sábado, 31 de agosto de 2013

Seminário de Vida no Espírito - Tema 4: Jesus Salvador

TEMA 4: JESUS SALVADOR
Reflexão para os Evangelizadores
Como é bom saber que Deus criou tudo a nossa volta, e mesmo com todos os nossos erros Ele nos enviou Jesus. E Jesus com seu grande amor e misericórdia cuida de nós, e nos conduz ao céu.
Mas para podermos chegar a este céu temos que ser melhores a cada dia e nos afastando de tudo que é ruim (mentira, desrespeito, maldade, violência) e transformar tudo na nossa vida para que seja bom (no lugar da mentira a verdade, do desrespeito o respeito, da maldade a bondade e no lugar da violência o cuidado com os outros).
E podemos pedir a Deus com seu amor infinito, para nos direcionar e dar as palavras certas e as ações corretas para toda e qualquer situação.
Jesus quer nos conduzir ao céu, mas temos que querer este céu, e unidos a Jesus chegar ao pai. É importante dizermos que para ser salvo, precisamos inicialmente acolher aquele nos salva, Jesus, por isso te convido a refletir conosco a palavra que está em Jo 14, 1-4 (Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.)
Com esta palavra vamos compreender que se cremos em Deus, cremos também em seu filho, aquele que é capaz de nos levar para junto de Deus. Queira estar junto ao Pai, pois Jesus reserva um lindo céu para você!

ACOLHIDA
Acolha as crianças com um grande abraço e diga “que bom que você veio”. E inicie cantando o sinal da cruz com alegria e cante também músicas como “amigo ôôô que bom que você veio...”, “o coração da menina e do menino que tem Jesus é diferente....”




SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO
Olá crianças! Lembram-se da semana passada quando falamos sobre o pecado? Falamos que ele se parece com um pirata, fica querendo tirar de nós nosso maior tesouro: o amor de Deus! As mentiras, as maldades, a desobediência a falta de amor, nos afasta de Deus e nos faz pecar, mas Deus como nos ama muito pensou direitinho em como fazer para nos ajudar a ficar cada vez mais em seu amor e é isso que vamos ver hoje, vamos descobrir uma caminho que nos leva a Deus e que todos podem percorrê-lo, basta querer! Você quer vir comigo?
(Faça uma casa amarela bem grande, pode ser em uma caixa de sapato, use a cor amarela – dentro dela coloque pequenas casas vermelhas, estas devem ficar escondidas dentro da casa amarela, faça também uma escada vermelha e também algumas plaquinhas que formarão degraus de ajuda para nossa salvação)
Em cada degrau escreva: Crer em Jesus, Confessar que crê, Falar a verdade, Oração e Acolher Jesus
·         Crer em Jesus – Atos 16,31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Precisamos acreditar em Jesus e termos a certeza de Ele é filho de Deus, que por Ele podemos chegar a morar na casa de Deus. Acreditar que se imitarmos suas ações estaremos fazendo a vontade de Deus. Você acredita que Jesus foi enviado para nos ajudar a fazermos as vontades de Deus? Ele nos ensina com suas histórias muitas dicas de como segui-lo, e você quer seguir Jesus? Então você quer ser salvo e morar nesta casinha bonita que é a casa de Deus. Vamos falar bem alto pra Jesus ouça que nós acreditamos Nele? Repitam comigo: Jesus, eu acredito que é meu amigo!
·         Confessar que crê – Rm 10,9 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Não basta acreditarmos que Jesus quer nos salvar e nos tirar de todo pecado, é preciso falar isso a todos. Não podemos guardar segredo sobre quem é Jesus e o que Ele é capaz de fazer por cada um de nós. Precisamos apresentar este Jesus aos nossos coleguinhas, convidar nossos amigos pra vir para o grupinho é uma boa ação, mas também falarmos àqueles que não virão faz parte de nossa missão. Fale a todos que você acredita que Ele morreu mas que em seguida ele ressuscitou para nossa salvação. Jesus não quer que vivamos uma vida de pecado e sim uma vida de AMOR e SALVAÇÃO. Vamos subir mais um degrau? Para isso vamos ter que falar pro coleguinha do lado: eu acredito que Jesus morreu e ressuscitou para me salvar!

·         Falar a verdade (1 Tm 2,4 - quem obedece a moção do Espírito da verdade já esta no caminho da salvação) falar a verdade é mesmo algo que Jesus espera de nós, precisamos estar atentos ao que falamos aos nossos pais, aos nossos professores, tem criança que acostuma a contar pequenas mentiras e ao crescer suas mentiras também crescem. Precisamos acostumar a falar sempre a verdade, ela é mesmo um degrau que nos levará a morarmos na casa de nosso pai, sem ela não chegaremos lá, quer subir um degrau? Então põe sua mão no coração e repita comigo: Jesus, me ajuda a falar sempre a verdade!
·         Oração (Cat §2744 Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena). Pela oração nos aproximamos de Deus e Ele nos promete na palavra que “Tudo que pedirdes a meu Pai em meu nome Ele vos dará.” João 15, 7 – portanto é pela oração que permanecemos em Deus e Ele em nós e assim conseguimos falar com Ele e sermos atendidos conforme Sua vontade. Fale com Jesus, invoque seu nome “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Rm 10, 13 – peça  a Ele que leve suas orações a Deus, Ele é o caminho que nos levará ao Pai, nunca se esqueça disto! Então vamos subir mais um degrau? Vamos fazer uma oração pedindo a Jesus que nos aproxime de Deus? Então fale com Jesus, fale seu nome: JESUS fica comigo! JESUS, fica na minha casa, fica na minha família... onde mais?
·         Acolher Jesus – Eu poderia colocar muito mais degraus aqui para chegarmos a casa do pai, mas com certeza estas já nos ajudarão a chegar aqui nesta casa que é mesmo o lugar onde eu quero morar. Agora este último degrau é muito importante, pois nele vamos expressar nossa alegria em acreditar em Jesus. É preciso estar de coração aberto. Acolher Jesus é se alegrar com sua presença. Vamos então muito alegres colocar este degrau? Falem assim comigo: Jesus me ajude a ser cada dia melhor e a querer somente o que é bom, a te conhecer cada dia mais, pois quero estar junto contigo na casa de Deus!
Agora sim, crianças, vejam esta casa! Ela é grande, bonita, tem uma escada super especial que nos leva até a entrada dela. Ao chegarmos na porta de entrada, com o coração alegre, Deus abrirá suas portas e sabe o que vamos encontrar lá dentro? Várias outras moradas! É porque nesta casa podem morar todos aqueles que desejarem estar perto de Deus. Você e todos aqueles que subirem degrau por degrau, vai ter na casa de Deus um lugar garantido. Jesus é a escada que nos leva pra esta casinha. Ele quer que todos morem aqui e Deus prepara este lugar com muito amor!
Jesus quer preparar uma morada para você na casa de Deus e não é qualquer morada (mostre a casa com as casinhas), você quer morar com Deus que é puro amor e com Jesus que nos salva nos livrando de todo pecado? Então comecemos hoje a subir os nossos degraus!
Finalize cantando “Jesus eu quero entregar, a ti meu coração, te dar a minha vida, assim como fizeram lá em Belém, eu quero te adorar também, assim como fizeram lá em Belém, eu quero te adorar também!”
Abaixo está o modelo do material que eu preparei para a pregação, fiz em EVA, mas você pode imprimir as figuras e colorir bem bonito para falar com as crianças. Caso tenha outras idéias, não se esqueça de nos enviar fotos para dividirmos com outros amigos evangelizadores. (rcccriancauberlandia@gmail.com)




SUGESTÃO PARA O LOUVOR  
Agora entregue um papel para cada um e peça a eles para escrever ou desenhar as pessoas da sua família ou amigos que precisam estar na casa de Deus junto a Jesus. Conduza uma oração pedindo a Jesus que cuide de cada pessoa e peça que coloquem dentro do coração de Jesus (usar uma imagem de Jesus com um coração que dê para colocar os papéis dentro, estas orações devem ser entregues no final do grupinho para a equipe de intercessão). Convide-os a louvar por tudo que Jesus é (amor, misericórdia, salvação, corajoso, forte, poderoso...), se quiser pode passar Jesus de mão em mão e cada criança coloca dentro de seu coração seus pedidos.


SUGESTÃO PARA ATIVIDADE

Em uma folha em branco recorte e cole as figuras abaixo montando a casa será nossa morada. Monte a escada e nas casinhas pequenas dentro da casa de Deus escreva no telhado quem você quer levar para morar na casa de Deus. 




2 comentários:

DEIXE AQUI SEU RECADINHO