quarta-feira, 15 de julho de 2009

MISSA 17º DOMINGO TEMPO COMUM

SUGESTÃO: Daniela Lopes

ACOLHIDA
Com: Bom dia! Hoje participaremos com alegria de mais uma santa missa.
Talita: (pode ser cantado) Iuhu! É tão bom a gente se encontrar aqui nesse lugar, onde dois ou mais estão unidos o Senhor está também.
Samuel: Ai é mesmo muito bom. Bom dia amiguinhos. (canta o restante da música). De repente brota lá do fundo algo que o mundo não tem.
Todos: A alegria de poder dizer que maravilha é ser um filho de Deus.
Com: É isso aí amiguinho, é uma maravilha ser filho de Deus. Nosso Deus é Pai, é amor.
Talita: É misericórdia, é compaixão.
Samuel: É um Deus que faz milagres!
Com: É verdade, ele faz muitos milagres em nossa vida, do mesmo modo que Ele fez muitos milagres há muito tempo atrás.
Talita: Hoje na missa eu quero que Ele faça o milagre de mudar minha família, restaurando minha casa.
Samuel:Eu quero o milagre da cura, é que meu papai tá doente.
Com: Eu também quero milagres em minha vida. Então vamos começar? Vamos ficar de pé e receber o padre.... os ministros, os coroinhas com alegria.

ATO PENITENCIAL
Com: Talita, Samuel, vocês disseram que queriam que na missa de hoje muitos milagres na vida de vocês.
Talita: Foi sim.
Samuel: Eu também pedi.
Com: Pois é, os milagres começam a partir de nós. Quando nós guardamos o pecado em nosso coração a gente impede a graça de Deus de nos alcancar. É como se a gente estivesse dentro de uma caixa, ou envolvido numa capa. O amor de Deus, as bençãos, as graças e os milagres não veem até nós. (pode-se entrar dentro de uma caixa preta, deixando apenas um furo para os olhos).
Talita: Credo tia... eu quero logo é me confessar e tirar meu coração de dentro dessa caixa.
Samuel: ai Senhor Jesus, me perdoa pelas mentiras, pelo mau humor, pelas briguinhas com minha mãe...
Com: Calma Samuel, vamos pedir todos juntos perdão a Deus? (conduzir uma oração de perdão ou entrar com uma música própria para o momento).

HOMILIA
Esse é um estilo teatral de contar histórias. Pode ser feito por outros participantes da equipe litúrgica ou pelos fantoches com uma pessoa de fora da casinha. Prepare uma mesa e deixe um jarro de barro com pó de ki suco de uva lá dentro e um pote transparente com água.

Renatinho: Oi gente, eu estava sentadinho alí prestando atenção na missa e ela está mais que demais. Exceto por uma coisinha.
Dani: Lá vem você outra vez. O que foi agora Renatinho?
Renatinho: Lá em casa no café da manhã eu como sozinho três paezinhos. Como é então que 5 pães e dois peixinhos sustentarm uma multidão?
Robertinha: Esse é o milagre da multiplicação dos pães Renatinho. Jesus cheio de fé e coragem, toma em suas mãos o pão, olha para o alto, reza ao papai do céu e o milagre acontece.
Dani: Esquenta não Robertinha, eu já sabia que o Renatinho não ia entender, então... vamos contar uma super historinha pra ele.
Renatinho: Mais que demais! Adoro histórinhas.
Dani: Com vocês da tele pictures filmes de Patrocínio a histórinha os milagres de Jesus.
Robertinha: Há muito tempo atrás Jesus estava com sua mãe Maria numa festa de casamento e acabou o vinho. Isso seria motivo de vergonha para os noivos.
Maria: Filho, eles não tem mais vinho.
Jesus: Mãe, mas ainda não chegou minha hora.
Dani: Eis que Maria pediu que os empregados fizessem tudo conforme Jesus mandasse. Eles trouxeram vasos com água. Jesus rezou com fé e mandou que servissem aos convidados. (ir despejando a água nos vasos de barro)
Robertinha: (despeja o vinho no copo) Eles ficaram admirados quando serviram os convidados, pois todos elogiavam que era o melhor vinho da festa. Esse foi o primeiro milagre de Jesus. Depois desse vieram muitos outros.
Renatinho: Nossa Ele multiplica pães, transforma água em vinho, Ele é mesmo poderoso. Como Jesus faz isso? Ele é mágico?
Dani: Ele não é mágico coisa nenhuma. Ele é um homem humilde e manso de coração. Ele tem fé, acredita no seu pai que é um Deus de amor.
Robertinha: Isso quer dizer Renatinho que nós também devemos seguir o exemplo de Jesus.
Renatinho: Devemos fazer milagres?
Dani: Não menino, deixa de bobagens... Quer dizer que temos que ter fé. Quando você quiser um milagre em sua vida peça a Deus em oração e acredite de coração.
Renatinho:É muitas coisas para mim são difíceis, mas hoje aprendi que para Jesus nada é impossível.

Um comentário:

  1. Amei a missa do 17o Domingo do tempo comum...
    Gostei mais ainda da homilia, ri demais das asneias do Tio Renatinho... esses papéis ele faz de e fica mesmo muito engraçado.
    Parabéns Tia Dani, você deixou que o Espírito Santo te desse muita inspiração.
    Beijão Amo vocês. Tia Robertinha

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO