terça-feira, 12 de maio de 2009

DICAS PARA LITURGIA

O comentarista na celebração litúrgica infantil desempenha papel essencial, pois ele comunica a assembléia ao padre, e esses aos eventos que vão transcorrendo durante a celebração, por isso, ele deve estar sempre atento, pois, ele trabalha diretamente com as realidades que tocam os sentidos daqueles que participam da assembléia. O comentarista é o animador da Celebração. Por tanto ele deve saber tudo que ocorrerá durante a celebração, deve preparar com antecedência os comentários para que fale a seu público de maneira mais natural fugindo de apenas leituras.
Todas as pessoas que estão atuando na celebração devem estar atentas a pequenos detalhes que fazem a grande diferença:
O OLHAR – deve ter uma expressão sincera. Um olhar encorajador passa energia positiva aos participantes.
AUDIÇÃO – estar atento a escutar os sons da Igreja, a palavra proclamada e as necessidades da assembléia.
TATO – a intensidade, o respeito, o modo como tocamos as pessoas e as coisas revelam o amor que temos por elas e, indicam nosso grau de compreensão dos planos de Deus celebrados na liturgia.
Todos devem estar atentos a postura mediante o povo, respeitando os momentos de pôr-se em pé, sentado ou ajoelhado. È importante nos inclinar-mos frente ao altar, reverenciando-o e fazer genuflexão frente ao sacrário.
A música e a dança também compõe expressões litúrgicas porém, estas devem ser realmente litúrgicas.O músico deve rezar com seu instrumento, deve ajudar a assembléia a rezar por meio do canto, deve cantar com o coração porque pelo canto ele louva a Deus, deve querer ver o povo cantar e esforçar-se para isso, deve colocar seus talentos e dons musicais a serviço da comunidade. A missa não é lugar par shows ou demonstrações artísticas perfeitas e sim o momento em que a canção ajuda na interiorização facilitando a comunicação entre os homens e Deus. Quando a assembléia não conhece as músicas e não são motivados a aprender ela se dispersa, fica inquieta e se afasta do seu objetivo começando a preocupar com o horário.
As encenações e apresentações com fantoches também engrandecem as celebrações. Essas devem ser devidamente preparadas com antecedência, obedecendo as leituras e evangelho do dia estando combinadas com o sacerdote.
É importante nos prepararmos para as Celebrações Litúrgicas preparando as leituras, as encenações se tiverem e principalmente rezando e pedindo a intercessão de Nossa Senhora, por que assim vamos acabar com as improvisações nas falas, nos comentários, nas músicas e alcançaremos os objetivos de uma evangelização eficaz.

4 comentários:

  1. Olá! Daniela tudo bem! gosto muito do seu site mais tenho dificuldade em achar as missas dominicais, nem sei tambem se vc as coloca com antecedencia, pois estava precisando de um teatro sobre pentecostes e ainda nao consegui nada. sou catequista em minha comunidade e coordenadora Paroquial da Catequese e estou usando muito algumas ideias suas. Muito Obrigada! Ana Lucia.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem! amei o site, gostaria de saber como faço para encontrar as missas dominicais com antecedencia, suas sugestões são maravilhosas e precisamos enriquecer nossas celebrações para crianças. Sou da equipe de canto em minha comunidade e ajudo nas celebrações. Abraço! Rose. meu e-mail é rosi_donadeli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Amei este site e preciso de ajuda , comecei a dar catequese este ano e todo primeiro domingo do mes a minha etapa e responsavel para organizar a missa e gostaria que me ajudasse com o comentario e um teatro baseado nas leituras e no evangelho deste dia que é sobre ressurreição , a missa sera no doa 06/06/2010 obrigada me ajude

    ResponderExcluir
  4. Sou coordenadora da pastoral de catequese infantil. Estamos próximos a 1º eucaristia e minha paróquia sofreu muito em razão de calunia sobre o pároco, por isto, preciso preparar uma comunhão alegre, bonita que atraia pais para próxima turma. O que fazer de especial?

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO