segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MISSA 22º DOMINGO COMUM


ACOLHIDA
(arrume a boneca com roupas novas, o cabelo bem enfeitado, igual uma patricinha)
Com: Bom dia!Bom dia Talitinha!Bom dia Samuel!
Talita:Bom dia!
Samuel: Bom dia!
Com: Nossa amiguinha, você está tão diferente. Está bonitona.
Samuel: Está parecendo uma madame!
Talita: É que eu me preparei para participar dessa grande festa, que é a missa da nossa igreja. Pus roupa nova, arrumei meu cabelo, fiquei nota 10.
Samuel: Você ficou linda Talita, mas ficou chata também. Você veio correndo na rua com o nariz empinado e nem me cumprimentou. Eu gritei pra você me esperar e fingiu que nem me viu.
Com:É Talita então não foi legal isso não. Quando a gente se prepara para ver Jesus, não é só por fora, mas por dentro. É o nosso coração que deve estar arrumado.
Talita: Me perdoa Samuel.Eu fiquei empolgada.
Samuel: Tá desculpada amiguinha.
Com: Muito bem Talita e Samuel, agora podemos acolher o padre, os ministros e iniciar a santa missa. Fiquemos de pé e cantemos com alegria.


ATO PENITENCIAL
Com: Sabe Talita eu me lembrei de uma canção que diz assim: o coração da menina e do menino que tem Jesus é diferente.
Talita: Diferente por quê? Ele é maior?
Com: Não. O coração da menina e do menino que tem Jesus é sorridente, é amoroso, não guarda rancor.
Samuel: Não é triste e nem zangado, né tia Dani?
Com: É verdade Samuel. Sabe crianças dá uma olhadinha ai no seu coração. Como ele está hoje? Procura saber o que tem dentro dele. (levar dois corações grandes com palavras escritas nele por fora ou para retirar de dentro dele). Olha as vezes o nosso coração está cheio de inveja, mentira, ódio, raiva, desobediência... E Jesus hoje quer entrar ai dentro. Você deixa ele entrar? Mas será que Ele vai gostar de ver isso aí? Jesus quer um coração cheio de amor, caridade, compaixão,perdão... Vamos preparar nosso coração para recebê-lo?
Talita e Samuel: vamos sim.
Com: Coloca a mão no seu coração, abaixa sua cabeça e repete comigo assim: “Senhor Jesus quero que venha morar em meu coração, mas preciso te pedir que o lave de todo pecado primeiro. Peço perdão pelas vezes que ofendi, magoei, briguei, respondi, menti, desobedeci...enfim por tudo que fiz e que não agrada seu coração. Senhor tende piedade de mim.Cristo tende piedade de mim.
(se quiser pode-se cantar o coração da menina e do menino)

HOMILIA
Era uma vez uma linda cidade chamada Patrocínio. Lá viviam dois garotos o Zé e o João. O Zé era um menino danado de custoso, corria, brincava e todo mundo conhecia ele. Sabe por quê? Depois de soltar pipa e rolar pelo campos de futebol, ele sentava na calçada e contava lindas histórias para as crianças. Quando Dona Ana, uma senhora que morava naquela rua fazia compras, ele corria para ajudar a carregar suas coisas. Ele não se importava as vezes que as mãos estavam sujas e muito menos com sua roupa suja e rasgada. Seu coração era enorme.
João, seu vizinho andava sempre arrumado. Seu sapato chegava a brilhar de tão limpo e polido. Ele era educado cumprimentava as pessoas, ia na catequese, participava da missa aos domingos. D. Ana certa vez não vendo Zé ali na rua pediu ajuda ao João que lhe respondeu prontamente: se eu te ajudar vou me sujar. Pensando bem quanto a senhora vai me pagar?
Dona Ana ficou triste, pois, um menino tão bonito tinha um coração tão ganancioso e egoísta. E ela então falou: Joãozinho você me lembra o que os homens fizeram com Jesus a muito tempo atrás. E ele perguntou: e o que foi que eles fizeram? Dona Ana respondeu: Eles seguiam Jesus, falavam dele com seus lábios, mas o coração deles estava em outro lugar, cheio de amargura, ciúmes e inveja. Não adianta falar as coisas da boca pra fora. O que esta lá dentro do seu coração é que te faz um homem bom e honesto ou um homem ruim e desonesto. O que importa não é a sua aparência mas o que vem lá de dentro de você e que você acaba refletindo com palavras e ações.
Joãozinho foi pra casa pensando nas palavras daquela senhora. De noite ele fez uma bonita oração pra Jesus e se arrependeu do que tinha feito. No outro dia escreveu um cartão para Dona Ana, apanhou uma flor e foi até sua casa. Dona Ana vim aqui lhe agradecer pelas palavras de ontem e lhe pedir desculpas pelo que fiz. Dizendo isso saiu correndo. Ela abriu o cartãozinho que dizia assim: quero ser um bom menino para me tornar um grande homem. Obrigada!

Um comentário:

  1. Daniela,

    Onde ocorre as missas da RCC para criança.

    Que Deus te abençoe.

    Almir F. Rivas Jr

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO