quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MISSA DO 30º DOMINGO COMUM

                                               AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO
ACOLHIDA
Com e Samuel: (cantando) O amor, o amor, o amor de Deus é tão grande. (2x)
Com:Bom dia!
Samuel: Bom dia!
Com: ai pessoal o amor de deus é tão grande que eu fico numa alegria e com uma vontade cantar mais e mais.
Samuel: Eu fico maravilhado com o amor e a misericordia de Deus por cada um de nós.
Com: E o melhor é saber que Ele quer que sejamos como ele.
Samuel: Como assim?
Com: Ele quer que lançemos sementes de paz e amor entre os homens.
Samuel: Deus é mais que demais.
Com: Também acho. Ele é tão amoroso que se faz presente em nosso meio todos os dias, principalmente na Eucaristia.
Samuel: Por falar em eucaristia, o padre já ta esperando.
Com: vamos ficar de pé e com alegria acolher nosso sacerdote o padre...

ATO PENITENCIAL
(Preparar uma caixa de presente com um coração dentro- de preferência de pelúcia bem macio -  e um cartão)
Com:Hoje eu trouxe um super presente de Deus pra você.
Andreia: Presente de Deus, ué como assim? Ele foi na sua casa?
Com: ele vai lá todos os dias. Mas ele pediu pra dar isso pra você e pra todos aqui.
Andreia: (abrir o presente mostrar pra todos e depois ler o cartão) Um coração. Ih gente tem um cartão aqui. Filhinho amado hoje quero te presentear com um novo coração. Acho que não entendi meu presente. Como ganhar um coração novo? Ele vai tirar esse e por o outro?
Com: Não amiguinha. Ele quer que você apresente o seu coração pra ele do jeito que ele está. As vezes triste pelas decepções, sujo pelo pecado da inveja, do egoismo, da mentira...
Andreia: Quero logo um coração novo.
Com: pra isso temos que reconhecer que somos pecadores e pedir que Jesus lave o nosso coração do pecado e nos de um coração manso e humilde como o seu. Quem quer um coração novo? Fechemos nossos olhos e peçamos o perdão de Deus ( conduzir o perdão ou entrar com canto apropriado)

LITURGIA DA PALAVRA
(Cantar no ritmo da musica do mosquitinho: para ouvir o som do....)
Com: para ouvir a palavra de Deus e guardar em meu coração. A minha boquinha agora eu vou fechar e os meus ouvidos prontos a escutar.hum.hum.hum

EVANGELHO
Com: Agora é hora de aclamarmos com alegria o santo evangelho. Em pé, cantemos.

HOMILIA
Robertinha: (entra com um caderno na mão lendo e decorando um texto)
Dani: Bom dia, Robertinha
Ro: Bom dia (fala rápido e seco. Vira de costas e continua a ler)
Dani: credo amiguinha, não precisava virar. Já vi que está ocupada e deve ser muito importante porque nem me deu moral. Vou embora.
Ro: não. Me perdoe é que vou fazer uma prova para ver se posso entrar na nova escola. É muito importante que eu passe, mas tem um manual de leis que tá me matando. Acho que não vou decorar todas.
Dani: Leis! que leis?
Ro: Lei nº1 do artigo 2310 do ano de 2011- se você empurrar o coleguinha será advertido oralmente.
Lei nº 02 do artigo 2310 de 2011 se vocÊ desobedecer a professora ficará sem recreio.
Lei nº03 do artigo 150000 e alguma coisas se brigar com o colega na escola sua punição será suspensão de 03 dias e se for agressão fisica será expulso. Ai, ai são tantas leis que não sei se vou conseguir decorar todas.
Dani: amiguinha tive uma idéia e vou te ajudar, vai ser moleza. Faz de conta que eu sou você e voce é a diretora. (se possivel, levar óculos, perucas para se tornarem outros personagens e deixar o teatro atrativo e engraçado)
Dani: Bom dia diretora.
Ro: bom dia. Estudou sua lição direitinho?
Dani: sim senhora.
Ro: então vamos começar. Nome da escola:
Dani : Colégio Maria Joaquina de Sales
Ro: Quais são as leis que regem essa escola:
Dani: são duas diretora.
Ro: duas?
Dani: sim. Amará teu Deus de todo coração e ao próximo como a ti mesmo.
Ro: Você está brincando comigo menina?
Dani: Não senhora. Se eu amo a Deus provo que tenho temor e respeito ao pai. Se eu sou obediente e respeito o pai, saberei ser obediente as normas da escola e respeitar a senhora e as professoras. Se eu amo o proximo como a mim mesmo, não vou brigar, empurrar ou ofender o meu irmão. Todas as leis dessa escola me ensinaram a amar ainda mais o meu irmão.
Ro: (da um sorriso e abraça a amiga) nossa você falou tão lindo e sei que tem razão essas duas leis de Deus nos ensinam tudo que precisamos para ser melhores na escola, em casa ou em qualquer lugar.
Dani: os homens são cheios de sabedoria e todas as leis que a gente cria na escola, em casa, no trabalho só nos fazem lembrar do maior mandamento de Deus que é o mandamento do amor: amaras a Deus e ao próximo, agindo como Jesus ensinou.
Ro: Que legal! Vamos falar com a mamãe que já estou pronta. (as duas se abraçam e saem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO