sábado, 10 de agosto de 2013

Seminário de Vida no Espírito

A partir desta semana postaremos semanalmente os temas referente ao Seminário de Vida no Espírito para que você possa ministrar os encontros em sintonia com toda Diocese. O mais importante é que estaremos valorizando os servos de nossas comunidades e eles serão responsáveis por todo encontro, se precisar de ajuda, contate o ministério pelo email rcccriancauberlandia@gmail.com ou ligue:
3210-4949 / 9691-4949.





Palavra que nos norteará:
“quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração.” Mateus 13,19

Você quer plantar e depois perceber que sua plantação está seca? Quer plantar e ver o mal arrancar suas plantas do lugar seguro? Valorize este momento, saiba que esta é mais uma grande oportunidade que teremos de chegarmos aos corações das crianças e de plantarmos uma semente boa nos corações dos pequeninos que vem ao nosso grupinho, algumas sabemos que virão pela primeira vez e em alguns casos sabemos que esta pode ser uma oportunidade única de falarmos de Deus pra ela, por isso é importante acolhê-las bem para que elas voltem, plantar é nossa missão, portanto façamos com alegria!
 
SOBRE OS ENCONTROS
 Quantidade de Encontros: 09 (nove) -  viveremos  09 semanas consecutivas de anúncio querigmático – primeiro anúncio – ou seja durante as 09 semanas falaremos de Deus como se fosse pela primeira vez às crianças e cada encontro (tema) deverá ser conduzido de modo que a palavra não se perca e sim entre definitivamente no coração de todas as crianças.
  1. Conteúdo (temas)
      I.        SEMEADOR
    II.        AMOR DE DEUS (DEUS É AMOR)
   III.        RESISTÊNCIA À GRAÇA (PECADO)
  IV.        JESUS SALVADOR
   V.        FÉ E CONVERSÃO
  VI.        SENHORIO DE JESUS (RENÚNCIA ÀS FALSAS DOUTRINAS)
 VII.        CURA INTERIOR
VIII.        BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
  IX.        AMOR ENTRE OS IRMÃOS E VIDA EM COMUNIDADE
  1. Duração de  cada encontro (TEMPO DO GRUPINHO DE ORAÇÃO)
-          10 min. acolhida e  animação
            -          30 min para pregação
            -          30 min para atividade
            -          20 min para louvor e partilha
TOTAL: aproximadamente 1:30 hrs – após o encontro VIII – BATISMO NO ESPÍRITO SANTO aumentar 10 minutos para este momento
4.    Realização de Cada Parte (durante os encontros)
a)    Acolhida e Animação
-          Receber as crianças com alegria e escolher músicas de acordo com o tema
b)   Pregação
-          Ficar atento a escala de pregadores designada pelo Ministério para Crianças – não sair do tema – colocaremos no BLOG: rcccriancauberlandia.blogspot.com ou se quiser por email, envie-nos um email para rcccriancauberlandia@gmail.com
-          Utilizar recursos visuais para as pregações para que a mesma seja eficaz
c)    Louvor e Partilha
Este é o momento de incentivarmos as crianças a falar com Deus. É também o momento que ouvimos seus testemunhos diante das histórias contadas.
d)   Atividade
-          Esta não é nossa prioridade, pois nossa prioridade é levar as crianças a terem um encontro pessoal com Deus, mas por ela trazemos muitas crianças para o grupo. Por isso, prepare a atividade com antecedência para que a mesma não fique muito difícil pois o tempo pode ser pouco e também para que dê tempo delas a executarem de modo que a levem para casa pronto.
5.    PREPARAÇÃO DOS TEMAS
-          Será postado no blog ou enviado por email (quem quiser impresso pedir com antecedência) -  rcccriancauberlandia.blogspot.com ou se quiser por email, envie-nos um email para rcccriancauberlandia@gmail.com – os temas do Seminário com suas atividades e modos de condução. Caso haja alguma dúvida envie-nos um email ou entre em contato com algum membro do núcleo diocesano do Ministério para crianças:
6.    RELATÓRIO SEMANAL
Após cada tema aplicado, se possível no mesmo dia, o responsável pelo grupinho de cada comunidade deverá fazer uma avaliação sobre tudo que aconteceu naquele dia e enviar para o email: rcccriancauberlandia@gmail.com se possível tirar fotos e também enviá-las pois estaremos publicando aqui no BLOG.
 
TEMA 1: SEMEADOR
"Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um" (Lucas 8:5-8)
Reflexão para os Evangelizadores
Sobre o “Semeador”:  trabalho do semeador é colocar a semente no solo. Nossa missão portanto é colocar a semente da palavra de Deus no coração de cada criança durante este seminário. Se deixarmos a semente guardada em potes ou mesmo armários estas jamais produzirão plantação nenhuma. Quem vai plantar não tem a mesma importância que o solo e a semente, mas este deve sim saber da importância de seu trabalho, por isto se prepare bem para este momento que pode ser único! Plante sempre, pois como diz na palavra de Deus, nós plantamos mas será ELE quem os fará crescer: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (1 Coríntios 3:6-7).
Sobre a “Semente”: A semente é a Palavra de Deus. E ELA é uma só. Nossa boca fala daquilo que nosso coração esta cheio. Cada palavra deve ser dita com autoridade. Autoridade em Deus! Cada criança que trouxermos para Deus será resultado da boa semente plantada. Fique atento para não sair do foco: se a semente é a palavra de Deus, é sobre ELE que tenho que falar, sobre o que tem na palavra e não em outros livros ou leituras. Portanto leia bastante a Bíbíblia, estude-a e reflita sobre o que Deus fala pra você antes de levar a palavra às crianças. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.”(Colossenses 3:16).A semente precisa despertar nelas o gosto pela oração, pela igreja, pela palavra de Deus, por tudo aquilo que é de Deus. Não deixe sua semente guardada em armários, se não ela pode apodrecer ou mesmo os ratos a comerem, assim você não cumprira sua missão evangelizadora! A palavra de Deus é como uma “isca” que Deus usa para atrair os peixes que ele quer salvar!
Sobre os “Solos”: A mesma semente será plantada em solos muito diferentes. E o que determina em “que” dará esta semente será o coração de quem a receber. Aqueles corações duros, que não permitem a entrada de nada, jamais serão transformados. Quem não permite-se abrir e receber transformações, será sempre seco porque não permitiu que Deus o transformasse. As raízes das plantas, no solo pedregoso, nunca se aprofundam. Durante os tempos fáceis, os brotos podem parecer interessantes, mas abaixo da superfície do terreno, as raízes não estão se desenvolvendo. Como resultado, se vem uma pequena temporada seca ou um vento forte, a planta murcha e morre. Os cristãos precisam desenvolver suas raízes por meio de fé em Cristo e de estudo da Palavra cada vez mais profundo. Tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo da superfície sobreviverão. Quando se permite que ervas daninhas cresçam junto com a semente pura, nenhum fruto pode ser produzido. As ervas disputam a água, a luz solar e os nutrientes e, como resultado, sufocam a boa planta. Existe uma grande tentação a permitir que interesses mundanos dominem tanto nossa vida que não nos resta energia para devotar ao crescimento do evangelho em nossas vidas.
O bom solo é vem daquele que está aberto a ouvir, acolher e a produzir novos frutos. Que tipo de terreno eu sou? Se eu descobrir qual a espécie do meu solo, poderei ajudar outros a prepararem o seu.
SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO
Vamos precisar:
1-    Uma árvore bem bonita com frutos coloridos e apetitosos
2-    Sementes, pode ser de girassol, ela é grande e as crianças acompanham a historia melhor
3-    Quatro fundos de garrafa pet – cada um preparado para um tema do semeador, enfeite os potes para que fiquem atrativos e o pote do solo fértil deixe-o mais simples.
·         Vaso 1: preparar com terra apenas
·         Vaso 2: preparar com terra e algumas pedras dentro
·         Vaso 3: preparar com terra e alguns espinhos ou galhos secos entrelaçados
·         Vaso 4: preparar com terra boa
4-    Uma bíblia feita em caixa de sapato e dentro colocar: uma imagem de Jesus, palavras como consolo, conforto, alegria, coragem…
5-    Uma roupa branca para o contador da história que será um anjo.
 

                         O SEMEADOR

Anjo: (chega meio agitado, segurando bem firme nas mãos umas sementes). Olá crianças, eu vim de bem longe pra trazer algo muito especial… Mas não sei direito o que fazer com isso... É uma semente mágica! Ela é muito especial. Ela cresce e da muitos frutos que alimentam nosso corpo e nos ajuda todos os dias. Depois de grande, Sempre que alguém  jogar as sementes de modo que elas caiam fora do pote, em seguida pegue os potes 2, 3 e 4 e coloque sementes em todos). Aquele que deixar essa semente crescer será muito feliz.
sentir necessidade pode colher um fruto e isso o ajudará. Recebi quatro vasinhos e não sei em qual plantar. Vejam só (mostrar os vasos já preparados de acordo com cada parte da parábola ).Estou na maior duvida (pegar um vaso 1, somente com terra), este é bem sem gracinha... Terra seca... Hum... Gostei gostei tanto desse (mostrar o pote 2, preparado com terra e pedras). Essas pedrinhas colorem o vaso e deixam enfeitado . Acho que vou plantar aqui.... Mas e esse, já tem uma planta aqui (mostrar o pote 3, preparado com terra e espinhos) o solo deve ser bom, acho que vou por aqui...Tá difícil... Ai me machuquei! Esse acho que não...Olha esse parece tão simples, mas esta meio úmido. Pode ser bom... Olha que missão difícil que Deus me deu. Tenho que lançar a semente, ela precisa dar fruto e não sei por onde ir. Alguém pode me ajudar? Em qual você (escolher uma criança) acha que devo plantar? Por que? (ouvir a resposta e perguntar pra outras crianças) Quer saber? Vou plantar em todos (ao pegar o pote 1, vá conversando muito, sem prestar atenção,  jogar as sementes de modo que elas caiam fora do pote, em seguida pegue os potes 2, 3 e 4 e coloque sementes em todos). Aquele que deixar essa semente crescer será muito feliz.
            Sabe crianças essa árvore bonita e frutífera é a palavra de Deus (abrir a Bíblia e tirar de dentro dela as coisas que for falando) ela nos alimenta e encoraja, dá alegria porque traz consolo, conforto, paz... (retirar alguns versículos: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.” Ezequiel 36:26; “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
Tiago 1:5; ) viram como ela é bonita? Mas a palavra é lançada e só colhe os frutos dela quem a entende. Nós somos como esses vasos.


Reflexão sobre o pote 1: as sementes que caíram à beira do caminho são semelhantes àquelas pessoas que vão a missa, ao grupinho, ouvem o que está sendo dito, mas estão prestando atenção ao celular, na roupa que o coleguinha esta vestindo, no sapato... Pensando na novela que perdeu... Enfim, se distrai e não percebe a vontade que Deus está em plantar uma boa semente nela!


Reflexão sobre o pote 2:  sementes que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvem a palavra, a recebem com alegria mas não a mantem viva por muito tempo – as pedras não deixam a raiz se desenvolver, não dão espaço, assim ela logo morre. E enquanto a planta estava de pé acreditavam que ela era bonita, forte e importante,  mas depois que ela morre, deixam de acreditar  e qualquer situação difícil faz com que ela nem se lembre Daquele que a manteve de pé. Assim, se o nosso coração for como esse vaso de pedras, a palavra não irá crescer e não vai frutificar.
Reflexão sobre o pote 3:  a semente que caiu entre os espinhos é semelhante aquele que vem à igreja, ouve falar sobre Deus, acolhe, acredita, mas também dá espaço para as coisas erradas: música feia, programa de tv que incentiva brigas, desobediência, xingamentos... Ela pode até conseguir crescer um pouquinho mais e dar alguns frutos, mas eles nunca vão amadurecer... Ficarão sufocados e morrerão...
Reflexão sobre o pote 4: as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem a palavra, a guardam em seu coração e as usa na comunidade: ajudam a cuidar da igreja, servem a Deus sendo bons de coração e falam sobre Deus e seu amor sem fim a todos !
Se formos como um solo fértil vamos acolher a palavra, molhá-la com a água do amor e colheremos frutos de bênçãos de Deus em nossa casa e nossa família. Você quer que seu coração seja como esse solo fértil? Então põe a mão no seu coração, feche os olhos e reze comigo assim: Senhor hoje estou aqui e quero que meu coração seja como um solo fértil, quero que sua palavra seja acolhida pelo meu coração e entendida pela minha inteligência. Durante esse seminário que eu possa tratar a terra do meu coração para que eu frutifique em minha casa, na escola e onde eu estiver. Amém.

SUGESTÃO PARA O LOUVOR
Leve uma flor e com ela vá passando de mão em mão e cada criança que a recebe deve fazer um louvor.
 SUGESTÃO PARA ATIVIDADE
 

ATIVIDADE (1)
Faça um pote enfeitado com as crianças, leve terra e sementes de girassol.
Após enfeitar os potes, encha-o com a terra (lembre-se de preparar a terra) e distribua as sementes para que as crianças as plantem.
 

 
 
ATIVIDADE (2)
Esta poderá ser enviada para ser feita em casa com os pais.
 
 
 OUTRAS SUGESTÕES:
Você pode fazer estas lâminas abaixo, que encontrei o modelo no blog: http://catiscoelho.blogspot.com.br/2011/06/parabola-do-semeador-visuais-coloridos.html estão bem bonitas e também será um ótimo recurso para evangelização.






 
 
Até o próximo encontro, postaremos o segundo tema do seminário "Amor de Deus" na próxima semana. Fiquem com o Menininho Jesus!!!
 
 


 

6 comentários:

  1. oiii a pazzz, gente amei viuuuuu, como sempre vcs sempre nos ajudando com lindas ideias, bjaooo espero ver vcs no enff denovo viu bjaoooooo

    ResponderExcluir
  2. como faço para ter acesso a apostila completa?

    ResponderExcluir
  3. Elisa, basta acompanhar o blog nestas 9 semanas e no final se quiser te mando sim ela completa.

    ResponderExcluir
  4. QUE DEUS CONTINUE A INSPIRAR ESTÁ TURMINHA AI DE UBERLÂNDIA,SEMPRE NOS AJUDANDO COM UMA DIDÁTICA BACANA PARA EVANGELIZAR NOSSAS CRIANÇAS.UM BEIJO DE TIA ELAINE.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO