terça-feira, 4 de outubro de 2011

MISSA 28º DOMINGO COMUM

CONVIDADOS AO BANQUETE
ACOLHIDA
(Este domingo antecede o dia 12-10 então vou deixar duas sugestões de comentários. O primeiro é a sugestão do domingo comum e o segundo inclui a homenagem a Nossa Senhora e as crianças.)

SUGESTÃO 01: DOMINGO COMUM
Com: A alegria esta no coração, de quem já conhece a Jesus. a verdadeira paz so tem aquele.
Samuel: que já conhece a Jesus.
Com e Samuel: o sentimento mais precioso que vem do nosso senhor, é o amor que só tem quem já conhece a Jesus.
Com:vejo que acordou na mesma alegria que eu amiguinho.
Samuel: nem dormi direito essa noite de tanta vontade chegar aqui.
Com: domingo é bom mesmo, é dia de festa, é dia do senhor.
Samuel: pois é, e hoje então....
Com: você esta tao misterioso. O que esta acontecendo?
Samuel: o padre foi jantar lá em casa ontem e antes de ir embora, ele disse: obrigado pelo jantar mas o banquete melhor será amanha na missa, e você é convidado de honra, não falte. Então passei a noite acoradado pensando no cardápio: costada gaucha ou pernil no rolete. Chego a ficar com água na boca só de pensar.
Com: Eu sabia, estava bom demais pra ser verdade. O grande banquete hoje é a eucaristia seu bobinho. Ela nos alimenta e fortalece.
Samuel: Ah! mas ta bom né. Coma Eucaristia ninguém compete.
Com: é verdade. Só ela é o verdadeiro alimento. E hoje somos convidados para participar deste banquete. que bom que vocês vieram a essa festa. Sejam bem vindos! Vamos ficar de pé e acolher com carinho nosso sacerdote o padre.....cantando.

SUGESTÃO 02: DIA DAS CRIANÇAS
(Prepare uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e num mural atrás dela ou no tecido branco do local onde ela está vá colocando o nome das crianças que chegam pra participar da missa. Não esqueça de levar pronto os papéis e a equipe de acolhida anota o nome das crianças que chegam. Pode ser entregue banderinhas para que as crianças levantem e balancem no hino de gloria.)

Com: A alegria esta no coração, de quem já conhece a Jesus. a verdadeira paz so tem aquele.

Samuel: que já conhece a Jesus.
Com e Samuel: o sentimento mais precioso que vem do nosso senhor, é o amor que só tem quem já conhece a Jesus.
Com:vejo que acordou na mesma alegria que eu amiguinho.
Samuel: nem dormi direito essa noite de tanta vontade chegar aqui.
Com: domingo é bom mesmo, é dia de festa, é dia do senhor.
Samuel: pois é, e hoje então....
Com: você esta tao misterioso. O que esta acontecendo?
Samuel: é que hoje vamos celebrar o dia das crianças. E eu adoro isso. Fico pensando no tanto de presentes que quero ganhar.
Com: Aqui na missa Samuel, todo domingo é dia das crianças. Na verdade essa é a parte menor. Hoje vamos lembrar de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. E vamos pedir que ela abençoe todas as crianças e suas familias. Por isso o nome de todas estão aqui sobre seu manto e debaixo de seus cuidados. Não existe presente melhor que esse. Saúde, paz, alegria.
Samuel: sabe eu tava aqui todo pensando em carrinho controle remoto, jogos...mas ouvindo vocÊ falar eu percebi, nem é preciso dar presentes materiais, mas é preciso rezar juntos por todas as crianças do nosso Brasil. Eu quero é agradecer a Deus pelas coisas que ele me dá.
Com: devemos ser agradecidos e hoje de forma mais especial. Somos convidados para um banquete. O banquete da Eucaristia, nosso verdadeiro alimento.
Samuel: oba
Com: Que bom que vocês vieram a essa festa, a esse banquete. Sejam bem vindos! Vamos ficar de pé e acolher com carinho nosso sacerdote o padre.....cantando.

ATO PENITENCIAL
(trabalhar com uma imagem de maçã boa e bichada e um coração bom e outro cheio de pecado)Com: por falar em banquete quero convidá-lo a olhar essa maça. Quem aqui gosta de maçã? Quando vamos comprar maçã olhamos sua casca se ela esta vermelhinha, firme, não é assim. Não compramos olhando o que está dentro, mas esperamos que seu interior estaja amarelinho, doce, bem saborosa. As vezes nos enganamos e compramos uma maçã que por fora esta linda e por dentro esta bichada. Assim é o nosso coração. As vezes nossa casca aqui fora tá bonitona, mas por dentro estamos bichados pelo pecado. A mentira, a raiva, a falta de perdão deixam nosso coração duro e nos afastam de Deus. Somos convidados a sondar nosso coração e a pedir perdão por tudo que esta aqui e que não vem de Deus, afinal vocês querem ser como a maçã boa por dentro e por fora ou como a maçã podre? (conduzir momento de perdão ou cantar canção apropriada).

LITURGIA DA PALAVRA
Com: O banquete é sinal de amizade, alegria e proteção divina. Ouçamos com atenção a leitura do livro do profeta isaias.
(se possivel vestir um menino de profeta e ele faz a leitura. Se preparado com antecedencia ele pode contar a história de forma mais dinâmica - decora e recita por exemplo)

EVANGELHO
Com: Em pé aclamemos o santo evangelho cantando.

HOMILIA
Lu: entra com um monte de roupas na mão, tipo que resmungando e em desespero.
Dani: Oi Lu cheguei, você me chamou e vim o mais rápido que pude. Você parecia tão deseperada.
Lu: E to mesmo. To quase entrando em parafuso.
Dani: credo amiga, o que esta te deixando assim?
Lu: preciso ir a uma festa e não tenho roupa pra ir. Bua! Bua!
Dani: com esse tanto de roupa tenho certeza que tem alguma coisa. Não ´q que você não tem roupa.
Lu: mas não sei o que colocar.
Dani: aí é diferente. Você só precisa saber escolher direitinho o que vai vestir e isso é muito importante. Não podemos ir de qualquer jeito.
Lu: ta bom, tenho que ir a um jantar de noivado da minha prima.
Dani: (pegar um short curto) bom com isso aqui é que você não pode ir. Os shorts são para praia, clube ou ficar em casa. Não é uma vestimenta ideal para jantar formal ou pra vir a igreja. Deixa eu ver. Um vestido longo, discreto, esse parece bom. Mas sabe o que é mais importante?
Lu: o que?
Dani: associar a roupa certa a um clima de amor, a oração que você vai levar para os noivos que vão casar. è mais ou menos como no evangelho que ouvimos. Muitas pessoas foram convidadas para a festa mas poucos foram escolhidos. Muitos serão convidaos para uma grande festa no céu, mas quem srá escolhido para esse banquete são aqueles que tem o coração puro e capaz de amar.
Lu: eu quero ser escolhida para esta festa. Mas agora eu to atrasada. Tchau e obrigada.
Dani:tchau amiga.

AÇÃO DE GRAÇAS - HOMENAGEM AS CRIANÇAS E A NOSSA SENHORA APARECIDA
Pode-se convidar as crianças para se aproximarem da imagem de Nossa Senhora e fazer uma oração por elas. Elas rezam com gestos a ave Maria e encerra cantando uma musica de Nossa Senhora. Sugestão: Nossa Senhora me de a mão cuida do meu coração....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO