segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Seminário de Vida no Espírito - Tema 2: O Amor de Deus

“Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” Jr 1,5
“Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou.” Gn 1,27

Reflexão para os Evangelizadores
Se somos imagem e semelhança de Deus, temos um grande motivo para justificar nossa existência: um grande amor de Deus por cada um de nós. Cat.§356: “Que motivo vos fez constituir o homem em dignidade tão grande? O amor inestimável pelo qual enxergastes em vós mesmo vossa criatura, e vos apaixonastes por ela; pois foi por amor que a criastes, foi por amor que lhe destes um ser capaz de degustar vosso bem eterno.”
Deus pensou em cada detalhe do nosso ser, Ele desejou nossa existência e nos tornou não apenas algo e sim alguém. Alguém que recebe todas as criaturas da terra para servi-lo e com a missão de cuidar com muita responsabilidade tudo que Deus criou. Alguém com a capacidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ainda amar o outro como a si mesmo.
Ele, desde nossa concepção, tinha um plano de amor por nós. Cat. §2323 “ o embrião deve ser tratado como como uma pessoa desde a sua concepção” Cat.§2378 “O filho não é algo devido, mas um dom. O “dom” mais excelente do matrimônio.” E pensando assim, quero muito falar-lhes sobre a concepção. Somente Deus pode explicar uma gravidez. No dicionário a palavra concepção quer dizer “ação pela qual um ser é concebido, gerado” – Deus no momento de nossa concepção, após a união de nossos pais, fez planos para nossa vida. São planos de Alguém que nos ama muito e sabe do nosso valor. Desde o momento de nossa concepção, somos feitos de corpo e alma, não apenas de tecidos e sim cheios da graça de Deus.
Por isso é preciso aprender a observar as características deste amor para que assim possamos reconhecer este amor. Vejamos o que diz na apostila do Seminário de Vida no Espírito da editora RCC Brasil sobre tais características:

Características do amor de DEUS
(retiradas da apostila do Seminário de Vida no Espírito, editora RCC Brasil)
-          INCOMENSURÁVEL (João 3, “16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”)
-          CARIDOSO (I Coríntios 13, “4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5 Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”)
-          ETERNO  (I Coríntios 13, 8 “A caridade jamais acabará.”; Jeremias 31, 3 De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor,”)
-          CUIDADOSO, PROTETOR, APAIXONADO (Isaías 43, “1 E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. 2 Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. 3 Pois  eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. 4 Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. 5 Fica, tranqüilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei.”)
-          FIEL (Isaías 49, “15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. 16 Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.”)
-          INCANSÁVEL, MISERICORDIOSO, COMPASSIVO, PERFEITO (Oséias 11, “1 Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 2 Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos. 3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. 4 Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento. 5 Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim. 6 A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras. 7 Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se. 8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão. 9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.”
-          ZELOSO, CIUMENTO (Tiago 4, 5; Dt 4,24)

Sobre todo este amor que vamos falar com as crianças neste próximo encontro. O segundo tema do seminário trata do AMOR DE DEUS – Ele com seu amor caridoso, eterno, cuidadoso, protetor, apaixonado, fiel vem ensinar às crianças sobre o verdadeiro amor e ainda afirmar: EU TE AMO! Esta será nossa missão, mostrar aos pequenos que Deus as ama desde sua concepção.

ACOLHIDA
Desde o momento que chegar, tenha com você um embrulho e diga que chegou do correio bem na hora que você ia para o grupinho, mas como você estava com pressa de chegar no grupinho, nem abriu... Mas depois você abre... (faça com que as crianças fiquem curiosas, se possível compartilhe com outro colega seu que vai estar no grupinho para que ele fique te perguntando sobre o que deve ser) Receba as crianças com muita alegria, pergunte a elas sobre sua plantinha: elas estão cuidando direitinho da semente plantada? Já existe algum sinal de que a semente está germinando? E o que falamos sobre a semente de DEUS, como estão as sementes Dele em nós? (mantenha em mãos o embrulho). Após cantar uma música de acolhida, de animação, sente-se e comece a pregação... Tudo bem, já que vocês insistem vou abrir meu pacote, mas não sei porque vocês querem ver, afinal é meu, eu recebi...

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO
Na pregação vamos conduzir de modo que as crianças tenham a percepção que recebemos uma correspondência
Vamos precisar:
1.      Uma caixa de sapato ou de correio grande (precisa caber o porta jóias do item 3)
2.      Papel para embalar a caixa, como se fosse uma correspondência
3.      Um porta jóias ou mesmo uma caixa de sapatos bem enfeitadinha na cor amarela com um espelho pregado dentro
4.      Duas cartinhas (cartinhas 1 e 2 abaixo) – uma para colocar por fora da embalagem com o nome de quem vai fazer a pregação e outra dentro da caixa, porém de fora do porta jóias.






Descrição da carta 1 (colocar do lado de fora da caixa do correio, por baixo do nome do destinatário)
Oi  (.................. colocar o nome de quem vai conduzir a pregação)! Como é bom falar com você!Como eu te conheço, você deve ter demorado para abrir o envelope....  E sei também que pelos meus cálculos hoje é (.................. colocar o dia do grupinho de oração) , portanto você agora deve estar no grupinho de Oração! Era assim mesmo que eu queria, o que te mandei não era só pra você. O que te mandei pelo correio não deve ser guardado, muito menos deve-se manter em segredo, preciso que você compartilhe com os outros. Pois bem, saiba que o que te enviei é uma preciosidade e que você vai precisar analisar bem se deve ou não abrir – quero dizer: você e todos que estão com você. Reflitam juntos... Então, querem abrir? Podem abrir, porém leiam todas as cartinhas que encontrarem...



Carta 2 (dentro da caixa do correio, por fora da caixa amarela)

(Pregador)Então (.................. colocar o nome de quem vai conduzir a pregação), o que você acha que é a caixa? E vocês crianças, o que acham que tem dentro desta caixinha bonita, amarelinha... O que será que tem dentro? Vocês a acham bonita? O que vocês estão sentindo ao ver a caixa? Vocês gostam da cor? E dos enfeites? Vejam os detalhes, o que acham?... Vocês fariam uma igual? Mudariam o que?
 (Deus) Enfim, esta é minha caixa: em pensei muito ao fazê-la – na forma, na cor, nos detalhes! Saibam que ela possui algumas imperfeições (vejam aqui no cantinho, ela apresenta um arranhadinho, aqui também...) mas mesmo assim, esta caixa representa muito pra mim. Desde o momento que eu a desejei, tive muito cuidado ao fazê-la, pois nela eu guardaria aquilo que tenho de mais precioso. Você seria capaz de cuidar dela pra mim?? É preciso cuidar muito bem dela: não riscar ou escrever nela, não deixa-la cair para que não se quebre, não deixar em qualquer lugar, não colocar qualquer coisa dentro dela para que não se misture ao que tem dentro prejudicando o conteúdo.  Enfim, ela deve ser cuidada com muito zelo e por isso pergunto de novo a vocês, acham que estão preparados? Preciso que cuide bem da caixa para que o que tem dentro fique bem guardado e seguro. Que nada do lado de fora possa prejudicar o que nela contem... E aí você pode guardar a minha caixa para mim?(leia pausadamente e permita que as crianças vão respondendo, basta que você vá parando e também vá respondendo a medida que pergunta) Se disser que sim deixarei você conhecer o que guardo na caixa e em seguida você será o meu novo guardião.
Após as crianças assumirem que cuidarão do conteúdo da caixa, coloque-os em uma fila única para que você possa abrir a caixa individualmente.
(Pregador) Então chegou a hora: quero que façam uma fila e eu vou ficar bem aqui pode abrir! Veja o que tenho de mais precioso, minha jóia rara...!
Mostrar a imagem da criança refletida no espelho que está dentro da caixinha amarela, permita que todas se vejam e voltem em silencio para seu lugar sem contar aos demais o que viu, no final, quando todos já tiverem se visto, faça a seguinte reflexão:
Quando estávamos sendo gerados no ventre de nossa mãe, Deus já tinha um plano de amor por cada um de nós. Ele sabia, ainda quando éramos um embrião, qual seria a cor de nossos olhos, a cor de nossa pele, o formato de nossas unhas, a cor dos nossos cabelos, a textura dele, se seria cacheado ou liso... Todo nosso ser já era um sonho de Deus. Assim como nesta caixinha, cada pedacinho foi planejado por alguém, também nós fomos planejados e desejados por Deus. Somos uma caixinha criado por Deus para que dentro dela more o próprio Deus pela ação do Espírito Santo.
Ao olharmos a caixinha percebemos que quem a fez foi bem caprichoso e como dizia na cartinha de Deus, não devemos estragá-la e nem sujá-la. Assim nós também devemos cuidar de nossa caixinha que é nosso corpo, ele não nos pertence, é de Deus! Se somos criados por ELE temos que cuidar da caixinha que ELE nos deu não rabiscando e sujando nosso corpo fazendo tatuagens ou coisas assim. Bem como também precisamos cuidar do que “colocamos dentro” como Deus disse na cartinha, ou seja,dentro da minha caixinha guardo coisas inúteis – brigas, fofoca, inveja, desobediência – ou nela tenho colocado coisas me fazem mais bonita – alegria, paz, obediência, amor...- precisamos também prestar atenção no que estamos ingerindo - o que estamos comendo, é saudável, nos fará mal? Estou comendo demais?
Enfim, somos uma caixinha importante pra Deus, um grande tesouro pra ELE e desde nossa concepção DEUS já nos amava!

OUTRA SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO
Faça um baú de tesouro e dentro coloque o espelho - faça a mesma pregação acima.


SUGESTÃO PARA O LOUVOR
Use a caixinha de jóias para que as crianças passem de mão em mão para louvar a DEUS por algo que ele criou. Ou se preferir leve uma imagem de DEUS pai.

SUGESTÃO PARA ATIVIDADE
Sugestão 1

Consiga alguns pedacinhos de espelho e faça uma caixinha com um espelho dentro – por fora coloque um solzinho que está abaixo na tampa de cada caixinha – pode usar uma caixinha de fósforo. Dentro cole o pedacinho de espelho, deixe as crianças pintarem ou enfeitarem como quiserem e por cima cole o selinho do sol.
Sugestão 2

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