sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GOC- TRABALHANDO A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


TEMA: Assunção de Nossa Senhora
RESPONSÁVEL: Renato Queiroz Saraiva
REFLEXÃO PARA OS CORDENADORES DO ENCONTRO: Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”
Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se Dormício (passagem para a outra vida), até que se chegou ao nome de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.
Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales são quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.
Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Receber as crianças cantando a música “Mãezinha do Céu”. Durante a oração inicial incentivar as crianças a orarem pedindo a interseção de Maria na família, nos estudos, nas amizades, etc. Pode-se fazer um altar e colocar uma imagem Maria. Aproveite para rezar o terço com as crianças oferecendo flores a Maria.

EFUSÃO: Sob a intercessão de Maria vá clamando o Espírito Santo de Deus, fonte de sabedoria. Peça que ele aja na vida das crianças com intenso amor ensinando a elas o caminho a seguir.


PREGAÇÃO: Após a ascensão de Jesus, Maria permaneceu muitos anos com os apóstolos e outras mulheres, auxiliando a Igreja nascente. Quando sua vida terrena chegou ao fim, ela "adormeceu" no Senhor e foi elevada ao céu em corpo e alma. É o que chamamos de Assunção de Maria.
A Assunção de Nossa Senhora foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o fato já era aceito pela Igreja desde o início. Esse é um dos 04 dogmas marianos. A Assunção reconhece o lugar privilegiado da Mãe de Deus, é uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.
Maria foi uma mulher comum como toda dona de casa e mãe, foi servidora, teve trabalhos, preocupações e problemas que soube enfrentar e vencer porque era uma mulher de fé, que meditava a Palavra de Deus e percebia o que Ele queria para sua vida. Ela foi a catequista de Jesus, foi ela quem o ensinou o Amor, a oração, a estar em sintonia e intimidade com Deus. Nós católicos gostamos de Maria como nossa Mãe, por que ela foi a primeira a acreditar em Jesus e a aceitar a vontade de Deus. Maria, para nós é exemplo de serviço a Deus, de doação, de evangelizar e ser evangelizada. Veja, ela não é maior que Jesus, mas está sempre ao seu lado, como uma mãe está ao lado do filho.
Com o seu “Faça-se em mim segundo a vossa vontade”, aceitou fazer parte da obra da Salvação, dando-nos o exemplo de que vale a pena confiar nas palavras do Senhor.
Hoje nós também devemos fazer como Maria e dizer sim a vontade do Pai, renunciando o pecado e amando e servindo o próximo. Vamos fazer uma oração: eu renuncio o pecado em minha vida, quero viver um PHN (por hoje não) em minha vida. Não quero mentir, ser brigão, respondão.... hoje quero ser seguidor de Jesus. Quero amar, sorrir, pensar e viver como Jesus viveu. Amém!

Um comentário:

  1. gostei muito de conhececer este site., tirei essa oração p/ mim e minha família... continue
    sempre semeando a PAZ e o AMOR de DEUS...
    QUE O AMOR SEMPRE REINE EM VOVÊS !

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO