segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seminário de Vida no Espírito Tema 8: Batismo no Espírito Santo

Tema 8: Batismo no Espírito Santo
Reflexão para os Evangelizadores
“Espírito Santo” é o nome daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho, assim diz o Catecismo da Igreja Católica.(§691) Ou seja, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima trindade, e por ser uma “pessoa” que compõe a santíssima trindade, temos que adorá-lo e glorifica-lo tanto quanto ao Pai e ao Filho. Esta é Aquela pessoa que Deus enviou a nós para que seja nosso “paráclito”, Aquele que nos consola e que também nos advoga junto ao pai, pois Ele nos conhece e sabe realmente quem somos e o que fazemos. Na presença do Espírito Santo permitimos que Ele conduza nossas vidas e orações e assim fazemos sempre a vontade do Pai. O termo “Espírito” que na tradução hebraica quer dizer “sopro” (CIC §691), vem “soprar” em nós o modo como devemos viver e este Espírito, este sopro, que algumas vezes é denominado como Espírito de Verdade (Jo 16, 13) nos mostra a verdade sobre Deus, sobre mim e sobre o mundo que vivo; este Espírito que nos ajuda a compreender e a viver a lei do amor tantas vezes esquecido por cada um de nós; Espírito capaz de nos ajudar a discernir sobre o que é bom ou ruim para que assim saibamos escolher como devemos proceder nas diversas situações que cotidianamente enfrentamos. O Espírito Santo é aquele que nos defende do mal e ainda nos livra das tentações que sofremos diariamente (tentação das brigas, da fofoca, da inveja...).
Enfim, sei que estamos muito bem acompanhados pela presença constante deste sopro divino que além de nos acompanhar ainda é capaz de advogar por nós junto ao Pai quando em oração sincera nos colocamos aos seus pés.
Neste encontro nossa finalidade será a de apresentar às crianças este Espírito capaz de mudar todo sentido de uma vida sem Deus para uma vida cheia de graça e sabedoria.
Aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito Santo de Deus, se tornam pessoas melhores e assim buscam viver uma vida santa. Deseje viver uma vida Santa, deseje que as crianças de seu grupinho, de seu convívio queiram ser santas! Lembre-se: o Espírito de Deus, o Espírito de Jesus o acompanha sempre!
ACOLHIDA
Vamos acolher as crianças hoje cantando esta música do Nelsinho Correa, Já Chegou:
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! (2x)
eu sinto em minhas mãos, eu sinto em meus pés,
eu sinto em minh'alma e em todo o meu ser (2x)
Aquele que caminhou sobre as águas (2x)
Está aqui, está ao meu lado (2x)
Como um raio, caindo sobre mim (2x)
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Me queima, me queima, me queima!
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! (2x)
eu sinto em minhas mãos, eu sinto em meus pés,
eu sinto em minh'alma e em todo o meu ser (2x)
Aquele que caminhou sobre as águas (2x)
Está aqui, está ao meu lado (2x)
Como um raio, caindo sobre ti(2x)
Te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!
te queima, te queima, te queima!

PREGAÇÃO
Vamos precisar para a pregação: Palito de churrasquinhoBola de isopor (branca sem nada) – espetá-la no palito;Cola colorida preta; brocal ou gliter dourado  (suficiente para cobrir a bolinha de isopor); Pincel;  Algodão ou paninho

Sente-se em círculo com as crianças no chão ou nas cadeiras de modo que todos te vejam ao falar.
Crianças, quero que vocês observem esta bolinha: ao nascermos somos como ela – simples, limpinha, perfeita. Depois de algum tempo, vamos crescendo e descobrindo o mundo, assistimos a programas de televisão e as informações que ouvimos e vemos vão fazendo parte de nós, ou as vezes escutamos músicas que tocam no rádio e quando vemos estamos repetindo tudo que eles falam e nem prestamos atenção as coisas ditas. Existem programas de Tv que consideram coisas erradas certas e nós acabamos ficando na dúvida se não conhecemos a verdade que Deus nos apresenta. Mentiras, pornografia, fofoca, inveja, briga é um pouco daquilo que a mídia nos oferece nestes meios de comunicação. E sabe como vamos ficando cada vez que repetimos as coisas erradas? (molhe o pincel na cola colorida preta e passe na bola branca) Assim, sujos. É isso mesmo. Deixamos de ser aquele ser limpinho, sem marcas para se tornar alguém com manchas. O pecado faz isso conosco. Quando acreditamos que as coisas erradas são certas, nos sujamos. As vezes até tentamos sair daquela situação (tentar limpar com o algodão ou paninho seco, vai borrar mais ainda) mas como usamos os meios errados, nos sujamos mais ainda. Isso acontece quando ao invés de buscarmos na nossa igreja a eucaristia, Jesus, Maria, vamos parar em outras igrejas ou seitas... E isso sim, nos suja mais ainda (pintar toda a bolinha com a cola preta). Mas Deus pensou em tudo e até para situações que acreditamos não ter mais solução, Ele ajuda, nos enviando o Espírito Santo! (colocar o pratinho com o Gliter ou brocal dourado) O Espírito Santo é capaz de iluminar nossa vida deixando-a com um brilho diferente, afinal quem se deixa mergulhar no Espírito recebe uma luz capaz de afastar toda escuridão que se aproxima. Este brilho, esta luz vem de Deus por isso modifica nossa condição. Esta luz (Jo 1,9) nos ilumina, este brilho nos guia para o caminho do bem e nos faz sentir filhos de Deus.
Você quer aprender a caminhar guiado por esta luz? Então vamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a mergulhar neste brilho! Vamos cantar aquela música do Nelsinho Correa, Já chegou.
Já Chegou! Já chegou! Espírito Santo já Chegou! .... Se achar melhor escolha uma outra música que você ache mais adequada a seu grupinho (idade e etc).
Quem aqui quer ficar brilhando? pois é para ficarmos brilhando existe dois segredos o primeiro é pedirmos a presença do Espírito Santo e depois é falar com Ele e deixa-lo agir... Fecha seus olhos esquece que tem gente do seu lado e começa a pedir a presença do Espírito Santo. Eu não posso pedir pra vcs, cada um tem que pedir pra si, mas ninguém pode sair daqui sem estar brilhando. Precisamos brilhar assim todos os dia em todos os lugares então pede, pede com força e vai consersando com ele.
Mantenha as crianças na roda e convide-as a fazerem som com a boca, escolham uma sílaba, cada crianças escolhe  uma: ba, ti, ra, la... Em seguida ensine-as que para falar a língua dos anjos  basta que elas façam sons e pensem naquilo que elas querem falar a Deus sem que outros entendam, seu coleguinha do lado não precisa saber oq eu quer falar a Deus neste momento, por isso faça sons e pense naquilo que deseja falar a Deus. Apenas ELE compreende a oração em línguas. Incentive-as a fazer os sons. Faça-as mergulhar nesta luz que é a ação do Espírito Santo. Lalalalala....Tititititi.... Papapapapapa... 


LOUVOR

Leve uma bola ou qualquer outro objeto – de preferencia branco – e passe de mão em mão para que cada criança possa louvar por algo que o Espírito Santo colocou em seu coração.  Conduza este momento no sentido que elas expressem o que sentiram com esta experiência de mergulhar na luz de Deus que é o Espírito Santo.

ATIVIDADE
Explicar às crianças que o Espírito Santo na bíblia aparece de diversas formas.  Faremos um relógio onde tem alguns dos símbolos e em uma outra oportunidade falaremos sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU RECADINHO