quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MISSA DO 31º DOMINGO COMUM

                                          JESUS EXEMPLO A SER SEGUIDO
ACOLHIDA
Com: (entra cantando e movimentando todo mundo) eu vou seguir Jesus e você vai também. Só falta comprar passagem, passagem pro velho trem. Parou.Bom dia!
Samuel: Ainda bem tia .... que vocÊ chegou. Estava te esperando com muita urgença!
Com: é urgência Samuel, e primeiro bom dia né! Que foi que você acordou de mau humor.
Samuel: é que tenho que tomar uma decisão dificil.
Com: e qual é o problema?
Samuel: amanhã tem uma super festa a fantasia e minha mãe quer que eu vá a missa, pois minha avó vai celebrar 60 anos. Não sei o que fazer! Quero ir nos dois.
Com: amiguinho a vida é feita de escolhas e sempre nos é oferecido dois caminhos (mostrar numa cartolina dois caminhos....) Um parece melhor, mais fácil e divertido, mas nem sempre ele é o melhor. O mais importante é se perguntar qual o caminhoque te leva ao amor. Se responder essa pergunta estará seguindo o exemplo de Cristo e assim estará escolhendo o caminho que te leva ao céu.
Samuel: O caminho que me faz amar mais? hum, deixa eu ver.....se eu for a missa minha avó vai ficar muito feliz e nem sei quanto tempo ela vai estar comigo....se eu for a festa vou dançar, pular.... Se eu não for a festa meus amigos vão se divertir do mesmo jeito apesar de sentirem minha falta, mas se eu não for a missa minha avó vai ficar triste e minha mãe decepcionada. Acho que o melhor caminho é ir a missa da vovó.
Com: Assim como Samuel todos nós temos decisões a tomar todos os dias. Algumas são mais fáceis e outras mais dificeis, mas se refletirmos nessa pergunta: qual caminho me leva a amar mais? com certeza escolheremos o melhor caminho.
Em pé acolhamos com alegria nosso sacerdota o padre......cantando.

ATO PENITENCIAL
(aproveitar o cartaz do caminho usado no começo e ir colocando nele as palavras de amor e pecado)
Com: No comecinho de nossa missa falamos sobre os dois caminhos que nos são oferecido e falei sobre escolher o caminho que te leva a amar mais. Pois é, o caminho que nos leva ao pai é o caminho que encontra pedras e dificuldades, mas que nos ensina a amar e perdoar. Nos ensina a ter mais paciÊncia e a ser mais humilde. O caminho que não é bom traz ao nosso coração inveja, rancor, raiva e acaba nos afastando de Deus. Qual o caminho vocÊs querem serguir? Então vamos fechar nossos olhos, abaixar a cabeça e pedir a Deus que nos conduza ao bom caminho nos livrando do mal e nos afastando do pecado. Peçamos perdão pelas vezes que pegamos o caminho errado e mentimos, ofendemos o irmão, deixamos de perdoar.... (música bem tranquila de perdão)

LITURGIA DA PALAVRA
Com: vamos ouvir com atenção a leitura de hoje que nos mostra o quanto é ruim quando nos afastamos do caminho certo.

EVANGELHO
Com: em pé vamos aclamar com alegria o santo evangelho.

HOMILIA
*   fantoches podem bater papo com o padre
* montar uma situação onde o personagem fala e não da exemplo do que falou e ir conversando com as crianças. O que elas acharam? Isso está certo? Discutir e leva-las a uma reflexão sobre servir com humildade.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO