estavam com medo, inclusive os irmãos de Davi.
Davi não ficou com medo do gigante e foi pedir autorização ao rei Saul para lutar com o gigante Golias. O rei não teve outra opção, senão autorizar o moço Davi a lutar com o gigante, dando a ele roupas de guerra (escudo/armadura). Davi  pôs aquelas roupas.... aiiii... mas não teve jeito. Ele não conseguia se equilibrar com aquilo. Aquelas roupas mais atrapalhavam do que ajudavam.Decidiu tirar aquelas roupas de guerra e ir lutar do seu jeito, ou seja, CONFIANDO QUE SEU AMIGO DEUS, IRIA LHE DAR VITÓRIA.
Ele foi até o riacho, pegou 5 pedrinhas e um funda e foi. O gigante, ao ver a Davi, começou a rir e a caçoar dele dizendo:
-         Você ta pensando que eu sou cachorro para vir lutar comigo com pedras e paus? Você vai ver só o que vai te acontecer... vou fazer picadinho de Davi.
 Davi não se intimidou e disse:
-         Olhe senhor gigante, você pode vir lutar comigo com a sua espada e a sua lança, mas eu vou lutar  COM A AJUDA DE ALGUÉM QUE É MAIOR QUE VOCÊ – QUE É DEUS.
 Davi pegou a sua pedrinha, colocou na funda e girou, girou, girou e vuptttttt. A pedrinha voou, voou, voou e PIMBA.  Bem na testa do gigante Golias que caiu e morreu. E foi assim que Davi confiou em Deus e foi vitorioso.
 Na nossa vida, temos probleminhas, problemas e problemões. Alguns deles, são como gigantes. Mas Deus quer que a gente, como Davi, tenha uma amizade com Ele, confie Nele e Ele nos ajuda a vencer esses desses problemas. Confie em Deus, confie em seu filho Jesus Cristo, que ele te guiará e estará sempre com você, basta confiar e seguir seus caminhos!
E estas são cinco pedrinhas que nos ajudam a caminhar rumo ao céu e a melhorar nossa vida pessoal e cristã:
1-Fazer jejum é uma maneira de aprendermos a comandar o nosso próprio corpo. Aprendemos a ser fortes por meio dele.











2- A Eucaristia é a aliança de Jesus conosco. Por meio dela recebemos força de Deus. Ela é nosso verdadeiro alimento. Participe da missa, busque a eucaristia todos os dias.




3- A Palavra de Deus nos dá força e alegria. Ler a Bíblia é viajar no tempo, conhecer a história de Deus Pai Criador, de seu filho Jesus e aprender o quanto somos filhos amados de Deus. Não perca tempo, leia a Palavra de Deus.









4- Reze o rosário sempre que possível. Maria, nossa mãe, intercede por cada um de nós.
Rezar o terço é contemplar Jesus pelos olhos de Maria.








5- Confessar os nossos pecados é reconciliar com Deus. Quando confessamos reconhecemos que somos pecadores e encontramos a misericórdia de Deus. Confessar é abrir o nosso coração pra Deus.
O que você está esperando? Confesse sempre que possível e seu coração se sentirá muito mais feliz.


Cinco Pedrinhas (Ricardo Sá)

Para vencer o Golias (2x)
5 pedrinhas de amor minha
mãe pos nas minhas mãos

O jejum,
O rosário,
Os meu pecados quero todos confessar,
A Eucaristia, minha comida
E a palavra, minha espada pra lutar

Para vencer o Golias...
São 5 pedrinhas de amor
Cinco glorias a Deus que eu dou
Com filho de Deus que eu sou
Quero escutar minha mãe
Quero dizer o meu sim
As 5 pedrinhas de amor
Que me leva pró céu

Tom: E
                        
  E                    B7                       E
Para vencer o Golias, para vencer o Golias,
A                      E
cinco pedrinhas de amor minha Mãe
B7                   E
pôs nas minhas mãos.
 
      B7        E
O jejum, o rosário,
               A             B7            E   E7
os meus pecados quero todos confessar.
          A  B           G#m7 C#m7
A Eucaristia, minha comida,
         F#m7          B7            E   B7
e a Palavra, minha espada pra lutar.
 
E                   B7
Para vencer o Golias...
 
     A       B          G#m7  C#m7
São cinco pedrinhas de amor,
      F#m7    B7              E
cinco glórias a Deus que eu dou.
         A   B                G#m7  C#m7
Como lho de Deus que eu sou,
             B7
quero escutar minha mãe, quero dizer o meu sim
                                                         E
às cinco pedrinhas de amor que me levam pro Céu.

Link para ouvir a música: http://letras.mus.br/ricardo-sa/448095/
Atividade: 
Faça com as crianças saquinhos de baliza - com nome das 5 pedrinhas que nos levam ao céu - jejum, eucaristia, confessar, rosário e palavra de Deus (igual as da brincadeira das 5 marias), não se esqueça de escrever em cada uma o nome das pedrinhas, brinque com elas de jogar, pegar e rezar!





FOTOS DOS GRUPINHOS:
Sagrado Coração de Jesus








Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO