sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MISSA 28º DOMINGO COMUM/ NOSSA SENHORA APARECIDA/DIA DAS CRIANÇAS

Amanhã é dia 12/10 e como sabem é uma data muito especial para nós católicos e evangelizadores, pois comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças. Então vamos tentar preparar uma missa que contemple tanto o evangelho como esse dia comemorativo. Vou deixar duas propostas de histórias na homilia. Se você for celebrar com as crianças no domingo e na segunda então use uma história para cada dia. Se for comemorar tudo no domingo então converse com o sacedorte e apresente as sugestões e deixe que ele escolha a melhor. Que Nossa Senhora te envolva em teu manto sagrado e te abençoe.

ACOLHIDA
Com:Bom dia!
Talita: Bom dia!
Samuel: (entra se ezibindo,virando o rosto para um lado e para o outro) Bom dia não, lindo dia, maravilhoso dia.
Com: Ué Samuel viu passarinho verde hoje?
Samuel: è que já estou me preparando para comemorar o dia Samuel? Este é feriado nacional!
Talita: Dia Samuel? Que dia é esse que eu nunca ouvi falar?
Samuel: Amanhã temos um grande feriado. Sabia que dia 12/10 é feriado por causa das crianças? Então é meu dia. O dia Samuel.
Com: Só você mesmo Samuel, mas não é bem assim não. Amanhã celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil. Como ela é nossa mãezinha celebramos também o dia das crianças. Amanhã é dia de rezarmos o terço e lembrarmos de nossa mãe e da história linda de como ela foi encontrada.
Samuel: Não é dia de ganhar presentes?
Com: Nosso maior presente é sermos filhos de Deus. Ninguém é obrigado a dar presentes, mas somos chamados a rezar com os filhos e estar em família.
Talita: Vou falar pra mamãe que quero um tercinho de presente.
Com: Muito bem, vamos aprender muito sobre isso na missa. Acho até que é bom a gente começar logo. Vamos ficar em pé e acolher nosso celebrante o padre ........ os ministros e coroinhas cantando com alegria.

ATO PENITENCIAL
Com: Samuel você quer ir para o céu o céu?
Samuel: Sim, é claro que eu quero. Por que?
Com: Você falou do dia Samuel e que queria ganhar muitos presente não foi?
Talita: Foi sim, por que eu ouvi ele falando.
Com: Então, acumular riquezas e ficar só pensando no que vai ganhar amanhã, não contribui para você alcançar o céu? Vocês sabiam que o dia das crianças no Brasil foi criado para que os comerciantes de brinquedos pudessem vender mais e ter mais lucro?
Samuel: Não.
Com: Pois é, criou-se um dia para que os pais se sentissem chamados a presentear. Em outros países esse dia é comemorado no dia 20/11 quando a Declaração dos Direitos das Crianças foi reconhecida. Esses direitos defendem nossas crianças dizendo que elas tem direito a escola, a moradia digna (pode-se mostrar lâminas com imagens de casas, escolas crianças), a um nome.
Talita: alimentação e assistência médica.
Com: Hoje queria convidar a todos a pedir perdão pelas vezes que não proporcionamos isso as crianças, pelas vezes que negamos alimento, moradia e assistência médica a um desses filhinhos abençoados de Deus. Pelas vezes que pensamos somente em presentes e nos esquecemos do maior mandamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Abaixemos nossas cabeças e nos reconheçamos como pecadores.
(cantar um canto apropriado)

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora vamos escutar a Palavra de Deus. O Senhor nos convida a refletir sobre os dons de inteligência e sabedoria.Ouçamos com atenção.

EVANGELHO
Com: Vamos ficar em pé e com alegria aclamarmos a Palavra de Deus cantando.

HOMILIA
SUGESTÃO 01:
A DESCOBERTA DA JOANINHA

Narrador:
Dona Joaninha vai a uma festa na casa da lagartixa.Vai ser uma delícia! Todos os bichinhos foram convidados... E ela quer ir muito bonita, porque, assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela! E ela poderá se divertir a valer!...
Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura, muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar. No caminho, encontrou Dona Formiga, na porta do formigueiro, e disse:

Dona Joaninha: - Bom dia, Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa?
Dona Formiga: - Não posso, minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar...
Dona Joaninha: - Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer?
Dona Formiga: - Mas que legal, Dona Joaninha! Você faria isso por mim?
Dona Joaninha: - Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você.
Narrador: E lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça.
Dali a pouco, encontraram Dona Aranha, na sua teia, fazendo renda. Ao ver as duas, a aranha falou:
Dona Aranha: - Oi! Onde vão vocês duas tão bonitas?
Dona Formiga: À festa da lagartixa! Você não vai?
Dona Aranha: Sinto muito! Não posso... tive muitas despesas este mês e sem dinheiro não pude me preparar para a festa!
Dona Joaninha: Não seja por isso. Estou muito enfeitada! Posso bem emprestar as minhas pulseiras... Vão ficar lindíssimas em você!
Dona Aranha: Que maravilha! Sempre tive vontade de usar pulseiras nos meus braços! Dona Joaninha, você é legal demais! Sabia?
Narrador:E Dona Aranha, muito feliz, acompanhou as amigas. Logo adiante encontraram a taturana. Como sempre, morrendo de calor!
Dona Formiga: Oi, Dona Taturana! Como vai?
Dona Taturana: Mal! Muito mal com esse calor!... Sabe que nem tenho coragem de ir à festa da lagartixa?
Dona Joaninha: Ora! Mas para isso dá-se um jeito! Poderei emprestar o meu leque.
Narrador: E lá se foi também a taturana, felicíssima, abanando-se com o leque e encantada com a gentileza da amiga.
Narrador:Mas, logo depois, deram de cara com a minhoca, que tinha posto a cabeça para fora da terra para tomar um pouco de ar.
Dona Formiga: Dona Minhoca, não vai à festa?
Dona Minhoca:- Não dá, sabe? Eu trabalho demais! Quase não tenho tempo para comprar as coisas de que preciso... E, agora, estou sem ter uma roupa boa para vestir! Sinto bastante! Porque sei que a festa vai ser muito legal! Mas, que se vai fazer...
Dona Joaninha: Ora, Dona Minhoca, dá-se um jeito... Posso emprestar a minha faixa e com ela você ficará muito elegante!
Narrador:
A minhoca ficou contentíssima! E seguiu com as amigas para a festa. Dona Joaninha estava tão feliz com a alegria das outras que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita.
Mas a alegria do seu coração aparecia nos olhos, no sorriso, e em tudo o que ela dizia! E isso a fez tão linda, mas tão linda que ninguém, na festa, dançou e se divertiu mais do que ela! Foi então que a Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita e se divertir não é preciso se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre, que essa alegria de dentro deixa a gente bonita por fora! E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!
Viu só gente! Foi só a joaninha repartir o que ela tinha com os outros que ela ficou muito feliz. Amar é isso: é fazer os outros felizes. No evangelho de hoje Jesus tenta ensinar aos discípulos. Para alcançarmos a vida eterna temos que praticar os mandamentos de Deus e sermos desprendidos das coisas materiais.

SUGESTÃO 02:
Conte a história de Nossa Senhora Aparecida ressaltando alguns de seus milagres. Pode-se montar uma mesa com acessórios que darão ênfase a pregação, por exemplo rede de pesca, um baú, uma imagem de N. Sra. Aparecida... A medida que você for pregando vá mostrando os objetos
.

Há muitos anos atrás, numa cidadezinha chamada Guaratinguetá, moravam três pescadores: Domingos, João e Felipe. Um dia saíram em seus barcos para pescar, e lá ficaram muito tempo sem pescar nada. Já tristes e cansados jogaram a rede no rio e quando puxaram, tinha o corpo de uma imagem presa na rede. Jogaram a rede mais uma vez e para surpresa deles, acharam a cabeça da imagem, depois disso começaram a pescar tantos peixes que ficaram com medo de afundarem. Os três ficaram muito felizes e agradecidos pela pescaria.
Vocês devem estar se perguntando: se a imagem estava quebrada, porque não a jogaram de volta no rio? É porque viram naquela pescaria um grande sinal de Deus e deram a imagem o nome de Nossa Senhora Aparecida, porque ela apareceu no rio.
Felipe, por ser o mais velho, levou-a para sua casa. Anos mais tarde deu-a a seu filho Atanásio que a colocou num altar bem bonito para que todos os sábados ele e seus amigos rezassem e cantassem pra ela. Certo dia, estavam rezando em frente ao altar, quando de repente as velas se apagaram. Uma senhora resolveu reacende-las, mas antes mesmo que ela chegasse perto as velas acenderam sozinhas. Era mais um sinal da proteção de Nossa Senhora.
Um dos milagres mais famosos de Nossa Senhora aconteceu quando um escravo fugitivo havia sido preso de novo, e antes de chegar na fazenda pediu para entrar na capela e rezar, e estando diante da imagem, as correntes se soltaram de seu pescoço e de seus pulsos. Surpreso com o que aconteceu, o fazendeiro colocou no altar o preço do escravo e o levou para casa como um homem livre. E depois desse muitos outros milagres aconteceram, até hoje muitas pessoas fazem pedidos a Nossa Senhora Aparecida e são testemunhas que foram atendidos. Hoje ela fica numa grande Basílica onde pessoas de todo Brasil podem visitá-la, prestar-lhe homenagens e fazer seus pedidos. E vocês crianças o que gostariam de pedir para Nossa Senhora?

OFERTÓRIO:
COM: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que você quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos entregar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
COM: Que bom, já podemos participar da mesa do Senhor. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos convidar Jesus pra morar em nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus e agradeça por tudo que Ele fez e faz em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO