sábado, 16 de maio de 2009

MISSA INFANTIL

MISSA INFANTIL- ASCENSÃO DO SENHOR

23/05/2009

Acolhida:
COMENTARISTA: Oi amiguinha, por que esta triste?
FANTOCHE: Sabe o que é . Eu to tão desanimada não tenho rezado direito, não tenho vontade de fazer nada nem ir a missa.Parece que peço as coisas a Deus e ele não me escuta.
COMENTARISTA:Ora mas por que?
FANTOCHE: Parece que tudo que eu quero fazer não da certo.Eu peço as cisas pra Deus e não acontece nada.
COMENTARISTA:Ora deixa de bobagem amiguinha. Você é uma filhinha amada de Deus e ele nos ensina que não devemos nunca desanimar na oração e nem se omitir no empenho da justiça. Deus nunca nos desampara, ele está sempre conosco, por isso nos dá o Espírito Santo. Ele nos fala que não pertence a nós o tempo. Ele sabe do que a gente precisa e ele nos dá na hora e momento oportuno. Se você não recebeu o que pediu é porque ainda não é hora. Vamos logo participar da missa que você ira sentir o quanto é amada de Deus.
FANTOCHE: Então vamos todos ficar de pé e acolher com alegria o nosso celebrante....
........................................................................................
Perdão: (Dinâmica: água, violeta e água sanitária)
FANTOCHE : essa missa é mesmo danada de bonita, to me sentido melhor,mas ainda parece que está faltando alguma coisa.
COMENTARISTA: Está sim. Vou te explicar o que é. Quando nós nascemos e somos batizados o nosso coração fica assim limpinho como essa água. Mas a medida que vamos crescendo vamos vacilando pelo caminho e o nosso coração vai sendo contaminado pelo pecado. Nós então xingamos, respondemos o papai e a mamãe. (mostrar um pote com água limpa e a medida que falar do pecado vá pingando o violeta)
FANTOCHE: ficamos assim desanimados na oração, cometemos injustiças com os outros...
COMENTARISTA: Cada vez que fazemos isso nosso coração vai ficando longe de Deus. É como se fossemos envolvidos numa capa e Deus paizinho lança o seu amor e não consegue nos atingir.(enrolar uma capa preta e lançar corações picados)
FANTOCHE: mas eu não quero isso não.
COMENTARISTA: nosso Deus de amor pode reverter tudo isso. Para que isso aconteça é necessário que você abra seu coração,se arrependa do que fez e peça perdão ao papai do céu.Quando isso acontece Jesus derrama sobre nós bênçãos de amor, de paz, alegria....e vai limpando nosso coração.(ir pingando água sanitária)
FANTOCHE: então vamos fazer isso? Quero ficar com o coração limpinho.
COMENTARISTA: conduzir uma oração de perdão. Peça que as crianças e adultos ponham a mão no coração e repitam com você. “Jesus quero te pedir perdão...” Apresente os pecados de acordo com sua assembléia.
..................................................................

Liturgia da palavra
COMENTARISTADani– E ai........ .... já esta se sentindo melhor?
FANTOCHE: Bem melhor, já acabou a missa?
COMENTARISTA: não! Agora é a hora de ouvirmos o que Deus tem pra nos falar. Ele tra boa nova.
FANTOCHE : então vamos ouvir.
COMENTARISTADani: pêra aí! Temos que limpar o nosso ouvido e abrir nosso coração. Pegue seu cotonete e limpa bem seu ouvido. Pronto? Agora pega sua chavinha virtual e vamos abrir o coração. Agora sim vamos escutar a primeira leitura.
.........................................................................

Evangelho
COMENTARISTADani: Feliz aquele que respeita o Senhor.Vamos continuar escutando o que o Senhor tem para nos ensinar. Vamos ouvir com alegria o santo evangelho. Fiquemos de pé e cantemos.

SUGESTÃO PARA HOMILIA:
Contar a história da Ascensão de Jesus extraída do livro A missa com alegria de Gisella e Solange.

Você irá precisar dos seguintes personagens: Grande coração, árvore Coposa, passarim Rolim, Peixim Zim, Zezim e dona Rosim. Você pode usar fantoches de Eva, papel ou se preferir escolher um grupo de adolescentes, ensaiar e apresentar.

ASCENSÃO DE JESUS
Narrador: Um dia, o grande coração veio ao mundo...e, depois de já ter cumprido sua missão era hora de voltar ao céu...mas, antes, dava suas últimas recomendações aos seus amigos. Diante de toda a grande quantidade de folhas de Dona Árvore Coposa, o Grande Coração lembrava:
Grande Coração: Olhe coposa! É preciso não se esquecer de que não basta ter folhas verdinhas e brilhantes. É preciso dar frutos e frutos saborosos! Esta é a sua missão!
Narrador: E se dirigindo ao Passarim Rolim disse:
Grande Coração: Olha, Rolim, é preciso cantar muito... Espalhar as sementes pela natureza... Espalhar a alegria de ser filho de Deus a toda a criatura.
Narrador: E a Dona Rosim disse:
Grande Coração: E você, Dona Rosim...você precisa exalar seu perfume... colorir e perfumar os jardins do mundo para que todos lembrem do grande amor do criador.
Narrador: Ao peixe zim falou:
Grande Coração: Peixim Zim a sua missão é nadar pelas águas colorindo e levando vida a todos os outros peixinhos...alegrando as crianças...fazendo acontecer a vida na água.
Narrador: E olhando ao lado viu também Zezim...É aquele garotinho ali do lado. Vejam só...D~eem uma olhadinha; então o grande coração disse a ele:
Grande Coração: Você Zezim tem a missão mais linda de todas, pois é a criatura mais importante na minha criação. Você terá que levar amor as pessoas, respeitar todas as outras criaturas, ter fé, ser bom, ajudar todos que precisarem... pois você foi criado a imagem e semelhança de nosso Pai.
Narrador: E depois de dar todas as explicações, o Grande coração foi subindo....subindo para o céu, para o lado de seu pai, e enquanto subia ia dizendo:
Grande Coração: Deixo com vocês uma pequena faísca de amor para que se precisarem possam buscar reforço no meu coração... Casa um cuide bem de sua missão, e cuide uns dos outros. Eu vou estar sempre com vocês... Lembrem-se de se ajudarem e serem unidos no meu coração.
Narrador: E assim aconteceu. A princípio os amigos se entristeceram por causa da ausência do Grande coração, mas logo viram que se cumprissem bem sua missão a presença dele estaria viva entre eles. E assim fizeram, e o tempo passou.
Dona Árvore Coposa: Olhem gente! Como estou bonita, me enchendo de frutos! Eles vão amdurecer... Ficarão gostosos, saborosos... Farão alegria dos passarinhos... das crianças... Não é mesmo Passarim Rolim?
Passarim Rolim: Se é Dona Coposa! Eu já tenho ensaiado o meu canto, e ele está tinindo de afinadinho. Olha só (assobiar) e já estou pronto para soborear seu frutinho e espalhar suas sementinhas por aí... fazendo nascer um monte de outras coposas como a senhora, não é mesmo Dona Rosim?
Dona Rosim: Eh, passarim! Que entusiasmo hein? Eu também já comecei a esparramar meu perfume. Você está sentindo Todas as manhãs eu estico minhas pétalas e, com meu colorido, ajudo a enfeitar esse mundão de Deus! Estou até vendo nas bonitas águas do lago... Ei, olá peixim zim... E você? Como anda sua missão? Está nadando bastante?
Peixim Zim: Glub, glub, Claro dona Rosim! A minha missão é muito importante e é realizando-a que me sinto próximo do Grande Coração! É amiguinhos mas uma coisa me preocupa, é o Zezim... Ele anda perdido, não entendeu nada de sua missão. Se tornou um menino bagunceiro, conversador.... Até na missa ele faz bagunça.... Fica tirando a atenção dos outros, responde, está um problema! Lá vem ele.
Zezim: Há, há! Vou lhe pescar seu peixim zim. É hoje! E olha que eu nem gosto de peixe. É só pra tirar esse arzinho de vida aí do lago. Vou pegar suas escamas e fazer um colar.
Narrador: E o peixim então começou a nadar de um lado pro outro, tentando fugir do Zezim. E nadava pra um lado, Zezim mandava a chumbada pra lá.....É ele não estava pescando nada. Ele queria mesmo é acertar a chumbada. Eh Zezim parece que não aprendeu nada sobre sua missão.
Zezim: Não é que o peixim zim conseguiu escapar! É o jeito é azarar a criançada por aí.
Narrador: E de tanto bagunçar e correr o Zezim pegou no sono. Bocejou e adormeceu ali mesmo, na beira do lago. Peixim que o via de longe falou:
Peixim Zim: É pessoal, o Zezim dormiu, graças a Deus.
Dona Rosim: Que dó! Ele era um menino tão bom!Parece que esqueceu tudo o que o grande coração falou!
Dona Árvore Coposa: É...Como pode? Onde está nele a criatura especial criada por Deus? Onde está o amor que ele tem que levar a todas as criaturas? Onde está a sua bondade, caridade e ajuda a quem precise dele? Ele esqueceu sua missão, alguma coisa aflinge seu coração.
Passarim Rolim:Ei gente, tive uma idéia! Vocês se lembram de tudo o que o grande coração falou naquele dia? Que estaria sempre conosco, e nos deixaria uma faísca de amor para quando a gente precisasse... E nós não podemos deixar nosso irmãozinho se perder da missão....É preciso ajuda-lo.
Todos: É isso aí gente! É isso aí!
Peixim Zim: Mais quem vai conseguir pega-la? Ela fica alta demais!
Passarim Rolim:Já sei, vamos nos juntar. Se todo mundo ajudar, o vento pode me levar lá no alto e eu alcanço a faísca de amor pra trazer pro Zezim se lembrar e seguir finalmente sua missão.
Todos:É isso aí! Vamos lá.
Narrador:Então dona Árvore Coposa começou a fazer um balanço danado e dele vinha um vento forte. Dona Rosim com seu perfume, animava o vento ... Ah! E o peixim? Balançou-se na água até levantar muitas ondinhas que somavam-se ao esforço da árvore, e então o passarim rolim foi voando alto, alto, até que se enroscou na isca de amor e então puxou-a correndo, e foi aquela alegria. Dela caiu tanto amor, direto do grande coração que em Deus descançava e veio descendo e se enroscando no Zezim. E toda aquela carga de amor caiu no Zezim que acordou diferente e falou para os amiguinhos:
Zezim:Ai meu Deus do céu! Nossa gente! Eu tive um sonho..um sonho não, um pesadelo! Sonhei que eu era mau... bagunceiro...e nem sabia da missão que o grande Coração me havia dado... Já pensou? Sonhei que prejudicava as pessoas, os meus amigos, queria destruir tudo. Algo ruim tinha tomado conta do meu coração. Acho que é o pecado e ele me fez esquecer da missão.
Narrador: E ele foi contando seu pesadelo para os amigos que o ouviam com carinho. Mas o mais importante foi saber que juntos eles conseguiram levar o Zezim de novo para o caminho do amor e, que de agora em diante ele se sentiria também próximo do grande coração realizando sua missão de amor. E sabe de uma coisa crianças? Assim também somos nós, as vezes, esquecemos nossa missão, esquecemos que Jesus a confiou a nós. Então é preciso que outras pessoas nos ajude a encontrar o caminho certo e nos mostrar que Jesus não está somente acima de nós mas dentro de cada um de nós.


............................................................
Ofertório
COMENTARISTA: convidar a todos para colocar sobre o altar nossas crianças, os pais , os sacerdotes, evangelizadores... Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.


.................................................................
Comunhão
COMENTARISTA: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso braço assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos puxar Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhos e converse com Jesus, agradeça por tudo de bom que Ele fez, faz e fará por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO