sábado, 6 de novembro de 2010

SUGESTÃO PARA GOC- ESPÍRITO SANTO

RESPONSÁVEL: Roberta Resende Barbosa

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Nosso movimento o todo instante prega a presença do Espírito Santo, aprendemos que o evangelho não pode ser anunciado sem o Espírito Santo, já que Ele potencializa a pregação do Evangelho. Somos muitas vezes criticados por clamar a presença do Espírito Santo, mas não nos preocupemos, o Espírito Santo está na Santíssima Trindade. Não são três deuses, é um só Deus em três pessoas, logo, onde está um está o outro, se eu peço a presença de Deus, vem Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Se eu peço a presença de Jesus, vem Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e assim por diante, eles estão sempre juntos. É impossível nos dirigirmos ao Espírito Santo sem nos dirigirmos ao Pai e ao Filho.
O Ministério para as Crianças dentro da Renovação Carismática Católica, não é diferente. E ele só desempenha o seu papel se, de fato, levar cada criança ao Batismo no Espírito Santo. E para que consigamos fazer acontecer o Batismo no Espírito Santo em cada criança que nos é confiada precisamos saber o que é o Espírito Santo e precisamos estar cheios Dele, porque só conseguimos dar o que temos.
No Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 691 define Espírito Santo como “o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. O Espírito Santo é Deus, Ele nos defende diante do Pai, porque Ele é nosso advogado e nosso consolador.
Podemos nos referir ao Espírito Santo com várias denominações, dentre elas: Espírito da Verdade, Espírito da Promessa, Espírito da Adoção, Espírito de Deus, Espírito da Glória, Espírito do Senhor.

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolha as crianças com muita alegria e amor, coloque uma música adequada ao tema e a idade das crianças e deixe tocar enquanto elas chegam e se acomodam. Faça com que elas se sintam amadas (dê um abraço, pergunte como foi a semana delas, cante com elas) reflita seu amor e seu carinho por elas enquanto cumprimentá-las. Rezem o terço com as crianças de uma maneira divertida e envolvente.

Sugestão: recorte uma garrafa de refrigerante, uns 15cm acima da base, recorte algumas pombinhas, (quantidade de crianças mais algumas para enfeitar a garrafa) enfeite a garrafa com as pombinhas, use cores, brilho. Pinte o recorte que sobrar de modo que você obtenha duas pombinhas pintadas iguais. Inicie o terço com o sinal da Cruz. Ofereça o terço em intenção à vida de cada criança presente. Reze com elas a oração gesticulada do Glória ao Pai. Inicie o mistério explicando a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos que estavam reunidos com Maria, coloque as pombinhas coloridas dentro da garrafa enfeitada, passe a garrafa para que cada criança tire uma pombinha e reze uma Ave-Maria ao pegá-la. No final reza-se o Pai Nosso gesticulado (Cada criança deverá terminar o terço com uma pombinha nas mãos. Durante a pregação colaremos com fita crepe essa pombinha no coração de cada criança.).

EFUSÃO: A Efusão do Espírito Santo deverá ser continuidade da oração inicial, convide cada criança a encontrar o coleguinha que ficou com a pombinha igual à dele, logo após terem encontrado seu par, diga para eles o quanto o Espírito Santo faz maravilhas em nossas vidas, que Ele é um Deus de amor e é Ele que nos ajuda em nossa Santificação, pergunte quem quer ter esse Espírito dentro do coraçãozinho, eles vão responder que querem, complete sua fala, contando para as crianças que o Espírito Santo está com muita vontade de passear pelo coraçãozinho delas, mas que para isso elas precisam convidá-lo a entrar. Cada criança deve pedir uma pela a outra. Convide para que elas segurem as mãozinhas do coleguinha da dupla. Incentive que elas peçam o Espírito Santo para ajudá-las a viver com mais amor, mais carinho e respeito com os pais, amiguinhos, serem mais obedientes e sempre carregar Jesus no coração. Convide o Espírito Santo para participar do encontro, peça para que Ele toque o coração de cada criança presente. Fale sobre a vontade de sermos tocados, transformados por Ele, diga que sozinhos não podemos viver e nem combater o pecado. (Cuidado para não falar que o Espírito Santo tira nossos pecados, somente Jesus nos liberta dos nossos pecados, o Espírito Santo nos ajuda a ter uma vida mais santa). Cante “Mamãe do céu, Papai do céu...” com as crianças e incentive que as crianças peçam para que o Espírito Santo se mova em seus corações e as transformem em crianças melhores.

PARTILHA E LOUVOR: Leve uma pombinha em EVA, faça uma roda com todas as crianças e passe a pombinha, de forma que todas as crianças fiquem com a pombinha enquanto falam, coloque uma música sobre o Espírito Santo de fundo (bem baixinho), incentive que as crianças contem o que elas sentiram enquanto o coleguinha rezava para elas (procure anotar o que elas falarem, você pode usar o que elas falarem para outros momentos de oração), se sentiram que estavam bem, ou que o Papai do Céu tinha visitado o papai, a mamãe, a casa deles, ou se eles sentiram um calor, um frio, arrepio, deixe as crianças partilharem o que elas sentiram, assim que elas falarem, peça para que elas louvem ao Papai do Céu, pelo que tinha sentido. (Nossa Tia hoje eu senti que o Papai do Céu estava com a minha vovó que está doente. Eu te louvo Papai do Céu por estar com a minha vovó e cuidar dela.)

PREGAÇÃO: (Para a pregação você precisará de uma imagem de Jesus sendo batizado no rio Jordão, uma do batismo de uma criança, copos plásticos transparentes- podem ter tamanhos diferentes, água, detergente de cores variadas e canudos. O número de copos e canudos depende do número de participantes.)

De quem falamos até agora? De uma pessoa muita especial: o Espírito Santo. Já rezamos pedindo a sua presença. Mas, vocês sabem o que é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o sopro de Deus em nós. É quem vai nos guiar para sermos melhores a cada dia. Ele modifica o nosso jeito de ser. Quando somos batizados recebemos o Espírito Santo, que é a presença e a marca de Deus em nós. Jesus também foi batizado e no dia de seu batismo desceu sobre ele em forma de pomba, o Espírito Santo e do céu se ouviu uma voz que dizia: “Tu és o meu filho muito amado, em ti ponho toda a minha afeição”.Quando o padre, lá na nossa igreja, molha nossa cabeça com água e unge-nos com o óleo santo, nós também recebemos o Espírito Santo e ele passa a habitar em nós. Vamos colar essa pombinha que recebemos em nosso coração? (Colar a pombinha com fita crepe no rumo do coração de cada criança.)
Mas, depois que recebemos esse Espírito santo ele pode ficar paradinho em nosso coração? Não! Ele precisa movimentar em nós. Então vamos ver!!!
Imagine que cada um de nós é esse copinho e esse líquido aí dentro é o Espírito Santo. Somos assim, um diferente do outro, um mais gordinho, outro mais magrinho; um altinho e outro mais baixinho, temos cores diferentes, jeitos diferentes, ás vezes falamos línguas diferentes; mas, todos quando somos batizados temos em nós o sopro de Deus que é o ........Espírito Santo. Quando rezamos deixamos ele agir e movimentar em nós. Ta vendo esse canudo? Se colocar ele no copo e soprarmos o que acontece? Vamos ver? (Deixar as crianças fazerem o exercício. Lembre a cada uma delas que não pode puxar ou beber o líquido, apenas soprá-lo.) Isso mesmo, começa a borbulhar, borbulhar e vai até as bolhas de sabão caírem do copinho. Tem que soprar bem forte para que o Espírito Santo se derrame e vá nos lavando e nos fazendo experimentar a sua graça e a sua unção. Assim é o Espírito Santo em nós. Quanto mais pedimos mais ele cresce e aparece em nós. As bolhas são como os frutos que começamos a refletir. Frutos de paz, amor, alegria, esperança, paciência e muitos outros. Quanto mais você soprar e deixar que Deus sopre em você mais o Espírito Santo vai se derramar, mas esse é um derramar diferente. É um derramar em que não ficamos vazios e sim que transbordamos. Então pede o Espírito Santo para derramar em você também, conversa com Ele, vai pedindo e deixe ser soprado por Deus. (Se quiser, neste momento pode-se conduzir uma oração pedindo a presença do Espírito Santo).
Então vamos relembrar tudo que aprendemos hoje?

1. O Espírito Santo é o sopro de Deus em nós. É ele quem nos ajuda a caminhar melhor.

2. Recebemos o Espírito santo quando somos batizados.

3. Para ele se movimentar é preciso pedir pela oração.

4. Quanto mais o Espírito Santo se move em mim, mais parecido com Jesus eu fico pois seus frutos começar a aparecer em minha vida.

5. Os frutos do Espírito Santo são o amor, a paciência, a bondade, a paz, a paciência...

6. Não podemos parar de pedir o Espírito santo. Temos que pedi-lo todos os dias.

ATIVIDADE SUGERIDA:
 Vamos colorir o Espírito Santo? Enquanto colorimos, vamos pedir em silêncio para que possamos sentir cada vez mais forte a presença do Espírito Santo e sentir Seu o calor. Após terminarem de colorir cole em pratinhos o desenho e dê pedaços de papel, cola colorida e branca para que as crianças enfeitem o pratinho com o Espírito Santo e montem um quadro para levarem para casa.

Pode-se também colorir, recortar e montar o modelo de pomba abaixo.



ORAÇÃO FINAL: Faça o sinal da Cruz, agradeça pelo encontro e pela presença de cada criança. Reze uma Ave-Maria e um Pai Nosso gesticulado, peça para que o Papai do Céu as abençoe e abençoe suas famílias. Reze junto com as crianças a oração do “Santo Anjo do Senhor”.

3 comentários:

  1. AMEI AS DINAMICAS SOBRE O ESPIRITO SANTO. VOU COLOCAR EM PRÁTICA EM MEU MINISTÉRIO INFANTIL! BJUS A PAZ DE JESUS A TODOS!!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO