domingo, 8 de setembro de 2013

Tema 5: Fé e Conversão

TEMA 5: FÉ E CONVERSÃO
Reflexão para os coordenadores: O tema desse encontro é trabalhar a profissão de fé que nós católicos fazemos. Minha sugestão de preparação é ler o Credo (símbolo niceno-constantinopolitano) e buscar conhecer todo o seu significado. O catecismo da Igreja Católica traz em sua primeira parte toda a reflexão da Igreja sobre o Credo. Nós católicos precisamos buscar conhecer mais a nossa doutrina para assim amarmos mais a nossa Igreja. 
Oração Inicial: Acolher as crianças com alegria e amor. Dizer boa noite, que bom que você veio... iniciar o grupo com a música Sinal da cruz (Filhos de Davi – Projeto Samuel) e em seguida trabalhar as músicas Eu creio num Deus que é Pai (Cantinho da Criança – CD-Um lugar bem legal) e Eu tenho fé proposta por Tatiane Jardim (Pescadores Kids).

Eu tenho fé (Letra e música: Tatiane Jardim – Pescadores Kids)
                F                 Bb
Eu tenho fé, eu tenho fé
                    C                                         F
Eu creio em Deus e acredito no seu poder!
                          F                            Bb
Quem aqui tem fé, quem aqui tem fé
                        C                                       F
Quem crê em Deus e acredita no seu poder!

                         F                         C7
Abraão acreditou, Maria acreditou, José acreditou
                             F
Acreditou, acreditou
                                  F                               C7
Os leprosos tiveram fé, a Samaritana teve fé
                                                                        F
O paralítico teve fé, eu também tenho, tenho fé!
                Bb                           F
Esta é a vitória, que vence o mundo
              Bb              C                F
A nossa fé, a nossa fé, a nossa fé!
LOUVOR: O louvor dessa semana será feito após a pregação. Quanto mais as crianças souberem de Deus e de Jesus mais fácil será louvar.
PREGAÇÃO: (A pregação abaixo está embasada na oração do Credo – símbolo niceno constantinopolitano e no Catecismo da Igreja Católica. Para a pregação você precisará fazer um livro (ou lâminas) com 10 páginas, para ilustrar o que você está falando. 1ª. Pagina – imagem de Deus Pai. 2ª. Página – imagem das coisas e seres criados por Deus, menos o homem. 3ª. Página – imagem de Deus e as crianças, pode-se enfeitar com corações. 4ª. Página – imagem de Jesus. 5ª. Página – imagem da anunciação do anjo a Maria. 6ª. Página – imagem de Jesus na cruz, sendo coroado, açoitado... 7ª. Página – imagem de Jesus no céu ao lado do Pai. 8ª. Página- imagem do Espírito Santo. 9ª. Página – imagem de uma criança que mostre seu coração e colado nele o Espírito Santo. 10ª. Página – imagem de uma igreja. Você pode usar mais ou menos imagens, dependendo da realidade do seu grupinho.

            Boa noite crianças! Hoje eu vim falar para vocês sobre o que nós católicos acreditamos. Quem é católico aqui? Quem sabe rezar a oração do creio? E como é mesmo.....Creio em Deus Pai.....(Rezar a oração do creio com as crianças.) Vamos pensar um pouquinho no que acabamos de rezar. A nossa oração começa falando que acreditamos em Deus que é?......Pai! Deus é Pai porque criou a cada um de nós. Criou não só o homem, mas tudo o que vemos e também o que não vemos. O visível e o invisível. Criou todas as coisas e viu que era bom. Mas quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, Ele viu que era muito bom! Ele criou com amor e para o amor, porque Deus é amor! Cremos em Deus todo Poderoso. Todo poderoso porque Ele criou tudo, governa tudo e pode tudo. Poderoso porque para Deus nada é impossível! 
            Mas a oração segue e nós ainda dizemos: cremos em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor. Jesus é Filho de Deus! Ele foi gerado por obra do Espírito Santo em Maria. Jesus é um só com Deus. É consubstancial, é da mesma substância, é divino, é Deus! Cremos em Jesus que deu sua vida para nos garantir a salvação. Jesus aceitou ser condenado, ser açoitado por ordem de Pôncio Pilatos, ser entregue a cruz para vencer todo o pecado e ressuscitando nos garantir a vida eterna, a salvação. Nós somos de Deus e só descansaremos quando nosso coração voltar ao criador. Jesus morreu, ressuscitou e subiu aos céus. Nós acreditamos que Jesus que é o Senhor, aquele que tem que governar nossa vida, que está sentado a direita do Pai, e de novo vai voltar para julgar os vivos, os mortos e estender seu reino que não terá fim.
            Cremos no Espírito Santo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o sopro de Deus em nós. É a promessa de Jesus que se cumpriu. É o paráclito que vem para nos ajudar a chegar ao céu. O Espírito Santo habita no coração de cada batizado. Pelo batismo recebemos o Espírito de Deus e somos introduzidos na fé. Quanto mais deixarmos o Espírito de Deus agir em nós mais amorosos, alegres, pacientes, tranqüilos nós seremos.
            Cremos ainda na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Una porque é uma só. Onde quer que você vá, a Igreja é a mesma. Vai falar a mesma coisa e professar a mesma fé. Santa porque é de Deus, fundada por Jesus. Católica porque é universal, é para todos. Apostólica porque vem dos apóstolos. Começou em Jesus, seguiu com Pedro e assim com os demais Papas, Bispos, Padres e leigos que levam o anúncio de Cristo Salvador.   
Cremos na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna. Quer dizer: cremos no perdão dos nossos pecados, na misericórdia de Deus. Cremos que um dia também ressuscitaremos e viveremos por toda a eternidade ao lado do criador. Amém!
Eu creio em tudo isso, e vocês? Vamos dizer assim: Creio, creio, creio!
LOUVOR:  Para o louvor você precisará de figuras de Deus Pai, Jesus Filho e do Espírito Santo. A idéia é que em cada figura você crie uma sacolinha, ou um bolsinho que sirva para as crianças colocarem os motivos do louvor a cada um, os motivos deverão estar escritos em fichas e misturados em uma caixa.
            Inicie o louvor instigando as crianças a olharem as imagens coladas na parede. Mostre a caixa e conte que lá dentro tem fichas com motivos para louvar a Deus e  Jesus. Cada criança pega uma ficha e louva por aquilo que está escrito e coloca a ficha no bolso (ou sacola) debaixo da figura correta. Exemplo: a criança retira a ficha que está escrita “Pai amoroso” então ela deve fazer o seu louvor. Deus Pai eu quero te louvar porque és amoroso, ou, porque me ama; ou porque me criastes por amor. Cada criança faz o seu louvor. Não há regras, nem queremos engessar nossas crianças. O objetivo desse louvor é ir ensinando a criança no que cremos e nas diferenças funcionais de Jesus e Deus pai.
Motivos para as fichas:


·         Pai criador
·         Pai amoroso
·         Pai poderoso
·         Deus do impossível
·         Filho Salvador
·         Deu a vida por mim
Sugestões:












Imagens retirada do site:http://www.catequesenanet.com.br/2012/10/livrinho-oracao-do-credo-parte-2.html


2 comentários:

  1. QUE BÊNÇÃO,OBRIGADA VAMOS TRABALHAR NO NOSSO MINISTÉRIO ESTE TEMA DESTA FORMA.

    ResponderExcluir
  2. Idéias ótimas 👏👏👏 usaremos no nosso seminário de vida tbm

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO