sábado, 17 de outubro de 2009

missa 30° Domingo do Tempo Comum


ACOLHIDA
(todos começam cantando: a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus...)
Com: Bom dia!
Samuel ou Talita: Bem vindos a essa grande festa de amor.
Com: Festa de amor e alegria pois o Senhor nos chama. Ele quer nos curar, nos abraçar e nos trazer a paz.
Samuel ou Talita:
Ainda bem que Jesus quer nos dar tudo isso porque eu trouxe uma listinha de pedidos hoje.
Com:.Deixa eu ver. (pegar uma lista de pedidos com o fantoche e soltar para a comunidade ver).Nossa quanta coisa.
Samuel ou Talita: Você não falou que na missa a gente encontra com Jesus? Então, resolvi trazer pra ele todos meus pedidos.
Com:.Ainda bem que Jesus está sempre pronto para os escutar. Por falar nisso vamos começar logo.
Samuel ou Talita:.Já está na hora e eu já to doidinha pra ouvir o que Jesus tem pra nos falar.
Com: fiquemos de pé e com alegria cantemos acolhendo a procissão de entrada.....

ATO PENITENCIAL

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Hoje somos convidados a louvar e bendizer o Senhor por suas maravilhas em nossa vida. Pensa ai amiguinho o que Deus tem feito de bom pra você? Temos muito motivos para agradecer não temos? E Deus é muito bom para conosco por isso pegue ai seu “cotonete” e limpe seus ouvidos para que escutemos com alegria o que o Senhor vai nos dizer.

EVANGELHO
Com: Mais que demais está nossa missa. Vamos ficar de pé e aclamar com alegria a Palavra de Deus.

HOMILIA
Sugestão 01: fazer uma encenação com a leitura do evangelho. Prepare as crianças com antecedência uma vestida de Jesus, outra de Bartimeu, um narrador e outras para serem as pessoas que andavam atrás de Jesus.

Sugestão 02: pregação para explicar o evangelho (preparar um óculos, um manto e uma bengala – colocá-los e usá-los durante a pregação. Pode-se também levar desenhos que ilustrem a história e ir mostrando)

Narrador: vamos entender um pouquinho desse evangelho? Bartimeu era um homem cego e mendigo. Vivia nas ruas a pedir esmolas, não tinha nada além de um manto, uma bengala para orientar no caminho. Ele ouvia muitas histórias sobre Jesus. Ouvia que era um homem bom, que curava que fazia milagres. Mas isso parecia tão distante e esse homem continuava ali com sua capa e sua bengala, afinal era tudo que ele possuía e onde ele punha sua confiança.
Certo dia ouviu que Jesus passava por ali e então se pôs a gritar: Jesus filho de Davi tem piedade de mim. Ele clamava pela misericórdia de Deus. Muitos o repreendiam, pois os mendigos eram excluídos, considerados sujos e miseráveis. Mas Jesus era rico de misericórdia e amor. Ouvindo então seu chamado disse: chamai-o. Quando os homens disseram a Bartimeu Jesus te chama, coragem, ele lançou fora tudo que tinha e foi acreditando que Jesus ia curá-lo. Ao abandonar o manto e a bengala ele pos toda a confiança em Jesus e somente por isso foi curado.
Quando confiamos em Jesus ele muda nossa história. Às vezes nós trazemos muitos pedidos como Samuel lá no começo da missa. Mas é assim: Jesus eu te apresento minha família. Quando saímos da missa questionamos: será que ele me ouviu? Será que minha casa vai ficar diferente? Quando fazemos isso não estamos confiando totalmente em Jesus. Precisamos ser como Bartimeu e abandonar tudo que temos nas mãos de Jesus.


OFERTÓRIO:
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mão no seu coração e pense o que você tem aí dentro que e quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos entregar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO: gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista


COMUNHÃO:
Com: Que bom, já chegamos nesse momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na Eucaristia. Vamos esticar nosso braço assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos trazer Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhos e converse com Jesus agradecendo a Ele por esse momento e por todas as coisas que ele tem feito por você e sua família.

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO