quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MISSA DOMINICAL- 21º DOMINGO TEMPO COMUM


MISSA DEDICADA A VOCAÇÃO DOS LEIGOS


ACOLHIDA
Com: (entra cantando) eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Samuel: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Com: Bom dia!
Samuel: Bom dia!
Com: A missa de hoje nos faz um convite maravilhoso.
Samuel: e qual é tia Dani?
Com: ela nos convida a seguirmos Jesus.

Samuel: ai, ai to ficando com medo.... De repente me du uma dor de barriga. Acho que vou embora.
Com: que isso Samuel?
Samuel: é que você falou em seguir Jesus. Eu sei que eu quero ir pro céu, ai, mas não é hoje não.
Com: Calma Samuel, seguir Jesus não quer dizer que você tem que morrer i ir pro céu hoje, quer dizer que você tem que fazer aqui na terra as coisas que Ele ensinou. Amar os irmãozinhos e fazer o bem. Por isso Ele nos pergunta: (cantar) a quem você quer servir?
Samuel: Eu quero servir ao Senhor. Eu e minha casa serviremos ao Senhor. E esse povo?
Com: (estimular a assembléia a cantar) Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Agora em pé vamos acolher nosso presidente o padre....., os ministros...

ATO PENITENCIAL
Com: Samuel, você sabe que pra servirmos o Senhor temos de ter um coração reto?
Samuel: Mas o coração não tem curvas?
Com: Não é isso não Samuel. Um coração reto é um coração manso capaz de perdoar, de acolher os irmãos. Um coração que não guarda mágoa.
Samuel: ah, um coração que não peca.
Com: as vezes a gente erra Samuel. Num momento de raiva as vezes a gente mente, responde, ofende...
Samuel: E o que a gente faz?
Com: Se você se arrepender você pede perdão a Deus e Ele vai te ajudar.
Samuel: vamos fazer isso? É assim,...essa semana eu fiz umas coisinhas erradas. Você me ajuda?
Com: Vamos todos reconhecer nossos pecados? Coloca a mão em seu coração, abaixa sua cabeça e fecha seus olhos. Agora repitam comigo assim. Senhor Jesus, eu me reconheço como pecador, e me arrependo de todo coração. Peço perdão pelas vezes que eu menti, ofendi, respondi, desobedeci e fiz coisas que desagradaram o senhor. Senhor Jesus perdão e misericórdia. Cristo Jesus tende piedade de mim.

HOMILIA
  1. A homilia pode ser por conta do presidente
  2. O presidente pode conversar com o fantoche
  3. Pode-se contar uma história ou fazer um teatro
Teatro sugerido por Solange Nascimento e Gisella Parreira
Teatro – narrador –Madame – Político – Anjo –Bêbado – Maria
Narrador: Hoje nossa pecinha irá nos falar de um homem muito bom e muito justo que andou aqui pela terra e deixou de herança um bilhete premiado. É isso mesmo, um bilhete premiado e sabe qual era o prêmio? Uma entrada para o Céu... Isso mesmo, crianças, uma entrada para o Céu, pra morar com Deus.Vejam só como era o bilhete! (mostrar um bilhete grande escrito Céu)Por isso mesmo ele mandou um anjo trazer essa premiação aqui para a Terra. Só que para ganhar esse prêmio fabuloso, o maior prêmio do mundo, as pessoas teriam que passar por uma prova. Elas teriam que comer o pão que esse homem amassou... Ah, sim! Era esse o trato da premiação... Quem conseguisse engolir o pão, mesmo que duro... Esse mereceria o céu.E logo a fila foi se formando. Era tanta gente que queria a facilidade de ir para o céu que a fila até dobrava. E tinha uma confusão danada na fila. Era gente querendo trapacear o outro o tempo todo, querendo dele o bilhete furtar. Logo,o anjo saiu pra arrumar a fila e colocar ordem naquela bagunça.
(o anjo dá uns gritos, sacode as asas, dá chilique, escandaliza e tudo fica bem).Anjo – Agora sim. Que comece a andar a fila para comer do pão...
Narrador:Bom, crianças, como eu disse querer o céu todos queriam, mas será que queriam disputar a prova?
Madame – Então vamos começar logo esse prova porque eu quero acabar logo com isso, porque Deus está me esperando...O que é que eu tenho que fazer, hein, seu anjo?
Anjo – É simples, minha senhora.
Madame – Alto lá, seu anjo. Quem é senhora aqui? Eu só quase um botão ainda. Mal sai dos meus quinze anos. E o senhor me chamando de senhora? Que eu sei de senhora é só aquela maravilhosa que está no céu, ao qual eu irei encontrar.
Anjo – Então, sua moça, é só comer esse pão aqui?Madame – Pão? Mas pão mesmo? Não é nem um bolo, nem um merengue de morangos não?Sorvete de calda com rum?Anjo – Não. É pão mesmo.
Madame – Mas eu não tô acostumada a comer pão. Ainda mais depois que eu fiz botox e preenchimento na boca eu quase não como nada, pois passa muito pouco devido o bico que ficou.
Anjo – Por favor, sua moça, queira comer o pão, ou dá licença da fila.
Madame – Tudo bem, seu anjo pra que a pressa, eu vou comer. O senhor tem certeza de que é pão puro? Não tem por acaso um geléia Aldeia nova importada da Argentina, ou um requeijão Poços de Caldas para descer melhor?
Anjo – Vai comer ou não?
Madame - Vou, né. Mas que pão mais duro. Que dureza de pão... Não tem jeito da gente molhar num antepasto de berinjela? É muito chique.
Anjo – Vai comer ou não?(gritando)
Madame – É o jeito né. Ah, seu anjo, tá difícil demais. A minha boquinha é muito chique, operada na minha vaidade, vai dar não. Eu prefiro morrer com a boca de bico de botox e não ir pro céu do que ter que comer esse pão e a boca ficar assim.. Esse pão é duro demais.
Anjo – Então, minha filha, já vai tarde. Tá achando que entrar no céu é fácil é. Que isso; só quer moleza esse povo. O próximo...
Político – Agora é a minha vez, gente tá na hora de votar, mas antes de votar eu quero garantir o céu. O seu anjo, o quê que eu preciso fazer pra merecer ir pro céu, sô?
Anjo – Quase nada, seu doutor, pouca coisa. É só comer do pão que o grande homem aqui deixou.
Político – Mas isso é fácil demais, sô... e tu, sabes para o político aqui é tudo fácil uai. Pra quem tá acostumado a engolir sapos, lagartos, jacarés e ultimamente até crocodilos bigududo igual eu. Pode mandar esse pão que esse prêmio tá no papo... Manda ai...
Anjo – Que bom. Será então que o bilhete premiado do grande homem que trouxe até aqui o céu pra gente sair pro Senhor? Então toma o pão e come.
Político – Mas que pão mais bonito, mais que pão mais legal. Minha gente, meu povo. Esse aqui é o pão que eu garanto. Se votarem em mim eu darei, o bilhete de graça para vocês, eu dou o pão e vocês me dão o dinheiro, preciso comprar mais algumas fazendas antes, empregar mais uma dúzia e meia de parentes e depois ainda chamar minha gente de falsa e mentirosa, que não é o povão, mas o povinho, que querem pedir minha cabeça...
Anjo – “Pera ai”, seu político. Esse pão não é assim não. A gente tem que ser verdadeiro e comê-lo, só assim mereceremos o céu!
Político – Ah, comer esse pão!
Anjo – É.
Político – Então tá... Mas esse pão tá duro demais. Esse pão é difícil de descer. Esseororororororrororo (ele engasga, fica segurando o pescoço como se fosse morrer. E sai amparado por outras pessoas)...
Anjo – Viu só. Tem gente que acha que ir para o céu é moleza e que com duas palavras convence, mas vamos lá minha gente. Que atrás vem-gente...
Bêbado – Eu bebo sim. Estou vivendo. Tem gente que num bebe está morrendo eu bebo sim. E ai, seu anjo. Tudo em cima? E onde é mesmo esse em cima?
Anjo – O senhor tem certeza que está na fila certa?
Bêbado – Uai! Num é aqui a fila pra ir pro céu? Se os outros vão. Porque é que eu não posso? Só por causa da danada da pinga... Eu sou excluído.?Vou processar. Vou chamar o Dr delegado e vou mandar prender todo mundo aqui. Até ocê que tá me olhando assim de esgueiro... vou pedir dano moral, material, social, integral, jovial,intelectual, musical e o que mais tiver...
Anjo - Alto lá, seu moço. Aqui nessa fila ninguém é excluído, antes pelo contrário. São todos chamados a ir para o céu... Basta só experimentar desse pão. Comer o pão da vida pra merecer o céu.
Bêbado - Uai? Pão? Que pão? Não é um cachaça da boa não?Brincadeira hein, seu anjo... Tá de palhaçada pra cima de mim... Eu achando que o céu era um paraíso da cachaça e o senhor querendo que eu coma pão? Num vai falar que o senhor aderiu a lei seca e agora também num bebe umas biritas?
Anjo – Que blasfemia!Isso mesmo, pra merecer o céu terá que aprender a comer do pão do grande homem.
Bêbado. Eu como! Eu como só se for molhado na danada da pinga. Três litros de cachaça da boa e esse pão mergulhado. Ai eu como. Dá ou não dá?
Anjo – Vá chispando daqui, seu bêbado. Tá achando que o céu é coisa pra qualquer um, meu filho. Ir pro céu implica em renúncia, viu. Vai curar sua pinga depois você volta. O próximo.
Narrador:E assim, por várias vezes ninguém conseguiu comer do pão. Achavam aquele pão duro demais. Difícil demais de ser ingerido. Pobre anjo... Estava quase perdendo as esperanças, quando apareceu na fila à Dona Maria, mulher simples lá da vila, catequista, presidente da associação da melhor idade, mãe de muitos, matou a fome de tantos. Acostumada à vida dura... Anjo – Oi, Dona Maria. Que bom que a senhora veio.
Dona Maria – Oi,seu anjo. Eu sei que eu não sou digna de comer desse pão, mas se eu puder pedir em uma só palavra será que o senhor me concederia? Tenho fome, tenho desejo de ir para o céu, sei que sou a mais simples das pessoas, mas preciso experimentar o pão da vida eterna na minha vida.
Anjo – Claro, Dona Maria. Este pão é o pão da vida e ele veio para saciar a fome de todos, mas terá que ter a coragem de provar desse pão, pois quem come desse pão terá a vida eterna.
Maria – Ah, seu anjo. Tem segredo comer esse pão não. Para mim ele não é duro, não é dificil.Tô comendo dele desde que nasci... Dei desde pão aos meus filhos, que tem dado aos seus netos e eu tenho repartido esse pão também com aqueles que tem fome dele por toda a minha vida. Portanto, comer esse pão é tudo que eu faço.
Anjo – Pois, Maria, aqui está o pão da vida...
Maria – Que pão mais gostoso, que pão mais bão. Pode ser duro para uns, pode ser mole para outros, pode ser o pão do jeito que você quiser. Só esse pão mata a fome do homem.
Anjo – Muito bem, Maria. Você conseguiu com sua humildade e amor comer desse pão. Aqui está o seu bilhete de entrada no céu...
Maria – Seu anjo, que alegria! Jamais pensei em ganhar o céu um dia!
Anjo Ah, Maria. O céu é para aqueles que acreditam... Vamos então celebrar a festa da alegria.
Narrador:Viram só, crianças, as palavras de Jesus são duras quando não temos compromisso com ele, mas quando somos seus seguidores, estamos comendo deste pão desde o nosso

Um comentário:

  1. gabriella de oliveira2 de setembro de 2009 09:34

    oiiiiii tia dani!Adoei o novo visual do blog
    adoro vc
    bjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    Gabriella De Oliveira 7 ano 08

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU RECADINHO