sexta-feira, 1 de maio de 2009

Introdução



Amigo evangelizador aqui está a primeira parte do trabalho sobre liturgia. Leia e deixe que essas simples palavras caiam em seu coração:

“Quando nós amamos a Liturgia com todo ardor de nossa alma,
nossas crianças tem mais do que palavras, mas,
exemplos vivos de amor pela Palavra de Deus e, assim,
aprendem que participar da Santa Missa é viver
um pedacinho do céu na Terra.”


Devemos nos lembrar que muito mais eficientes serão nossos atos do que nossas palavras e ensinamentos, por isso, aprendamos a amar a Eucaristia e a respeitar o espaço liturgico e assim nossas crianças também saberão onde encontrar o Deus verdadeiro.



LITURGIA
Liturgia – serviço religioso, ou culto público, que o povo presta a Deus.
Celebração significa tornar célebre, dar importância, honrar, exaltar, festejar em massa.
Na celebração litúrgica Deus se entrega como dom ao povo e o povo acolhe o dom de Deus, que é misericórdia, perdão e amor. A liturgia, portanto, é um diálogo entre Deus e o seu povo. Na liturgia infantil as crianças são capazes de entender esse diálogo e quando elas descobrem esse significado elas passam a amar a liturgia pois é através dela que elas conseguem apresentar a Deus seus desejos e suas necessidades.
Dentro da liturgia temos a linguagem simbólica, que representa a nossa expressão corporal, que é o canal indispensável pelo qual manifestamos nossa fé. É também nela que percebemos os sinais sensíveis (objetos, cores, luzes, gestos, movimentos) dos quais nos servimos para entrarmos em comunhão com Deus. A linguagem simbólica na liturgia infantil tem papel fundamental, pois muitas crianças chegam a igreja com necessidade de um abraço, de um sorriso ou de algo ou alguém que possam tomar como exemplo. Nossos gestos falam muito para cada uma das crianças, por isso devemos ser cuidadosos, pois, passamos a ser modelos a ser seguido por elas.
Na liturgia, não só as pessoas comunicam o que trazem em seu intimo, mas, cada elemento que nos rodeia nos põe em relação com o que eles representam; os panos no altar, os enfeites da Igreja, a Imagem dos Santos... Assim, o espaço celebrativo, a ornamentação, o cuidado com os objetos litúrgicos, as atitudes dos membros da assembléia, tudo nos fala de como é a nossa fé e nosso respeito em relação aos mistérios que celebramos. Devemos portanto estar atentos ao figurino que usaremos durante a celebração, pois as crianças irão copiá-lo. Devemos procurar estar atentos as cores litúrgicas para a composição das roupas dos fantoches, do comentarista e demais participantes da celebração.

Um comentário:

  1. Oi Dani! Ficou TUDO esta missa! Amei! Que todos possam aproveitar bastante todo material aqui divulgado...Um super beijo...Tchau amiga!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO