domingo, 14 de novembro de 2010

MISSA DE CRISTO REI

ACOLHIDA
Com: (entra cantando, super feliz e animado) A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus. O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor, é o amor que só tem quem já conhece a Jesus. Bom dia! (olha e ve o Samuel tristonho) Eu disse bom dia Samuel.
Samuel: (triste, quieto) Bom dia, nem sei por que.
Com: Credo amiguinho, que isso? O que está acontecendo que te deixou tão tristonho?
Samuel: é por que hoje acaba o ano litúrgico e ai não vai ter missa. Como vou fazer longe de Jesus até o ano começar? (chora)
Com: Ei amiguinho, presta atenção e não fica triste não. Este é o último domingo do tempo comum. Mas nossa Igreja inicia o tempo do advento a partir da semana que vem. É um tempo de espera e preparação do nosso coração para receber Jesus.
Samuel: Ué não entendi muito bem.
Com: Temos o calendário escolar não temos. Ele mostra quando o ano começa na escola. Por exemplo o ano inicia em 1 de janeiro, mas o ano escolar inicia em fevereiro. A igreja divide o ano em tempo comum, tempo pascal, advento e natal. Pois é hoje encerramos o tempo comum.
Samuel: mas Deus é demais mesmo. ai eu sabia, eu tinha certeza que Jesus não ia tirar férias de mim.
Com: ai amiguinho, você é engraçado. Deus não tira férias de nós. Aliás prepara o melhor pra cada um de nós. E por falar em melhor, vamos acolher o padre....com alegria cantando.

ATO PENITENCIAL
(prepare uma garrafinha descartável. Coloque nela mais ou menos 2 dedos vinagre e anilina vermelha- 5 gotas. Cole do lado de fora uma imagem de criança. Prepare um balão com bicarbonato e coloque na boca da garrafa com cuidado para o pozinho não cair no vinagre.)

Olha crianças aqui está representado cada um de nós. Somos bonitos afinal somos a imagem e semelhança de Deus. Mas as vezes permitimos que os pecados como a cobiça, a inveja, a mentira, a raiva entrem em nossas vidas e ficamos assim como esse menino bola murcha. Uma criança, um papai ou uma mamãe bola murcha é aquele que vive no pecado. Assim vai ficando longe de Deus. Mas quando pedimos perdão e arrependemos de todo coração nossa vida muda. Quando pedimos perdão (a medida que for falando de Jesus mexa o balão o pó cairá e encherá o balão. Para que ninguém perceba você mexendo no balão mexa seu corpo e atraia a atenção de todos para você e não para sua mão) Jesus vem em nosso auxílio, lava nosso coração, limpa do pecado e nos faz novos. Olha só quando a gente chama por Jesus nos tornamos bola cheia. O que vocês querem? Ser bola murcha ou bola cheia? A então vamos pedir perdão a Deus? (pode-se conduzir uma oração ou entrar com um canto apropriado).

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Hoje vamos ouvir a leitura do livro de Samuel.Vamos escutar sobre a unção de Davi como rei de Israel.
Samuel: eu adoro histórias de rei. Com unção então deve ser melhor ainda.Ainda mais sabendo que é a história do meu livro. Livro de Samuel.
Com: Não foi vocÊ que escreveu este livro Samuel. Mas foi outro Samuel que também era discipulo de Jesus como você. Vamos todos como Samuel escutar com atenção.

EVANGELHO
Samuel: ai, ai Jesus vai me falar.
Com: Jesus vai falar a todos nós. Fiquemos de pé e cantemos com alegria saudando o santo evangelho.

HOMILIA
(preparar a história comparativa de dois reis. se possível prepare imagens para ilustrar a história a medida que a contar. Se quiser pode fazer dramatizando: um rei com coroa e luxuoso e o outro vestido como Jesus. Pode levar uma coroa e fazer em forma de eleição. Dizer que irá apresentar dois reis e as crianaças devem prestar atenção e eleger um para receber a coroa.)

Era uma vez dois reis que viviam em lugares diferentes. O primeiro rei vivia num castelo enorme com enfeites de ouro e criados para todos os lados. Ele era muito rico, vestia-se bem. Andava em carros luxuosos e todos faziam tudo que ele queria. Era arrogante e ensinava tudo sobre seu orgulho, sua vaidade e quanto adorava o dinheiro e a luxuria.Cobrava impostos e explorava os mais humildes.O segundo nem parecia rei. Andava de sandália no meio do povo, se vestia de forma simples e vivia no meio dos pobres. Não tinha coroa e tudo que possuia era dividido com os outros.Não cumulava bens e ensinava em todos os momentos as pessoas a viverem no amor. Ensinava o perdão e a unidade. Sabem qual era seu automóvel? Um jumentinho que nem era seu.
O primeiro rei morreu e ninguem se lembra mais dele. O segundo venceu a morte e vive até hoje no meio de nós. Este rei por amor a nós deu-nos sua vida para nos salvar. Ele quer ser rei de nossa casa, da nossa família,das nossas crianças... Vocês querem deixar este rei reinar em sua vida.

(essa é uma simples sugestão você pode melhorá-la e escolher a melhor forma de apresentá-la).

4 comentários:

  1. É com imenso carinho que agradeço á você pela grande ajuda que nos dá,DEUS abençõe de coração,pois esse site é mesmo maravilhoso,trabalhamos com o catebrincando e nos ajuda muito!Muito obrigada!Verginia-

    ResponderExcluir
  2. DEUS É BOM E FIEL...DEUS É BOM E FIEL...É tudo que enche meu coraçao agora enquanto vejo esse montao de lindos exemplos de amor...DEUS-OS ENCHA CADA DIA MAIS COM SEU ESPIRITO SANTO!

    ResponderExcluir
  3. Dani...voce e demaisssss.Deus te abencoe e te ilumine.Que nossa senhora a cubra com seu manto sagrado.Rosania.IAPU mg.

    ResponderExcluir
  4. Olá! A paz de Jesus! Daniela, sou de Goianésia, trabalho com a Missa para crianças e gosto muito de suas sugestões. Gostaria de saber se vocês confeccionam fantoches para vender; conversei com alguém do Ministério de vocês num curso em Brasília, mas perdi o contato; por favor se vocês tiverem fantoches à venda, entre em contato comigo pelo meu email: tiacirlene19@hotmail.com
    Desde já agradeço! Que o Papai do Céu abençoe vocês sempre!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO