terça-feira, 14 de julho de 2009

MISSA 16º TEMPO COMUM - 19/07/2009

SUGESTÃO 02: Renato Queiroz
Essa missa é toda teatral, mas se você preferir pode colocar dois fantoches fazendo alguns dos personagens.

Acolhida
(Entram Dani e Robertinha e ficam conversando num cantinho)
Dani: Você viu que mais que demais, a gente vai participar da Santa Missa!
Roberta: Nossa, que legal! Será o que Padre Júlio vai vir?
(Entra o Renatinho com uma bola de Papel na mão)
Dani: Claro que ele vem. Quem não veio vai perder a nossa festa!
(Renatinho joga a bola de papel nas meninas)
Renato: Hahahahaha...
Roberta: Ai Renatinho! Que coisa feia de se fazer!
Dani: É feio mesmo Renatinho! Você nunca ouviu dizer que a gente não pode fazer maldade com as pessoas?
Roberta: A gente tem que amar todo mundo Renatinho, e não jogar bolinha de papel.
Renato: Eu nunca ouvi esse negócio de amar! Eu faço o que me dá vontade!
Roberta: A é Renatinho? Pois agora me deu vontade de te dar uns belos tapas...
(Roberta parte para cima do Renatinho mas a Dani segura ela)
Dani: Epa Robertinha! Nada disso. A gente acabou de ensinar que bater é errado e você vai bater nele?
Roberta: Mas Dani...
Dani: Nada de mas ou meio mas, nós precisamos é arrumar alguém que ensine o Renatinho tudo o que é certo e errado.
Roberta: Mas quem será que poderá ajudar o Renatinho?
( As duas ficam pensativas e de repente se olham super entusiasmadas)
Dani: Eu sei, eu sei...
Roberta: Você teve a mesma idéia que eu?
Dani: Acho que sim! O Renatinho, por um acaso você não quer que a gente te apresente um amiguinho nosso?
Roberta: Ele vai te ensinar um monte de coisa legal.
Renato: Ele vai me ensinar a lutar Karatê?
Dani: Não Renatinho. Ele vai te ensinar algo mais legal!
Renato: Então vou dar uma chance pra vocês e pra esse amiguinho porque nem posso imaginar o que é mais legal que lutar Karatê!
Roberta: Então você vai participar da Santa Missa com a gente.
Renato: Tudo bem. Mas o que eu tenho que fazer?
Dani: Nós vamos te ensinar tudinho Renatinho. Neste momento todo mundo vai ficar de pé e com muita alegria nós vamos cantar para receber o Padre _______ porque a nossa festa já vai começar!

Ato Penitencial
(Entra a Juliana)
Ju: Nossa Renatinho! Que legar que você veio participar da Santa Missa!
Renato: Eu vim porque a Dani e a Robertinha me convidaram e porque elas iriam me apresentar um amiguinho delas mas até agora eu não vi ninguém de interessante!
Ju: Você não viu ninguém de interessante Renatinho porque você não abriu o seu coraçãozinho para o nosso amiguinho entrar.
Renato: Mas eu não posso abrir meu coração porque eu não sou médico! Só os médicos podem abrir os corações.
Ju: Não Renatinho, você entendeu errado. Você tem que abrir o seu coração pra deixar Jesus entrar e fazer uma faxina lá dentro porque chegou a hora de limpar seu coração.
Renato: Nananina não! Eu não vou deixar um desconhecido entrar no meu coração e além do mais meu coração não tem sujeira.
Ju: Então eu vou te apresentar Jesus. Jesus é o amiguinho que as meninas falaram pra você no começo da missa. Ele é tão legal! Ele até morreu pra salvar a gente do pecado e, por falar em pecado, ele é a sujeira do seu coração.
Renato: Gostei desse Jesus, mas não tenho esse tal pecado.
Ju: Então Renatinho, por que será que você tem visto tudo meio diferente e sua vida tem estado meio devagar?
(Ju coloca no Renatinho um óculos escuro e um relógio preto bem grande que pode ser confeccionado com EVA)
Renato: É porque meu óculos está embaçado e meu relógio está acabando a pilha.
(Ju mostra um bomba bem grande que pode ser confeccionada com papel ou EVA na cor preta)
Ju: Não Renatinho. É porque você acendeu a bomba do pecado na sua vida. Uma bomba, quando é acesa, ela vai queimando o pavio até que ela exploda e, quando uma bomba explode, ela destrói tudo ao seu redor e, o pecado também é assim. Quando a gente acendo a bomba do pecado, ele vai aumentando, aumentando e, derepente explode e destrói tudo ao nosso redor porque quando a gente está no pecado, a gente mente, chinga, briga e tudo isso afasta as pessoas de perto de nós e a gente passa a ser como essa bomba que quando explode destroi as nossas amizades, a nossa família, e tantas outras coisas.
Renato: Que coisa horrível! Eu não quero ser como essa bomba do pecado.
Ju: Então Renatinho, você neste momento vai fechar seus olhos e vai rezar comigo pedindo pra Jesus entrar no seu coração e fazer uma faxina no seu coração. Vamos rezar assim...(segue uma breve oração de perdão)

Liturgia da Palavra
Renato: Nossa, todo mundo sentou. Acho que vou embora.
(Renatinho vai saindo. Entra a Dani)
Dani: Renatinho, onde você vai? A missa ainda não acabou!
Renato: Não? É porque todo mundo sentou e eu achei que já era a hora de ir embora.
Dani: Ainda não é hora de ir embora não Renatinho. Agora é a hora que nós vamos ouvir as historinhas que estão na Bíblia.
Renato: Mas eu não entendo nada da bíblia.
Dani: É porque você não sintonizou no canal correto. Pega o seu controle remoto e procura o canal certo que você vai entrar em sintonia com o canal do Papai do Céu e vai entender tudinho.

Homilia
Roberta: Está gostando da santa Missa Renatinho?
Renato: Estou sim. Está mais que demais.
Dani: Você entendeu as historinhas que foram contadas?
Renato: Não entendi muita coisa não. Até estava pensando em pedir pra você me explicar.
Roberta: Hoje foi fácil Renatinho. Lembra lá no começo da missa que você falou que ninguém nunca te ensinou que você tem que amar a todos?
Renato: Lembro sim.
Dani: Então Renatinho, as historinhas hoje contam pra gente que nós temos uma pessoa para nos guiar.
Renato: Mesmo? Quem é essa pessoa?
Ju: Essa pessoa é um grande pastor!
Renato: Não to entendendo nada.
Dani: Então nós vamos te contar um historinha pra ver se você entende Renatinho.
Renato: Oba, adoro historinhas!
Roberta: A muito tempo atrás, numa terra distante vivia um pastor que cuidava de 100 ovelhas.
Dani: Este pastor amava a suas ovelhas como se elas fossem suas filhas. Ele dava banho, dava comida, dava água e também dava muito amor e vivia a viajar com as suas ovelhas.
Ju: Só que aconteceu que, um dia, este pastor parou na beira de um riacho para se refrescar e dar água para suas ovelhas e, quando ele foi partir, ele percebeu que estava faltando uma ovelha, ele só tinha 99 ali com ele.
Roberta: Ele então saiu procurando sua ovelha. Ele deixou as outras 99 ovelha e entrou em várias cavernas, foi em várias fazendas e entrou no meio da floresta para procurá-la.
Dani: Quando ele entrou na floresta ele ouviu os berros de sua ovelha e saiu correndo procurando ela e então ele viu que um lobo tinha prendido a sua ovelha e ia devorá-la.
Renato: Nossa, que horror! Eu não quero que a ovelha morra.
Ju: Mas ela não morreu. O Pastor lutou, lutou e lutou com o lobo e então, de repente, o pastorzinho assustou lobo que saiu correndo. Renato: Nossa, essa história é tão linda. O pastor é um grande amigo de suas ovelhinhas.
Roberta: Sim Renatinho e, sabe quem são as ovelhas deste história?
Renato: Não!
Dani: As ovelhas desta história são as pessoas do mundo inteiro.
Renato: Eu também sou um ovelha?
Ju: Sim Renatinho.
Renato: Quer dizer então que eu tenho um pastor que cuida de mim?
Roberta: Tem sim Renatinho.
Renato: Mas quem é esse pastor que eu não conheço?
Roberta, Dani e Ju: É Jesus!
Dani: Jesus é o grande pastor das nossas vidas. Ele nos ensina a amar, a perdoar, a não xingar, não brigar, não bater e só fazer as coisas boas. E, mesmo assim, a gente faz as coisas erradas.
Roberta: Mas mesmo a gente fazendo as coisas erradas e fugindo do caminho de Deus, Jesus vai atrás da gente nos procurando.
Ju: E quando Ele nos acha, Ele luta pela gente, e até morreu lutando por nós. Ele morreu para nos livrar do pecado.
Renato: Deixa eu ver se eu entendi. Jesus é o nosso pastor e nós temos que fazer aquilo que Ele nos ensina e, quando a gente se perde, Ele larga tudo para achar quem se perdeu e Ele morreu para me salvar?
Dani: Isso mesmo Renatinho. Agora você entendeu tudinho.
Renato: Então eu vou seguir tudinho que Jesus me ensinar para eu ser uma boa ovelha.
Roberta: Parabéns Renatinho. Agora, vamos sentar aqui com a criançada e prestar bastante atenção porque a santa missa vai continuar.

Ofertório
Roberta: Vamos agora ofertar o nosso coraçãozinho para Jesus para que Ele seja o nosso pastor? Então nós vamos colocar o nosso coração na nossa mão e vamos rezar assim: “Senhor Jesus, eu te entrego o meu coração e toda a minha vida para que o Senhor seja o meu Pastor.” E agora, no 3 a gente joga o nosso coração aqui no altar pra Jesus. É 1, é 2 e é 3, e Já!!!

Comunhão
Conduzir um momento de oração com as crianças. Pode-se convidar Jesus pra descer no escorregar pra entrar no nosso coração ou mandar um beijo de sabor para Jesus.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO