terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ADVENTO - GRUPINHO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS

O tempo comum se encerrou e iniciamos o tempo do ADVENTO sabem o que a palavra advento significa? Tempo de espera, de consumação. Tempo de esperar pelo nascimento do menino Jesus e vivenciar este dia como um início de uma nova vida. No livro do Catecismo da Igreja Católica §522, vemos o quanto Deus desejou o momento da chegada Daquele que seria o rei dos reis. Ainda vemos que a espera seria de pura expectativa e sua vinda seria momento de muitos preparativos. A consumação deste dia se faz com muitos detalhes e é isso que queremos mostrar às crianças neste encontro. Precisamos despertar nos pequenos um desejo ardente em conhecer mais sobre esta preparação, sobre esta espera e ainda consumar a chegada Dele. Os grupinhos de oração servirão como um tempo de espera, de preparo do nosso coração para esta chegada, um verdadeiro advento! Para isso vamos guiar nossas ações e orações com a palavra que diz: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30)
Mãos a obra! Vamos fazer com que Jesus cresça nos corações dos pequenos e que nós sejamos apenas instrumentos Dele!

Neste grupinho vamos precisar organizar a sala com alguns itens importantes para o momento da pregação, será importante preparamos um local onde seja possível colocarmos:
 - um estábulo – segundo o dicionário, um estábulo é um local coberto onde os animais se recolhem – por isso prepare um local assim, coberto, seguro com alguns animais ao redor e com um cocho que é o lugar onde se coloca a comida para os animais.
 - alguns moradores com vestimentas simples – bonequinhos de gente simples
 - um José e uma Maria
- uma vela para cada criança
 - um menino Jesus para a manjedoura


Tema: O ADVENTO

Acolhida e Oração Inicial:  Ao receber as crianças dê a elas um abraço e as acolha com carinha. Diga o quanto Deus se alegra em recebe-las em sua casa! Entregue uma vela a cada uma e peça que a segure até o momento que usaremos esta vela e a acenderemos.

Efusão do Espírito Santo: Crianças vocês receberam uma vela – para quê existem as velas? Deixe as crianças responderem e em seguida continue falando sobre a função da vela: quando ainda não existia luz elétrica, as pessoas usavam o fogo para iluminar os lugares – apague a luz – viram? No escuro fica muito difícil fazer as coisas, imaginem no escuro termos que fazer comida, trocar de roupa... Seria uma confusão! Assim, as velas nos ajudam para quando está muito escura para iluminar nosso ambiente. Acenda as velas das crianças. Olhem como está ficando mais fácil perceber as coisas ao nosso redor. Com a luz da vela conseguimos enxergar melhor? Então, preciso contar a você que Deus nos deu uma vela “interna”, que fica dentro de nós – nós a recebemos no dia em que nascemos,
porém a recebemos apagada. E vela apagada consegue iluminar algum ambiente? Pois bem, tendo recebido esta vela no nossa nascimento o que precisamos buscar? O fogo! Mas porque vocês acham que Deus nos deu uma vela interna?? Para iluminar qual ambiente?? (deixe as crianças falarem, ouça-as) Sim, Deus nos deu uma vela aqui dentro, no nosso coração para que consigamos iluminar o nosso caminho e também o lugar onde vivemos. (apague a luz, pegue uma vela acesa e coloque no centro, chame todas as crianças ao seu redor) Vejam crianças a vela ilumina ela e também tudo ao seu redor, conseguimos ver tudo que está perto dela. Assim se estamos com a nossa vela apagada, aquela que Deus nos deu, não enxergamos nada direito e nem mesmo ajudamos outros a enxergarem...
Mas Deus nos deu o fogo que acende esta vela em um dia muito especial! Foi no dia do nosso batismo! A partir daquele dia nunca mais ficaria sem luz! (pergunte às crianças se elas são batizadas – aquelas que não forem ajude-as a buscar o batismo e diga para ela buscar rapidinho) Você recebeu no dia do seu batismo uma luz que jamais se apaga e que ilumina todo ser humano (João 1,9), neste dia você recebeu o Espírito Santo de Deus, neste momento Deus cumpre sua promessa de jamais deixa-lo sozinho e quando ela fica fraquinha, basta pedir o Espírito
Temos que ser luz na vida do coleguinha, luz em casa, luz na escola, luz em todos os lugares que vamos, só assim vamos fazer a vontade de Deus. E sabe como é ser luz, sabe como acendemos a luz da vela que recebemos de Deus? Clamando pela presença do Espírito Santo! Isso mesmo, o Espírito Santo que é Deus vivo em nós fica apagadinho se não o clamarmos por isso vamos pedir o Espírito Santo para ser nosso conselheiro, nosso amigo de todos os momentos, vamos convidar o ES para nos ajudar em nossas decisões, nos ajudar a encontrar amigos em Deus, pede o ES para ficar com você e Ele ficará com a chama bem acesa (acenda todas as velas a partir da sua, evangelizador ) – quando a nossa luz está forte, somos capazes de acender os outros e assim aquela luz que era bem fraquinha passa a ser forte e ilumina muito mais lugares, isso quer dizer que quando estamos felizes onde vamos contaminamos com a alegria, se somos amorosos, por onde vamos levamos o amor... É assim... Então vamos cantar??

PEDE AGORA O ESPÍRITO SANTO
Autor: Pitter Di Laura

INTRO: D  A  G  A  Bm  A  G  A

  D                                                                                       A
PEDE PEDE AGORA O ESPÍRITO SANTO

G                                                                                           A
PEDE PEDE AGORA O ESPÍRITO SANTO

Bm                                                                                        A
PEDE PEDE AGORA O ESPÍRITO SANTO

G                                                              A          D  A
PEDE POR QUE ELE PODE TUDO RENOVAR

Em             F#m          
Vem sobre mim, vem sobre mim

G              A                     Bm
Vem sobre mim, vem Espírito Santo oh vem...(2X)

REF:

Em             F#m 
Vem sobre nós, vem sobre nós

G              A                     Bm
Vem sobre nós, vem Espírito Santo oh vem...(2X)

G                                                                           A          D  A
PEDE POR QUE ELE PODE TUDO RENOVAR (2X)

Louvor: Leve uma bola ou uma peteca para o grupinho e convide as crianças para louvar e em seguida joga a bola ou a peteca... Elas adoram! E assim louvam ao senhor com todo o coração! Se quiser pode cantar a música que tem neste link: http://letras.mus.br/cantinho-da-crianca/1117068/

Pregação: (posicione as crianças perto do lugar que você preparou para a pregação) Crianças, Maria estava na hora de ter o menino Jesus, Ele estava na horinha de nascer, e depois de muito caminhar, de bater em muitas portas pedindo ajuda, José e Maria acabaram em um lugar bem escuro, um lugar onde os animais se juntam para esconder do frio – em um estábulo – o estábulo nas fazendas serve para proteger os animais e também para alimentá-los, lá se coloca feno para os cavalos e também alimentos para o gado. José e Maria não conseguiram um lugar melhor porque ninguém os ajudou. Se lembra de quando estávamos com as velas apagadas? Estava escuro não é mesmo?? Então, naquela noite havia uma escuridão à frente e José e Maria tiveram que enfrenta-la. Mas ao ver o estábulo, não tiveram dúvidas, seria ali mesmo o lugar onde o menino Deus iria nascer. Apesar da falta de luz, havia uma luz no coração de Maria e José que dizia que tudo daria certo, que seria ali mesmo. Eles foram conduzidos até o estábulo, os animais se posicionaram ao redor e com a ajuda de José, Maria deu a luz ao pequenino Jesus! Jesus veio para nos salvar de toda maldade deste mundo, veio nos ensinar que na simplicidade somos muito mais. Em seguida anjos apareceram para alguns moradores simples daquele lugar e os disse que naquele dia havia nascido o “Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Hoje queremos dizer a vocês crianças que este Menino Deus, Jesus quer nascer na sua casa, na sua escola, no seu coração!!! Você o quer?? Então vamos juntos rezar a oração que Ele nos ensinou:

Pai Nosso, que estais no Céu
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa Vontade,
Assim na Terra como no Céu
O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a
Quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal.
Amém



Todos os grupinhos de oração desta diocese receberam um “bebezinho” que deverá ser preparado para se transformar em uma manjedoura (a banheirinha) e um menininho Jesus (o bebezinho) – não se esqueçam de mandar fotos! Este menino Jesus deverá visitar as casas das crianças que participam do grupinho – vale observar que este será também um tempo de muita dedicação dos membros do grupinho de oração (os tios) porque em alguns casos vamos ter que ir, levar e buscar o menininho para que nenhuma criança fique sem a visita.
http://rcccriancauberlandia.blogspot.com.br/p/fotos.html
Quem não recebeu o seu me liga ou me manda um email!
rcccriancauberlandia@gmail.com




ATIVIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO