sexta-feira, 14 de agosto de 2009

HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A história de São Francisco de Assis é uma história de humildade, caridade e amor ao próximo. Procure contá-la as crianças de forma simples e clara, com muita empolgação. Você pode utilizar fantoches para auxiliar.
Giovani de Pietri era um jovem miudinho e fraco, porém muito rico e que morava na França. Seu pai tinha tantas riquezas que poderia dar-lhe tudo o que ele quisesse, mas esse jovem não era feliz. Ele sentia uma enorme tristeza em seu coração vendo tanta gente passando fome em sua volta. Foi então que começou a dar aos outros um pouco do que tinha.
Seu pai ficou furioso! Achou que ele tava maluquinho, doido, completamente pirado! Ele não entendeu o quanto fazia bem a Giovani ajudar os outros. Aí, ele resolveu sair de casa para poder ficar perto de quem precisava dele. Foi então que Giovani rompendo com seu pai rasgou todas as suas vestes e partiu da casa de seu pai, sem dinheiro, sem roupas, sem nada. Ele decidiu pelo voto de pobreza e se ofereceu como servo do próximo.
As pessoas começaram a chamá-lo de Francisco que quer dizer pequeno francês e o sobrenome assis veio por causa da cidade onde morava. Então Giovani de Pietri passou a ser conhecido como São Francisco de Assis. A partir deste dia Francisco decidiu que viveria em função dos irmãos, deram a ele uma veste de saco e um cordão que seria preso na cintura. Neste cordão há três nós que simbolizam castidade, obediência e pobreza. Castidade significa não se casar nunca, vivendo em união somente com Deus; obediência para servir a Deus, fazendo todas as vontades Dele e pobreza significa só ter o que for necessário.
E assim São Francisco viveu com uma fé fervorosa, confiando sempre em Deus. Como prova do amor de Deus por Francisco chagas como as de Jesus apareceram em suas mãos e pés. Por fim São Francisco ainda ficou conhecido como o protetor dos animais ele conta que tudo começou assim: “eu estava fazendo uma palestra sobre o amor de Deus num lugar onde tinha um montão de pombinhas. Mas elas faziam tanto barulho que ninguém escutava o que eu falava. Aí eu me virei para elas e disse:
_Queridas pombinhas, eu sei que vocês já conhecem o amor maravilhoso de Deus por nós e fazem festa por isso, mas estas pessoas também gostariam de conhecer e sentir o amor de Deus. Eu poderia pedir que vocês se acalmassem só por um tempinho? Então, elas pararam de fazer barulho e as pessoas conseguiram ouvir sobre o amor de Deus”. São Francisco de Assis se dedicou a amar e acolher o próximo servindo a Deus e sendo obediente a ele. Nós hoje também somos convidados a seguir Jesus dentro de nossas casas, na escola e em todos os lugares onde estivermos. Aceitas o convite?

7 comentários:

  1. Daniela,adorei sua estorinha. Eu a li para conhecer a estoria mais facilmente principalmente no que se refere ao significado dos 3 nós. Tudo pq comprei um cordão de são francisco com um TAU para presentá-lo. Ele reinicia amanhã (21/9)sua expedição pelo rio SÃO FRANCISCO.CONVIDO-A E AOS DEUS AMIGOS PARA CONHECER O BRILHANTE PROJETO DESSE IDEALISTA JOÃO CARLOS FIGUEIREDO. OBRIGADO E ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vocês tem perguntas ,para perguntar após contar essa história.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Aqui em nossa diocese também trabalhamos com o Ministério para Crianças, ainda estamos engatinhando, mas procuramos permanecer firmes.
    A paz de Jesus e o amor de Maria estja sempre contigo.
    Valdirene.Goianésia-Go.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmanzinha!!!
    Amei o modo como conta aqui a história do nosso amigo Chico de Assis, é curto, simples é bonito como ele, e principalmente não esquece os detalhes especiais. Sou catequista tb, e esta a procura de algo assim.
    Deus te abençoe mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a historinha!! sou catequista do módulo I, contarei para meus catequisandos amanha!!
    obrigada! sucesso, Deus abençõe

    ResponderExcluir
  6. Amei a história. Vou contar para as crianças :) Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Francisco nasceu na cidade de Assis na Italia e não na França.... a família de sua mãe é que era da França...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO